segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Do you speak English?

Oi, todos! Como estão?

Espero que a semana de vocês tenha começado bem linda. Por aqui, ainda muita neve. Mas hoje ficou tudo mais especial porque, apesar das ruas estarem branquinhas, o céu tava um azul lindo. Minha universidade - que já é um espetáculo - ficou encantadora.


Bem, mas o post hoje é pra responder uma pergunta que bastante gente tem feito:
- Você está tendo dificuldades com a língua?

Vamos lá. Quem me conhece ou já leu um pouquinho sobre mim aqui, sabe que eu me formei no CCAA depois de estudar lá por 7 anos, e fui professora por mais 5. Calma, não sou velha! Comecei a dar aula aos 17. Por essa experiência e por já ter viajado pro exterior algumas vezes antes do Ciência sem Fronteiras (inclusive pra Londres), acaba ficando mais fácil pra mim. 

Nas minhas viagens, eu sempre fazia trabalho voluntário em missões com pessoas dos mais diversos países. Acabei me acostumando a vários sotaques diferentes. Por isso, mesmo aqui sendo inlgês briânico, entender as pessoas falando não é dificuldade nenhuma. É verdade que o ritmo e o sotaque são bem diferentes do que eu conhecia enquanto aluna e depois como professora. Mas as experiências anteriores acabaram me salvando bastante!

Tem uma coisa na qual eu realmente preciso melhorar: adquirir mais vocabulário específico da minha área. Como estou em um contexto de universidade, os temas são bem diferentes das conversas cotidianas. No início, eu me retraí um pouco, tentando ouvir muito e falar quase nada. Mas agora já estou me soltando. Hoje tagarelei a aula toda (respondendo às perguntas, tá? Nada de conversa paralela) e fui bem elogiada pelo professor. Aêeeeee!!!

Fico feliz em saber que tem gente realmente preocupada com a língua e não só com falar - mas com falar BEM. Lembrem-se que, quando estiverem aqui enquanto alunos, vocês vão precisar participar nas aulas, escrever artigos, apresentar seminários. Então cabe a pergunta: meu nível de conhecimento da língua é suficiente pra eu corresponder às exigências da vida acadêmica?

Separei algumas dicas que podem dar uma mãozinha...:

Não se faça de doido
Se não entendeu, pergunta! Não é vergonha nenhuma dizer que não conhece uma ou outra palavra. Ao contrário! Assim as pessoas se sentem mais abertas pra te ajudar na língua.

Procure os nativos
Estar com um grupo de brasileiros o tempo todo é muito cômodo. Saia sozinho, sente um pouco mais longe dos conterrâneos. Assim você vai se ver "obrigado" a exercitar ao máximo a língua, e vai ter a chance de ouvir (e absorver) o inglês bem falado dos nativos, sem sotaque e com vocabulário bem mais variado.

Leia sem parar
Sim! Leia o tempo todo, a todo tempo. Não precisa ser um livro (apesar de essa ser a melhor opção!). O exercício vale também pra folders, propagandas, capas de revista, manchetes de jornal. É incrível como nosso vocabulário e competência gramatical se expandem quando começamos a ler em inglês!

Tenha o pai dos burros sempre por perto
Tô falando do dicionário, né, genteee? Pra quem tem smartphone/tablet, vale muito a pena baixar um dicionário de inglês. Isso já me salvou várias vezes na aula! Outro dia, pra responder uma pergunta, precisei da palavra "metonímia". Em um segundo consultei no celular e deu tudo certo! Se você não tem smartphone ou tablet, sem traumas. Compra um dicionário de bolso que ajuda demais!

Anote em inglês
Durante a aula, é tentador dar uma de espertinho e fazer as anotações em português! Nada disso! Quando se traduz, muita coisa se perde. Anote em inlgês de maneira que você compreenda, mas sendo fiel ao vocabulário usado pelo texto ou pelo professor.

Esqueça as legendas
Se você quer mesmo morar em um país que fala inglês, já ta mais que na hora de deixar pra lá esse negócio de filme legendado. Dublado nem se fala, né? Mesmo que você tenha que voltar a cena mil vezes, ainda assim vale a pena assistir sem legendas.

Concentre-se na sua área
Faça um esforço ainda maior pra adquirir vocabulário específico. Leitura é o meio principal pra isso. Não se esqueça de anotar termos técnicos e usá-los assim que tiver oportunidade.

