quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Londres: pra fazer seu bolso chorar

Ei, ei, ei! Antes de tudo, algumas novidades:
  • A partir de agora, você encontra botões de compartilhamento sempre no final da postagem :) Assim, você pode recomendar o blog por Facebook, Twitter e outras mídias sociais.
  • Tá com preguiça de comentar?! Sem problema! É só clicar nas estrelinhas pra dar sua nota ;D
  • Na barra lateral, você encontra um gadget pra se inscrever no blog por Feed RSS. Assim, você recebe por email notificações sobre novas postagens!
***

O post de hoje é especial pra quem vai tentar ou já está na corrida pelo Ciência sem Fronteiras. O processo é chato, esperar é pior ainda, mas vale a pena! Quero agradecer muito por vocês estarem visitando o blog, comentando e fazendo suas perguntas pelo ask.fm. Fiquem a vontade pra mandarem suas dúvidas, porque eu sei que tem algumas coisas que ficam pouco esclarecida pelo edital.

E tem uma pergunta que não quer calar pra quem ta pensando em tentar pra Londres: quanto custa morar em uma das cidades mais movimentadas (e lindas!) do mundo? Bem, minha resposta inicial é que custa MUITO. Fiz uma tabelinha básica de preços de alguns dos produtos e serviços essenciais por aqui. Preparados?






Bom, já viram que morar aqui não é nada baratinho, né? Por isso mesmo o CNPq dá um acréscimo na bolsa de quem vem pra Londres. E podem acreditar, gente: sem esse adicional, simplesmente não daria pra sobreviver aqui! kkkkk...

É claro que os preços que eu coloquei são só uma média. Existem muitas variações - inclusive coisas mais baratas. Só quis dar uma ideia geral mesmo! Aqui está a lista de sites que eu usei pra consultar os preços:

Tesco (supermercado): http://www.tesco.com
TFL (transporte público de Londres): www.tfl.gov.uk
H&M (loja roupas/calçados/acessórios): http://www.hm.com/gb
National Rail (companhia de trem do Reino Unido): http://www.nationalrail.co.uk
EasyJet (companhia aérea): http://www.easyjet.com

Ah! Tem também um site muito interessante que faz uma comparação geral entre os custos de vida de uma cidade e outra! É o http://www.expatistan.com :)

Pra finalizar, to postando uma foto da vista do meu quarto, a pedido da Júlia Ferrúa, leitora do blog! Alguns quartos ficam virados pra rua, mas o meu é voltado pro centro do condomínio mesmo. Pra sorte dela (e minha!), hoje fez um solzão pra deixar mais bonito...



Um beijão e até amanhã ;)

51 comentários:

  1. Adorei o post :)
    Mesmo com esses ~precinhos~ dá pra sobrar dinheiro no fim do mês? Quanto +- ?
    beijo e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Olha, como eu só estou aqui há 15 dias, não dá pra saber quando vai realmente sobrar :/ Eu tenho anotado tudo pra ver quanto vai dar no final, mas ainda não faço ideia! :D
      Que bom que você gostou do blog!
      Beijo

      Excluir
  2. Tem que postar algo sobre o preço das baladas/pubs ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo! É porque eu realmente não sou de balada e pub, sabe? Daí não tenho muita noção... Eu sei que as festas que fazem na universidade são sempre em torno de 8 libras :)

      Excluir
    2. 8 libras mas é open bar? huahuauhahua

      Excluir
    3. hahaha.. nada! só pra entrar mesmo!

      Excluir
  3. Cara, acho que as coisas só ficam caras aih se converter pra real. Mas pra qm ganha em euro acho alguns preços mais em conta do que aqui.
    Linda a vista! Mto fofa a área do condomínio com esses bancos de praça! Brigada!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Júlia! Você está certa sim! Pra gente, que vai ganhar em libra (ou euro), acaba não ficando tão caro! Principalmente roupa... vale muito a pena! O que eu realmente acho absurdo é o preço das passagens :/
      Ah, de nada! Eu não sei porquê não tirei essa foto antes... geralmente a primeira coisa que eu faço é fotografar a vista de onde eu estou! Brigada por me lembrar :}
      Beijo!

