Glossário CsF

Ciência sem Fronteiras: Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.
(retirado de http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/o-programa)

Alocação: É quando uma universidade (que pode ser uma das que você escolheu ou alguma outra) defere sua inscrição e te aceita como aluno. Ao se inscrever no UCAS, você seleciona três universidades em ordem de preferência. Se nenhuma delas te convocar, o CNPq vai procurar alocação para você em alguma outra instituição de ensino.

Áreas prioritárias: São as áreas do conhecimento participantes do programa. Elas estão listadas aqui.

Auxílio-instalação: É o valor concedido para contemplar os gastos iniciais relacionados à sua instalação no novo país. Lembre-se que, além de suas roupas, você vai precisar comprar artigos de cama, mesa e banho. O dinheiro vem em parcela única, e é depositado na sua conta antes da vigência da bolsa. Caso você não use todo o dinheiro, não é necessário retornar ao CNPq o que sobrar. Você encontra o valor pago para cada país neste link.

Auxílio-transporte: É o valor concedido para que o aluno compre sua passagem aérea. Só tem direito a ganhar esse auxílio quem está saindo do Brasil. Se estiver fora do país, o CsF não concede o AT! Você recebe o mesmo valor duas vezes: uma antes de começarem as atividades no exterior e outra quando você estiver finalizando seus estudos pelo CsF. Lembre-se que é dever do bolsista solicitar que o valor seja depositado para a passagem de volta - o que deve ser feito com pelo menos 1 mês de antecedência ao dia em que você pretende viajar. Apesar de não pedir que você devolva o dinheiro que sobrar, o CNPq exige que você envie o cartão de embarque comprovando quando e de onde saiu. Você encontra o valor pago para cada país neste link.

Auxílio para material didático: É o valor concedido para que o aluno compre pelo menos um computador e/ou um tablet. Ainda que você já possua os dois, precisa adquirir pelo menos um deles e enviar o recibo para o CNPq. Não é necessário devolver o que sobrar desse auxílio. Você encontra o valor pago para cada país neste link.

Auxílio para seguro saúde: Apesar de os alunos residentes no Reino Unido terem direito ao NHS (National Health Service - Serviço Nacional de Saúde), todos precisam contratar um seguro de viagem que dê cobertura para emergências médicas e que tenha vigência de um ano. Caso você não use todo o dinheiro, também não precisa devolver o que restar. Você encontra o valor pago para cada país neste link.

Bolsa: É o valor pago mensalmente para que você desenvolva suas atividades acadêmicas em outro país. Para saber quando o CNPq paga dependendo de onde você estiver, é só clicar aqui.

CNPq: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É um dos órgãos de fomento das bolsas do Ciência sem Fronteiras, responsável pela maioria dos editais abertos. É o CNPq que analisa e homologa nossa candidatura, e quem nos paga os auxílios e a bolsa. O site deles é este aqui.

CAS: Confirmation of Acceptance for Studies. É a carta que recebemos, por via eletrônica, confirmando que fomos alocados como alunos de tal universidade. É um documento indispensável para o visto de estudante, pois é ele que confirma que fomos aceitos por uma instituição de ensino.

Carta do CNPq: É a carta que recebemos por via eletrônica do CNPq, atestando nosso status de bolsistas. Ela deve ser apresentada para obtenção do visto.Cartão do bolsista: É um cartão de crédito e débito vinculado ao BBAmericas, encomendado pelo CNPq para seus bolsistas. Após o recebimento desse cartão, é nele que você passa a receber sua bolsa. Ele chega por correiro no endereço que você fornecer na Plataforma Carlos Chagas.

Edital: É o documento que descreve as condições de oferta da bolsa, bem como direitos e deveres do bolsista. Certifique-se de ler esse documento sem preguiça. Ele tem detalhes muito importantes!!! Você sempre encontra os editais das chamadas abertas no menu de navegação esquerdo desta página.

Homologação: Existem duas fases de homologação. A primeira é quando a instituição onde você estuda aprova sua candidatura ao programa. Cada instituição tem seus próprios critérios de seleção, certifique-se de que você está a par deles! A segunda etapa é quando o CNPq ou a CAPES aceita a nossa candidatura e encaminha nossa inscrição para as universidades que escolhemos no Reino Unido.

IES: Instituição de Ensino Superior - sua universidade, faculdade, instituto federal, etc. Lembre-se que você precisa ser primeiro aprovado pela sua IES para então passar a concorrer a uma das bolsas do programa. Além disso, nem todas as istituições de ensino superior do país estão cadastradas no CsF! Procure o setor de Relações Internacionais de onde você estuda para saber se sua IES está participando e que documentos precisa levar para se inscrever.

Mobilidade acadêmica: É o status adquirido junto à sua IES quando você passa a estudar no exterior pelo CsF. Lembre-se: você não precisa trancar o curso para aceitar a bolsa. Entrando em mobilidade acadêmica, você pode integralizar créditos de matérias que você estudar aqui ao seu histório escolar do Brasil. Informe-se na coordenação de seu curso ou na secretaria de Relações Internacionais da sua IES sobre que documentos você vai precisar levar pra entrar em mobilidade.

