Dúvidas?

Quem participa de um processo como o Ciência Sem Fronteiras sabe o quanto é estressante ter que ir atrás de um milhão de informações [que às vezes não chegam nunca!] sobre vistos, documentos, burocracias, etc... Fora isso, há sempre a curiosidade de saber como o pessoal que já é bolsista está levando a vida - se o dinheiro é suficiente, se dá pra viajar, como é o clima...

Se você é candidato ao programa, pode acreditar que eu já estive roendo as unhas como você :) E às vezes o pessoal que tá lá esquece de dar um help pra quem ainda tá tentando, né? Bom, foi por isso que eu criei um espaço no ask.fm só para responder perguntas de candidatos/futuros bolsistas - as que eu puder, claro!

27 comentários:

  1. Olá, Aninha querida!
    Já falo assim pq tô tão ligada em seu blog que me sinto sua conhecida! hehe
    Bom,gostaria de saber, qual o valor disponibilizado pelo CsF para a compra da passagem BR-UK?
    É que eu vou em julho ou agosto (ainda não nos confirmaram)e estou pesquisando a melhor oferta. Mas tá difícil viu! Tudo muito caro!:(
    Se puder me responder, fico feliz!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Priscila! Pode chamar de Aninha sim ^^
      O valor é algo em torno de R$3.500. E nnao se preocupe, dá pra comprar a passagem com esse auxílio tranquilamente :) Lembre-se que eles dão o mesmo valor na volta também.
      Beijão!

      Excluir
  2. Ana? Luiza? kkk Enfim ... Tô ADOOORAANDO ler as tuas postagens. Parece um romance '-'
    se Deus quiser [ e eu tenho fé que ele quer\o/] tb estarei indo pra UK nesse ano pelo CSF .. e não vejo a hora desse dia chegar... os teus textos só me fizeram sonhar maais com isso. já marquei o blog como favorito kkkkk'
    beijo ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! Que bom que você ta gostando \o/ "Parece um romance" foi ótimo! kkkkk... Torço pra que você em breve esteja por aqui também! Continue sonhando!
      Ah, e pode chamar de Ana... ou de Luiza... hahaha Fica à vontade!
      Beijão!

      Excluir
  3. Ana! Conheci teu blog ha poucos dias e confesso que estou ainda mais maravilhado com o UK. Espero, de coração, que eu seja aprovado no Processo Seletivo e vá viver aí em Londres, um sonho por um ano!
    Gostaria de saber em relação ao auxílio moradia (bolsa): como eles pagam? Dá pra viver bem? Custeia todas as despesas? A tua família precisou, alguma vez, mandar aquela grana extra pra cobrir os gastos?

    Beijão e obrigado por ser tão disponível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bernardo! Poxa, que bom que o blog fez você gostar ainda mais do UK. Tô torcendo por você no processo. Morar e estudar aqui é uma experiência incrível!
      O auxílio é pago em blocos de três meses e dá pra custear tudo com tranquilidade. Se você for organizado, dá até pra juntar uma graninha ;) Minha família nunca precisou me mandar nada \o/ Fico me achando a rainha do planejamento financeiro quando penso nisso! hahaha... Acho que é parte do desafio de morar sozinho, sabe? Vale a pena se organizar e apertar daqui e dali pra conciliar tudo sem pedir ajuda à família!
      Beijo e obrigada você por acompanhar o blog!

      Excluir
  4. Olá Ana Luiza! Em agosto deste ano irei para Pádua-Itália estudar, através do CsF! Tô ansiosa, mas as vezes dá um frio na barriga... aí entro no seu blog e fico reanimada!
    Você é muito talentosa! Seu blog é estupendo!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dalma! Parabéns pela aprovação no programa! Nossa, deve ser demais morar na Itália! Por que você não faz um blog e conta suas experiências também? Ah, e obrigada por curtir o meu ^^
      Beijão