      Excluir
    2. Bah! Sempre esqueço que na inglaterra eh libra! ahahhahhah ;p

      Excluir
  4. Oi Ana, sou fã de carteirinha do seu blog, todo dia aqui estou lendo, até duas vezes o mesmo post e encantado, até inscrevi o feed RSS no meu Reader. Parabéns pelo blog e post, dá pra ter realmente uma noção boa pra quem pretende ingressar e sobreviver no programa, como eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thiago!
      Poxa, que bom saber que você está sempre por aqui \o/ Obrigada mesmo!!!
      Boa sorte no processo! Vai dar tudo certo ;D

      Excluir
  5. Respostas
    1. Gostou??? Quase 7 reais por uma Coca-Cola? Tá doido... kkkkkk

      Excluir
  6. Que menina esperta anotando tudo, tenho certeza que no final do mês vai sobrar uns $$$$, a vista no pátio é muito fofo. A postagem foi ótima, vou enviar muitas estrelinhas**** Beijos lilica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lêlha! Nossa, tomara que sobre mesmo :D Quero viajaaaaarrr! kkkkkk...
      Obrigada pelas estrelinhas! Um beijão

      Excluir
  7. Obrigado pelo feed RSS, Ana! Já te adicionei aqui.
    E muito bom o post, não vou tentar pra nenhuma uni em Londres mas ainda assim é ótimo saber a média do custo de vida por aí!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Klicia! Nossa, eu é que agradeço pela dica ;)
      E que bom que o post ajudou pra ter uma ideia!
      Beijos!

      Excluir
  8. Aninhaaaaaaaaaa!

    Ainda n vi vc falando nda de exercício físico hein?! kd o insanity?? vou ficar no pé viu?!

    Saudade

    DIG DEEPER! X*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meniiiiina, você veio me caçar até aqui com esse insanity?!?!!? kkkkkkkkkkkkkkk
      Tá, eu sei que você mai me matar, mas acredita que eu não trouxe o DVD? Simplesmente esqueci :/
      Também to com saudade! Quando vc vem?

      Excluir
  9. Anaaaaaaaaaaaa, adoro seu blog sou sua fã! hi hi hi sério, tá lindo seu blog. Beijinhos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna \o/ Ai, brigadão mesmo!!! Volte sempre então ;)
      Beijos!

      Excluir
  10. Lindinha, o blog ficou melhor ainda com as estrelinhas, só assim qdo eu tiver correndo, só colocarei estrelinhas, kkkkkkkkkkk
    Vou passar teu blog p uma amiga. Ela tá ficando tua fã de tanto eu falar em vc e suas piruetas, kkkkkkkkkkkk.
    Deus te abençoe.
    bjs brasileiros, potiguares e lindinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lindinha! Pois é, assim fica mais fácil, né?
      Obrigada pela propaganda, você é uma marketeira de mão cheia! kkkkk
      Beijos, saudade

      Excluir
  11. Estou amando seu blog!!! Já li toda a sua saga para chegar até onde estás. Deus te abençoe muito, aproveita essa oportunidade!!!!
    Sim, fiquei admirada com o preço do sabão em pó e do amaciante, muito caro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica! Poxa, brigadão por você estar acompanhando e gostando \o/ Pode deixar que eu to aproveitando ao máximo tudo por aqui!
      Pois é... caro mesmo, né? E o pior é que tem que pagar também pra usar a máquina de lavar e a secadora ;/
      Beijos

      Excluir
  12. Botafoguense, so nao precisa economizar pra comprar a camisa do FOGÃO...acho que agora sai! (rosa).
    Bjs, Deus contigo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rogerão! Com certeza, no manto não dá pra economizar, né?
      Vamos ver se papai me faz uma surpresinha quando ele chegar aqui... Acho que você podia dar essa dica pra ele, ne? kkkk
      Beijos!