E-fomento: É uma plataforma virtual vinculada ao CNPq, onde você pode enviar e receber documentos requeridos pelo CsF, além de acompanhar o status da sua inscrição. Para acessar o E-fomento, é só clicar aqui.

Passaporte: É o documento básico para todas as pessoas que desejam viajar para o exterior. O passaporte é feito pela Polícia Federal. Lembre-se que a retirada desse documento é presencial. A única etapa que é feita por via eletrônica é o agendamento. Você também precisa pagar uma taxa de R$156,07. Se você já tem um passaporte, lembre-se que só é possível embarcar para qualquer viagem internacional se o documento valer por pelo menos 6 meses. Você precisa considerar as datas de entrada e saída do país para evitar transtornos na hora de embarcar. Informe-se mais pelo site da Polícia Federal.

Personal statement: É uma carta que o candidato precisa fazer e submeter ao UUK pelo formulário do UCAS. Nesse documento, você deve explicitar o motivo de querer estudar no Reino Unido e fornecer informações sobre seus interesses, projetos futuros e background. Incluir coisas fora da área acadêmica também é importante, mas não o foco da carta. O PS não pode ter mais que 4000 caracteres ou 47 linhas, contando com os espaços. O UCAS tem uma página bem interessante dando dicas sobre como escrever seu PS. O link é este aqui.

Teste de proficiência: É o exame que atesta seu nível de conhecimento de determinada língua. Para inglês, os dois testes aceitos pelo CsF são o TOEFL e o IELTS. A diferença básica é que o IELTS é aplicado pelo Conselho Britânico, enquanto o TOEFL é uma prova americana. Esses exames têm sistemas de pontuação distintos, fique atento! Além da nota mínima exigida pelo CsF, cada universidade tem também seu ponto de corte. Não esqueça de se informar sobre isso no site da instituição para a qual você está se inscrevendo.

UCAS: Organização dentro do UUK que processa as candidaturas dos inscritos. Uma das etapas do processo seletivo do CsF é preencher o formulário do UCAS. É nele que você vai indicar suas escolhas de universidades. O link para o site está aqui.

UUK: Universities UK. É o órgão único que representa todas as universidades do Reino Unido, e quem está acima do UCAS. Enquanto o UCAS é bem especificamente voltado para alunos candidatos, o UUK dá um panorama geral sobre as universidades do Reino Unido - inclusive as participantes do CsF. O site está disponível neste link.

Visto Tier 4: É o documento que permite sua entrada no Reino Unido como estudante. Para obtê-lo, você precisa pagar uma taxa de £289 e levar uma série de documentos listados pelo CNPq neste documento. Visite o site da UK Border Agency para informações completas. O visto demora em torno de 3 semanas para ficar pronto, e participantes do CsF têm prioridade no processamento. Uma opção é pagar uma taxa de urgência no valor de R$300, para garantir que o visto seja processado em 5 dias úteis. Após a aprovação, ele é enviado por correio em forma de selo no seu passaporte.

19 comentários:

  1. Olá Ana! Essa taxa do visto Tier4 é paga com o nosso dinheiro ou o Csf deposita tal valor ? Estou adorando o blog, parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Manuella! Que bom que você ta gostando do blog \o/ Brigadão mesmo!
      O Visto é pago por nós sim, mas geralmente o dinheiro que eles dão pra passagem e seguro saúde sobra, então eu acabei não tendo que desembolsar quase nada :)

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Olá, Ana! Meu, seu blog é uma benção!
    Tem tudo que se precisa aqui. Valeu pela ajuda!
    Viu, sabe se esse valor que se paga no visto continua esse? Eu tinha ouvido falar algo em torno de 400 libras pra tirar o visto. Sabe se isso mudou recentemente? Beijo! E parabéns de novo pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruno! Que bom que ta gostando do blog!
      Olha, o valor do visto continua sendo £289. Esse que você falou é pra quem aplica já estando no Reino Unido - daí o valor sobe pra £394. Mas esse não é o nosso caso. Os bolsistas do CsF já têm que sair do Brasil com passaporte carimbado :)
      Beijos e muito obrigada

      Excluir
    2. Ana Luíza, mesmo precisando de PSE eu tiro o visto aqui no Brasil?

      Excluir
    3. Caroline, realmente não sei te responder... mas acredito que sim! Uma vez tendo o aceite da universidade, não vejo porquê não tirar o visto daí mesmo :)

      Excluir
  3. Parabens pelo Blog.
    Dá para tirar muitas dúvidas por aqui :P
    hehehe
    Para tirar o visto basta somente levar a documentação? eles fazem entrevista? falam portugues? huahuahuauh
    obrigado e desculpa por tantas perguntas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada, Bruno!
      Não tem entrevista não :) É só a documentação mesmo, e o atendimento é em português sim!
      Abraço!