Solte o verbo
Estar enferrujado no inglês não é motivo pra deixar de falar. Ao contrário, sem prática é que o negócio fica feio mesmo! Lembre-se que, quando se trata de língua, a gente aprende muito mais quando fala do que quando ouve.


É claro que muitas dessas coisas são pra serem aplicadas quando você já estiver no exterior. Mas dá pra começar a praticar algumas delas, como ver filmes sem legendas e ler bastante em inglês - principalmente textos relacionados à sua área do conhecimento.

Bom, espero que o post tenha ajudado!

Um beijão pra vocês e até mais!!!

24 comentários:

  1. Adorei esse post!!! (adoro todos mesmo... :p)
    Mas esse é bem informativo e as dicas são muito importantes!
    Tu é demais, garota!! :D
    Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Patch!!! Brigada mesmo :3
      Saudade...

      Excluir
    2. Concordo c minha amiga Patrícia. Excelentes dicas. Procuro sempre dizer algo parecido aos meus alunos e, com certeza, vou recomendar-lhes o blog. hehe Bjo, Ana Lu. Sou seu fã. Deus abençoe!

      Excluir
    3. Montanhaa! Só vi seu comentário agora :S
      Obrigada demaaaais, eu é que sou sua fã!
      Um beijão, saudade

      Excluir
  2. ver filmes e séries com legenda em inglês pode, né [?] :) rsrs...pelo menos me ajuda um pouco, pois meu nível ainda é mto baixinho :~ rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andrezitooo ! Se vc ta começando agora, sem problema. Só não dá pra ficar na legenda pra sempre ;)
      Beijo, saudade

      Excluir
  3. Que foto linda parece filme de romance, a paisagem é encantadora vc está de parabéns ^.^ suas dicas são perfeitas... a cada blog a um crescimento, Deus abençoe gatinha. lilica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lêlhaaa! Que bom que você ta gostando desse meu cenário !
      E que bom também que gostou das dicas \o/
      Beijos

      Excluir
  4. Oi, tudo bem? Estou acompanhando o seu Blog e estou adorando. Nãos ei se incomoda em me ajudar, mas esse post veio a calhar!
    Estou apavorado com essa questão do inglês. Já pensei até em mudar minha opção e escolher outro país pra conseguir o Pre-Sessional, mas não vou fazer isso pois o UK é meu sonho e não vou desistir dele.
    A questão é: nunca fiz inglês na minha vida... sempre aprendi por mim mesmo e estou apavorado com a ideia de não conseguir acompanhar as aulas e conversar com as pessoas. Tirei 6.0 de overall no IELTS e embora as pessoas e meu atual professor me diga que talvez não seja possível,e não estou botando muita fé nisso. Queria sua opinião? Acha que devo arriscar o UK ou mudar minha opção pois é realmente difícil acompanhar as aulas?

    Desculpa a "Bíblia" que eu escrevi. Obrigado desde já!

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo bem sim, e você? Obrigada mesmo por acompanhar o blog, e que bom que o post ajudou!
      Olha, mas você me colocou numa situação muuuuito difícil! kkkk... Mas vamos lá, vou tentar. Você já tem o básico, que é a nota do IELTS. Passou acima do ponto de corte, então está "na briga". Mas algumas universidades têm restrições em relação à nota. A Roehampton, por exemplo, que é onde eu estou, só aceita alunos que tiram a partir de 6.5 em cada banda. Será que as universidades que você escolheu como suas três opções têm esses requisitos também? Vale a pena dar uma olhada, pra você ficar mais tranquilo(a) ;)
      Quanto à dificuldade, realmente varia muito de acordo com o quanto você conhece de inglês. Como eu disse no post, minha única barreira tem sido vocabulário específico. Que curso você faz? Considerando as aulas que você tem na universidade, será que daria pra receber (e entender) o mesmo conteúdo em inglês? Se sim, maravilha!
      E com certeza, o fato do UK ser realmente o seu sonho conta muito, né?
      Tá, eu sei que não ajudei em nada... kkkkkkk
      Desculpa :S essa escolha é bem difícil mesmo!
      Mas te desejo boa sorte. E o que você fizer, faça com confiança!
      Até o/

      Excluir
    2. Oi, obrigado por responder.