      Excluir
  13. Ana! Como é água mineral em questão de preço aí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Bem, a própria água da torneira aqui é potável! Mas se você preferir, dá pra comprar no mercado sim. Uma garrafinha de 1l é cerca de £0.50 :)

      Excluir
  14. Tenho gostado muito muito do seu blog! Ele me faz ficar bem ansioso e também realista...Me identifiquei muito com você, principalmente na parte de se perder! HAHAHAH! Maas, eu gostaria que falasse um pouquinho sobre como está sendo lidar com o inglês aí...Se as aulas são difíceis de acompanhar ou a comunicação com as pessoas é pior...E eu também gostaria de saber se você tem alguma abertura pra fazer amizade com os próprios ingleses...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Filipe! Que bom que você ta gostando do blog! Ah, e eu sou mestra em me perder mesmo! hihihihi :)
      Já tenho um post planejado sobre essa questão da língua! To quase terminando pra postar aqui! Mas obrigada pela sua sugestão, vou dar uma apressadinha nele!
      E sobre fazer amizades... bem, eu estou muito disposta sim! É um processo lento, porque a maioria das pessoas na universidade já estudaram juntas ou já se conhecem. Mas eu pretendo fazer muitos amigos ingleses (e de outros países) sim \o/
      Beijos

      Excluir
    2. Hahhah! Ah, que bom! To ansioso pra ler! Seu blog tá muito maneiro mesmo \õ Parabéns!
      Entendi...Espero que consiga ;)
      Beijos!

      Excluir
  15. ô ansiedade.... não sei se ler essas coisas ajuda ou atrapalha! XD

    Btw, obg pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk.. ô, Lizie, desculpa te deixar confusa, viu?
      Beijos e volte sempre

      Excluir
  16. Vc tá recebendo a bolsa direitinho, Ana Luiza? Sem problemas que nem um pessoal teve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giulia! To sim :) Os alunos que tiveram problemas foram os que vieram como bolsista da CAPES. Mas o CNPq tem feito seu papel direitinho!
      Beijos

      Excluir
  17. Poxa Ana, estou aqui em Derby e os preços as coisas de supermercado são exatamente os mesmos... E não temos dinheiro adicional!
    Só transporte que realmente aí é mais caro, sendo que aqui nem tem pra onde ir mesmo, heheh.
    Boa sorte pra gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?! Que mal, Rebecca..
      Mas ta dando tudo certo? Ta gostando da uni?
      Espero que a gente se veja logo ;) Beijo

      Excluir
    2. Mal para os outros porque quem tem pais que podem bancar gastos extras não é nenhum problema... Pensem no lado bom: quem come menos ganha menos peso.

      Excluir
  18. Ana, essa é uma dúvida que ainda não consegui tirar com ninguém. Quanto a ser bolsista do Cnpq ou da CAPES, como isso é estabelecido? É por chamada, pelo fato de já ser bolsista do Cnpq, ou outra coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sandra! É por edital! Lembre-se que uma mesma chamada pode ter vários editais abertos. Veja o que diz no edital que te interessa :)

      Excluir
  19. Ei, agora que já acabou o mês de janeiro já dá pra você falar como ficaram as contas. Hahahahaha
    E aí? Sobrou um trocadinho pra viajar?

    ResponderExcluir
  20. QUero Saber o mesmo que Letícia, sobrou algo?

    ResponderExcluir
  21. Nossa, eu queria muito saber todas essas informações que você colocou. Muito obrigada! Ter uma ideia de preço de todas as coisas vai me acalmar, e me desesperar ao mesmo tempo, hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que as informações foram úteis pra você, Kelly! E pode ficar calma, a bolsa dá o suficiente! ;)

      Excluir
  22. Olá Luiza! Parabéns pelo seu blog!
    Eu também estou pensando em ir para o Reino Unido pelo CsF, mas eu gostaria de saber quanto sobra da bolsa após pagar o que é essencial (alimentação, hospedagem).

    ResponderExcluir