      Excluir
  5. Oi, Ana tudo bom?? Nossa, seu blog é um sucesso!! Ano que vem pretendo ir pra Roehampton também, e aí fico mais de olho ainda aqui nas suas novidades, doida pra chegar a minha hora! Hahaha. Deixa eu te perguntar... As coisas que você comprou aí (máquina semi profissional, tablet, roupas, etc) foi tudo com dinheiro do CsF ou você levou algum dinheiro aqui do Brasil pra ajudar nesse tipo de gasto (compras)? =) E aqui... A Roey oferece acomodação com banheiro individual ou os banheiros são coletivos, assim como a cozinha? Beijinhos, fica com Deus! MAIS sucesso aí ainda!! Hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de colocar, meu nome é Luciana! :D Hahaha

      Excluir
    2. Oi, Luciana! Enfim te respondendo de verdade! Vamos lá:

      - Comprei tudo por aqui mesmo. A máquina e o tablet foram com o auxílio material didático, e para as roupas eu usei o auxílio instalação. Não trouxe dinheiro nenhum do Brasil, e acabou não precisando mesmo (:
      - A Roey oferece acomodação com banheiro e cozinha coletivos, sendo apenas o quarto individual. Não é nada muito chique e equipado, mas dá pra viver bem!
      - Antes eu estava na acomodação da St George's University

      Beijão e sucesso pra você também

      Excluir
    3. Tadinha de você, Ana, me respondeu 30 vezes! Não precisava! Hahuehuhauhea. Muito fofa você! Obrigada, viu? =)
      Beijos, fica com Deus!

      Excluir
  6. Curtindo muito seu blog! Esperando ansiosamente cada postagem hehe
    Você gasta quanto por mês? Suficiente pra viajar? Obrigado :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que você curte o blog!
      Olha, o gasto por mês varia muuuuito, mas geralmente dá pra guardar de 15 a 20%, se eu economizar bastante!

      Excluir
  7. Prezada Ana, como vai? Parabéns pelo blog e por sua genialidade. Estou aplicando para uma oportunidade no UK e gostaria de integrá-la ao CsF. Qual o primeiro passo que devo dar para juntar as duas partes?
    Grande abraço,
    Felipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Felipe! Tudo ótimo, e com você!
      Bom saber que você gostou do blog. Obrigada mesmo!
      Bem, o primeiro passo é ver se o seu curso universitário está dentro das áreas prioritárias atendidas pelo Ciência sem Fronteiras. Se estives, é só se inscrever quando a próxima chamada para o Reino Unido abrir - lembrando que você deverá apresentar teste de proficiência em inglês e nota do ENEM a partir de 2009.
      Boa sorte no processo!
      Abraço!

      Excluir
  8. Oi Ana,
    também adoro seu blog, só elogios. Estou no processo do CSF, como a maioria e queria uma ajuda em duas questões.

    Primeiro, uma pergunta meio chata, e com um assunto recorrente: dinheiro. Olhamos tantos casos de gente reclamando dos preços de Londres que dão um susto. Adorei saber que é possível sobreviver e ainda sobra! Mas gostaria de saber se para o seu Mochilão, qual foi a média de gastos e se sobrou algo csf para ajudar nos custos? Pergunta meio indiscreta , mas porque queria ter uma ideia qual uma grana boa para poder fazer esse tipo de viagem!

    Outra coisa é que bem, acho super interessante Londres por essa multiplicidade cultural, também sou da indústria criativa, então lógico ela surgiu como primeira opção. Mas minha pergunta é sobre os britânicos! Essa troca entre os nativos acho super importante. Você tá tendo um contato fácil ou distante com eles ? São fechados e meio que se gabam como falam ? Mas sua opinião mesmo. :)

    Muito obrigado, continue com o sucesso da viagem!
    Abraço!
    E manda um tchau para a Beth ;)

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana, gostaria de saber se vc precisou escrever alguma carta para as faculdades que vc escolheu e se sim, voce poderia dar algumas dicas?

    ResponderExcluir
  10. Olá, Ana
    Gosto muito do seu Blog e sempre acompanho seus posts. Parabéns pela oportunidade!!
    Estou me programando para o próximo edital de UK. :D
    Surgiu uma dúvida e queria saber se você pode dar uma forcinha. Sobre as cidades de alto custo, em que há concessão do adicional na bolsa, a Uni de Rehampton está inclusa?
    Sei que fica em Londres, mas essa divisão em condado de Londres e cidade de Londres (que está no edital) me deixou beem confuso. :b
    Obrigado, Bjos!
    André.

