sábado, 18 de maio de 2013

Quem me fez querer ficar...

Oi, todos!

Eu sei, to mega atrasada com as postagens... mas é que Bucareste tava tão legal que não deu nem tempo de parar pra blogar. Desculpem não responder ainda as perguntas do ask.fm e os comentários daqui também, mas eu vou me organizar e colocar tudo isso em dia :) Na verdade, eu estou postando de Sofia (capital da Bulgária). No próximo post conto como foi - ou como não foi - a passagem  por aqui! Por enquanto, vamos continuar com a Romênia!

Bucareste me surpreendeu por ser bem maior do que eu esperava, mas o ponto alto mesmo foi poder ser acolhida por amigos maravilhosos que eu não via há três anos! Jorge e Virgínia e seus filhos Filipe e Elisa são missionários na Romênia desde 2010. Incrível ver o quanto eles já estão adaptados e já falam do país como sendo a sua casa. Falam a língua com uma naturalidade incrível, mesmo sem nunca terem estudado antes. Bom demais vê-los assim, tão integrados.

Cheguei na quarta à noite e entramos pela madrugada colocando a conversa em dia. Na manhã seguinte, eles sugeriram que eu visitasse o palácio do parlamento romeno, que é chamado pelos locais de Casa Poporului (Casa do Povo). Ele começou a ser construído em 1984, a mando do ditador comunista Nicolae Ceauşescu. Apesar do povo nas ruas viver com um pouquinho mais que nada, ele queria que seu palácio fosse um luxo. Na visita, a guia contou que ele mandou derrubar e refazer as mesmas partes várias vezes porque tudo tinha que estar impecável. Em 1989, quando o comunismo ruiu e ele foi executado, a obra estava cerca de 70% completa, e o novo governo resolveu completá-la e fazer dela a sede do parlamento. Interessante, né? Uma construção que foi feita pra ser a casa de uma ditadura opressora, acabou virando a casa da democracia.

A Casa Poporului é o segundo maior prédio do mundo, atrás apenas do Pentágono, e é o edifício administrativo mais caro e pesado da história - custou entre 3 e 5 bilhões de euros. Gente, de fato, é a obra mais linda que eu já vi na minha vida! Deixou o Versailles e qualquer outro palácio ou castelo que já visitei no chinelo. Os detalhes são impressionantes! Toneladas de mármore, seda, cristais, muitas decorações feitas com ouro e madeira da mais cara. Eu não sabia pra onde olhar primeiro :P Era tudo impressionantemente lindo!

E agora você me pergunta: cadê as fotos? Bem... não podia tirar foto lá dentro. Só se pagasse uma taxa na hora de comprar o ticket. Como de fato eu não tava levando tanta fé no que tinha dentro e essa taxa era quase 3 vezes o valor da entrada, resolvi não pagar. Mas se arrependimento matasse, eu já estaria a 7 palmos desse chão. Porque só de lembrar... que coisa mais linda! Muita gente sem acabou tirando foto mesmo sem o adicional, mas eu não sou muito boa em infringir regras! hehehe... Mas pra não perder de zero, lá vão as que eu tirei sem precisar da permissão:


Vista da sacada

Já incorporei fotos assim como parte da minha tradição de viajante :)
Desculpem a tremedeira! Foi de dentro do carro!
Depois do palácio, a tarde foi para brincar no parque com as crianças! Foi difícil acompanhar a energia praticamente inesgotável deles, mas nos divertimos muito!!!





No dia seguinte, passeamos pelo centro histórico e vimos pontos importantes da cidade. Prédios e monumentos ligados ao comunismo e a revolução falam muito sobre a história do lugar. To saindo desse mochilão com a sensação de que voltei pra escola por esses dias!




Memorial aos mártires da revolução
Meus guias lindos demais!
À tarde, mais um parque. O lindo Herăstrău! Conversamos muito sobre como é bom ter essas coisas em cidades europeias. Parquer são excelentes opções de lazer, e os daqui são gratuitos e muito bem conservados. E pra mim, que sou fã de fotografar flores, foi um verdadeiro paraíso!








Aaaah, e pra quem acha que eu ia sair da Romênia sem comer algo típico, ta muito enganado! Parque combina com doce, né? Que delícia esses tais de Gogoși! Parecem doughnuts, só que menores, mais docinhos e com a massa um pouco menos densa também. Minha alma de gorda deu pulinhos de alegria ao conhecer essa iguaria romena...



Não vou mentir, a despedida foi difícil. Principalmente porque as crianças e eu grudamos! Eles ficaram admirados pelo fato de eu estar viajando sozinha, fizeram mil perguntas e até me convidaram pra uma aventura na Amazônia com eles daqui a alguns anos. É claro que está mais do que topado, né? Lindos demais! E o carinho de pastor Jorge e Virgínia... sem palavras! Atenciosos nos mínimos detalhes - do chocalatinho em cima da cama quanto eu cheguei aos momentos maravilhosos de conversas, oração e conselhos. Já to com saudade!

E olhem... se eu soubesse o que a viagem até a Bulgária me esperava, eu provavelmente teria ficado por lá mesmo! Mas essa já é uma história pra amanhã :)

Até lá!
Beijos

8 comentários:

  1. Que bom que você amou, e foi recebida com tanto carinho por pessoas de Deus. O lugar parece mesmo lindo. Que grande privilégio, filha. Deus tem mesmo um propósito em tudo isso. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui sim, mami! E Bucareste é mesmo bonita, vamos incluir no nosso roteiro. Deus é maravilhoso, e eu to sem palavras pra esse treinamento que ele ta me dando! Te amo!

      Excluir
  2. Como não estudei muito história geral, tô aprendendo um pouco com você... Achei as vistas belíssimas; Até o cravo! ei! esses gogosis..., fiquei enjoada. Você comeu todos?? Fia, o Amazonas será o bicho!!!!! BJUUUUUUUUUUUU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk.. tia, mas o melhor jeito de aprender história é viajando mesmo! Ah, os gogosi não são enjoativos não! Delícia! Pastor Jorge, Virgínia e eu dividimos, cada um comeu uns 4 :) Ah, e eu já to toda animada pro Amazonas! Bora na caravana? Beijos!

      Excluir
  3. Querida que felicidade para você e a família do pastor, com certeza foram momentos abençoados é afetuosos. As crianças estão lindas, a história da cidade é encantadora, estou feliz com a sua felicidade. Há eu amo flores de todos os tipos!!!! Fique na paz de Cristo. Beijos Lilica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita felicidade mesmo, Lilica! Deus é maravilhoso! Em breve eles estarão aí em Natal pra ganharem todo esse carinho pessoalmente... E as flores são um arraso mesmo, né? Beijão!

      Excluir
  4. Lindinha, além da inveja pela sua viagem, kkkkkkkkkkkk, vem a inveja de rever o pr. Jorge e sua família - amei. Agora, cá para nós... estou curiosissima com essa sua viagem a Bulgária.
    Deus te abençoe.
    bjs brasileiros, potiguares e lindinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, lindinha! Essa combinação foi demais mesmo, né? kkkkkkk... Hoje você pode ler o babado da Bulgária e matar essa curiosidade!
      Um beijão mochilante

      Excluir