      Então, me decidi pelo Canadá. Faço engenharia quimica e com o conhecimento que eu tenho em inglês não tenho confiança que conseguirei acompanhar as aulas.

      Obrigado pela ajuda, o blog está ótimo. Parabéns!

      Excluir
    3. Ah, que ótimo! Acho que a oportunidade de estudar inglês num país que fala inglês vai ser excelente. Parabéns pela escolha :)
      E que bom que você está gostando do blog!
      Um abraço

      Excluir
  5. Parabéns Ana! Muito informativo e divertido o blog, gostei das dicas tbm. Mas se pudesse dar uma sugestão, pediria para escrever um pouco em ingles tbm, pelo que contou seu nível de ingles eh ótimo e isso nos ajudaria a sempre estar em contato com a língua.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruno! Que bom que você está gostando do blog! Muito obrigada mesmo!!!
      Quanto à sua sugestão... Bom, o blog também é pra dar notícia pros meus amigos e familiares, e a maioria deles não fala inglês :S Não dá pra postar sempre in English, mas posso tentar fazer isso uma vez ou outra sim ;)
      Abração

      Excluir
    2. Sem querer me meter, mas ja me metendo.. hehehhee.
      Tem um gadget (acho que é esse o nome) que é o translator. Tu adiciona ele no blog e por ele o leitor pode traduzir o blog inteiro pra qualquer lingua.
      Sei que nao eh o ideal, mas é uma opção. É legal tambem porque deixa o blog acessivel a pessoas que nao falam portugues..

      Excluir
    3. Oi, Júlia! Fique à vontade.. as dicas são muito bem-vindas!!!
      Vou procurar esse gadget e inserir no blog sim. Achei ótima a sugestão :)
      Beijos!

      Excluir
  6. Ana, você é uma fofa! Adoro o seu blog, de verdade. Estava meio desempolgada com o CSF, mas você me deu estímulo! Por favor, continue nos deliciando com seus posts! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marília! Poxa, obrigada *-----* Bom saber que eu sou "uma fofa", que você tá gostando do blog e que ele te deu ânimo pra continuar nessa corrida ;) Vai com fé que dá certo!
      Um beijão

      Excluir
  7. Olá! primeiramente, gostaria de parabenizar o blog, tanto pelos textos (clareza, escrita, assuntos) quanto pela questão visual, e organização. É tudo muito bem feito! conheci seu blog através de um amigo, e quando vi suas fotos achei seu rosto bem familiar, e quando li sobre você descobri que te reconheci das teleaulas do cefet! rs. Eu sou aluna do 4 período de Biologia, e penso em tentar o CsF pro Reino unido, e foi mais do que ótimo conhecer seu blog! Todos os dias olho, é quase uma necessidade! kkkk Suas dicas são muito úteis, e ver o que você passa também é divertido e serve de "lição" pra quem pensa ir, assim como eu. Espero que você possa continuar com o blog, pois pra gente que tá aqui acompanhando, ele tem sido muito bom!
    Deus abençoe você nesse longo ano, espero que tenhas mais e mais história pra compartilhar!
    graça e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Ah, muito obrigada mesmo! Que bom que você gostou do blog \o/
      Nossa, e é sempre ótimo ser lembrada pelas Teleaulas... que saudade daquele tempo!
      Desejo mesmo que você continue assim, bem animada pro processo. Esperar é um saaaaco, mas pode acreditar que vale a pena. E pode deixar que eu vou continuar postando sim, ainda mais sabendo quanta gente ta se sentindo estimulada por ler as histórias daqui \o/
      Que Deus te abençoe muito também, e confirme no seu coração os planos dele - que sempre são lindos e perfeitos.
      Beijos!

      Excluir
  8. Poxa, muito obrigado pelo post! Foi reconfortante e ao mesmo tempo motivador para praticar (ainda mais) o inglês. Eu imagino que seja bem mais difícil...Mas eu penso que com um ano de experiência, o inglês deve voltar beem diferente! (e talvez até com sotaque britânico) HAHAHAHAH!
    Enfim, boa sorte aí e que Deus te abençoe!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, Filipe! Que bom que o post foi útil pra você :)
      E com certeza, um ano aqui é pra afiar o inglês e muito bem!!!!
      Boa semana e que Deus te abençoe também.
      Beijo!

      Excluir