      Excluir
  4. Ana Luiza, estou tentando CsF este ano e rolam comentários que este ano é necessário o passaporte na hora que se inscrever no Parceiro do país escolhido. Dei entrada no meu passaporte, porém as inscrições no parceiro já é está semana e não tenho como mais correr atrás de receber o passaporte a tempo das inscrições acabarem. Quando você tentou CsF, você se recorda de algo parecido? Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Yago! No ano passado foi a mesma coisa, precisamos informar o número do passaporte logo de cara. Você pode pedir na sua universidade um documento que peça "urgência" na emissão - a UFRN me deu um assim. Apesar do passaporte em si só ficar pronto em 7 dias, você consegue o número 2 ou 3 dias depois de ir na Polícia Federal pra tirar. Boa sorte \o/ Beijos!!!

      Excluir
    2. Hum, obrigado pela dica Ana Luiza!!! Beijos. :)

      Excluir
  5. Oi Ana! Ótimas postagens, como já falei lá no grupo do CsF! ;D

    Você já postou informações sobre passagem aérea (você comprou somenta ida ou ida e volta? qual cia?) e seguro saúde?

    Gostaria de passar uns dias em Londres antes de ir pra minha Uni. Quem sabe combinamos alguma coisa?! =DD

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que você gosta do blog ;)
      Bom, já falei sobre isso sim, mas lá vai: comprei passagem só de ida, e o seguro saúde foi o Mundo 365 Ouro, da Porto Seguro.
      Ah, seria legal nos vermos aqui mesmo!
      Beijos!!!

      Excluir
  6. Ana, quero primeiramente te dizer que esta muito show seu blog! Confesso os videos são muito muito interessantes, é muito bom poder ouvir historias de pessoas que deram certo. Até mostrei pra minha mãe o seu vídeo de primeiro mês pra ela ver, que não é só homens/meninos que podem ir pra outro país e saberem se cuidar, espero que ela tenha entendido! Haha.

    Uma duvida, o dinheiro da passagem eles mandão o valor inteiro que esta no site ou metade na ida e metade na volta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thais! Poxa, muito bom saber que você gosta do blog e dos vídeos \o/ E isso mesmo, diz pra sua mãe que girls também podem [e devem!!!] ter experiências assim! Espero que dê tudo certo pra você...
      O dinheiro é mandado em duas parcelas mesmo, uma na ida e uma na volta. Algo em torno de 3500 reais, se não me engano! ;)
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Ana Luiza, adoro seu blog! Queria tirar umas dúvidas com você, porque estou me inscrevendo pro mesmo lugar que você (Reino Unido) e não estou conseguindo tirar essa dúvida com o CAPES nem com o Ciência Sem Fronteiras...

    Eu me inscrevi no ciências agora, fiz o TOEFL em Fevereiro e minha comprovação nunca chegou. Já entrei em contato com eles e eles estão me mandando a terceira cópia pelos correios dos resultados da prova. Pois então, na inscrição eu peguei os resultados do próprio site e salvei em pdf e hospedei na ficha de inscrição.

    Eu tenho medo disso me prejudicar de alguma forma. Você sabe alguma coisa sobre isso? No edital do ciências diz que a inscrição é até dia 19/07/2013 e depois fecha. Aí diz que tem até dia 9 de Agosto pra mandar o resultado do TOEFL. Aí fiquei mais uma vez na dúvida: depois que acaba a inscrição dá pra mandar o arquivo do TOEFL novamente? Ou eu teria que ter deixado em branco quando me inscrevi??? Se você puder me dar uma luz, qualquer ajuda que seja, ainda dá tempo de corrigir alguma coisa!

    Muito obrigado e desculpa essa mensagem enorme!!! Abraço, continue blogando e tudo de bom aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiz! Que legal saber que você gosta do blog!
      Bem, isso pode ser um problema sim... precisamos enviar a cópia escaneada do resultado (e se eu não me engano, para a entrevista do visto tem que levar também). Mas não se preocupe, realmente depois que a inscrição fecha ainda é possível enviar o resultado separadamente.
      Espero ter esclarecido e que dê tudo certo pra você nesse processo!!!
      Abração

      Excluir
  8. Boa Tarde Ana, como vai? Espero que bem.
    Primeiramente a parabenizo pelo blog que está sensacional, gosto muito da forma em que Você retrata as suas experiências no UK. Tenho algumas dúvidas, espero que Você consiga me responder.
    Estou tentando o edital do CsF de agora e ainda irei fazer a prova de proficiência: TOEFL. Você fez este? Ou o IELTS? E obteve uma boa pontuação? É a primeira vez que faço, então não sei como é. E em relação ao visto, com o restante do dinheiro da passagem posso implementar nele, tem algum problema fazer isso? Aliás é possível fazer isso? Desde já agradeço pela atenção.
    Foi uma mensagem longa, desculpa. Desejo todo o sucesso para Você e continue cada vez mais disposta a escrever o blog. Fique com Deus.

    ResponderExcluir