    ResponderExcluir
  11. Nossa Ana, sempre quis fazer faculdade em Londres pelo ciências sem fronteiras, mas depois que te achei, fiquei mais empolgada ainda pra conseguir realizar esse sonho. Estou amando o seu blog, seus videos no youtube, ahh, estou pra pirar, haha. Mas antes de me inscrever nele, queria muito que vc me ajudasse a me preparar, antes mesmo de me inscrever nele. Seria muito grata se você me ajudasse, dando dicas dos assuntos que devem ser tratados antes mesmo da inscrição. Se eu já preciso saber o inglês pra ser mais fácil pra mim conseguir, essas coisas..
    Ansiosa pela sua resposta aqui.
    Abraço *-*

    ResponderExcluir
  12. Oi, gostaria de saber qual é a nota mínima do TOELF exigida na sua universidade... já procurei mas nao encontrei :(( e PARABÉNS PELO BLOG! ;*

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Oi Ana!! Acabei de encontrar o seu canal no youtube e estou amando os seus diários, como você também faço faculdade de cinema e queria saber como são os professores, se as aulas são difíceis. Estou me preparando para me inscrever no ciência sem fronteira e queria saber algumas dicas sobre esse processo e como funciona o IELTS e o TOELF .
    Vou ficar esperando sua resposta.
    Obrigada desde já! *.*

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Queria saber se existe a possibilidade de não morar só na UK. De dividir casa ou apartamento com outras pessoas aí. No programa já está incluido a residência, então o estudante não precisa pagar nada não é, e se a pessoa optar por não ficar na residência oferecida? Existe a possibilidade de alguém do Brasil ir te visitar e passar uns tempos com você no alojamento? Não né?

    :)

    ResponderExcluir
  16. Oi Anaaa,
    Seu blog é demais, tenho que agradece-la. Seu post sobre a carta e recomendação me ajudou muito. Depois de todo o processo eu finalmente consegui, vou para Wales. Mas estou cheia de dúvidas.
    1) Quando eu recebo meu primeiro pagamento? Cada lugar vejo uma coisa e fico com medo de comprar a passagem e o seguro sem receber o dinheiro. Minhas atividades no exterior começam no dia 01/07/14. Além disso, preciso criar uma conta num banco lá? Pq a primeira mensalidade (referente aos 3 primeiros meses) eu receberei na minha conta aqui no brasil.
    2)Em relação ao seguro, qual você contratou? Qual o mais indicado? Se sobrar o dinheiro fica para mim?
    3)O auxilio material didático eu posso usar só para tablet e computador, como esta estrito na cartilha de apoio? Pq eu já tenho um computador e não tenho interesse em um tablet

    Muitoooooo Obrigadaaaa,
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Oláá Aninha, tudo bem??Já venho acompanhando seu blog tem uns meses e parece que lemos sobre alguém que ta numa terra encantada hahaha
    Bem, meu primo ta voltando agora de Newcastle e fala maravilhas de lá !!! Viajou a Europa inteira e agora todo dia vem me cutucar sobre a minha ida hehehe
    A unica coisa que queria te pergunta é que havia lido no seu blog que vc faz radio e tv e que entrou pela industria criativa, e queria saber de vc se mais alguémpor ae faz mais algum curso de comunicação :T
    Faço Relações Públicas e quando li que vc faz Radio e Tv chega meus olhos ficaram emocionados de ver que alguém que faz a msm area que eu esta participando do programa!
    Meu medo é de não conseguir entrar pois todo mundo diz que agr a industria criativa não tá mais deixando nossa area e blábláblá .. Mas o que vc acha disso?é vdd mesmo??

    ResponderExcluir
  18. Olá Ana minha dúvida é com relação a trabalho, acho q deve ser a dúvida de outros também, eu posso trabalhar no UK? Tanto trabalhos variados como o estágio em si? caso possa quanto tempo posso trabalhar? Como funciona pra encontrar essas oportunidade?? muito obrigado

    ResponderExcluir