segunda-feira, 6 de maio de 2013

Lágrimas, luxo, lombrigas e lágrimas

Oi, gente! Como vocês estão?

Eu to aqui... sofreeeeendo demais em Praga! Ai, que coisa boa! Nem acredito que já ta acabando... Não vou revelar ainda meu próximo destino, mas quem se arrisca a dar um chute? :D

Passei a noite maravilhosamente bem! O sono era tanto que eu nem dei atenção aos três caras com quem dividi quarto ontem. Acho que eles estavam com mais medo de mim do que eu deles! kkkkkk... Quando acordei hoje, eles já tinham saído. Mas preciso confessar uma situação muito embaraçosa: ontem à noite, eu tava entrando no banheiro (que fica do lado de fora do quarto) quando dois deles chegaram. Eles me cumprimentaram e foram pro quarto. Provavelmente pensando que eu fosse demorar, um deles resolveu trocar de roupa. E aí, o que acontece??? Ana Luiza abre a porta, claaaaaro! O cara tava só de blusa e cueca, coitado. Fiz cara de quem não viu e quase tive que enfiar a cabeça no travesseiro pra não morrer de rir [aliás, to gargalhando sozinha aqui, lembrando da cena!].

Bom, resolvi seguir a sugestão do guia-broto de ontem e dedicar o dia hoje a conhecer o Vyšehrad e o Josefov. Agora traduzindo... Vyšehrad é o nome do castelo onde a família real do império Austro-Húngaro vinha passar férias (Praga era uma das três cidades imperiais, juntamente com Viena e Budapeste). E Josefov é uma área da Velha Praga que era o "gueto" dos judeus.

Mas antes disso, resolvi visitar o Museu do Comunismo. Como amante de história que sou, devorei todas as plaquinhas e textos! Devo ter passado umas 2 horas lá dentro... E como manteiga derretida que sou, deixei rios de lágrima pelos corredores do museu. Ele nem era tão lindo e elaborado assim - já visitei melhores! - mas a história me devastou por dentro. Depois de anos tentando resistir aos ataques Nazistas, a Tchecoslováquia, totalmente fragilizada, acabou virando um alvo fácil para o comunismo.

As consequências foram trágicas. Milhões de pessoas viviam com salários miseráveis; por causa da ênfase na indústria e da diminuição na produção do campo e nas importações de produtos básicos, comprar um pedaço de carne podia ser um grande desafio; milhares de pessoas morreram, foram presas ou simplesmente "desapareceram" por se oporem ao governo - abertamente ou não. Isso sem contar a tensão constante do período da Guerra Fria, principalmente em relação à corrida nuclear.

Chorei horrores sim. Admito. E na verdade, mais do que essa história triste, o que me emociona  mesmo é ver a vitória das pessoas. Nesse aspecto, a gente tem que calar a boca e bater palmas para os Europeus. Em termos de luta popular, eles são imbatíveis! Fotografias mostravam as aglomerações de 1989, quando o comunismo ruiu. Em Novembro, durante uma semana inteira, de 100 a 500 mil pessoas se reuniam todos os dias na Praça Venceslau para lutar contra o regime que já durava 40 anos. Quando saí do museu, fiquei observando os velhinhos no metrô, tentando imaginar quantas histórias aqueles rostos escondiam... Ah, se eu falasse tcheco!

Quem liga pra pobreza do Estado? Os bonitinhos comunistas mandaram
construir essa estátua de Stalin no ponto mais alto da cidade, que depois
foi derrubada pelos cidadãos e substituída por um Michael Jackson
gigante - que também não durou muito...
Reprodução de uma fábrica da época
Um dos lemas do comunismo é que deveria-se
formar cidadãos comunistas deste a infância.
Na escola, crianças aprendiam que o ideal era
viver com o pouco e repudiar qualquer tipo de luxo 
Reprodução de uma sala da época
Charge comunista sobre como funciona a democracia
Americana. Não que eu discorde totalmente...

De lá, a próxima parada foi o Vyšehrad. Minha gente, que coisa mais linda! Jardins impecáveis e uma vista maravilhosa pra toda a cidade. Um contraste gigante com o que eu tinha acabado de ver... 








Foi depois daí que começou o samba-do-crioulo-doido. Em uma cidade desconhecida, as pessoas geralmente entram e saem pelos mesmos lugares, o que diminui a chance de você se perder. Mas eu acho que fazer rotas conhecidas é para os fracos! Depois de rodar que nem um pião no Vyšehrad, saí por um lugar que eu não fazia ideia de onde era. Mas fui andando, andando, andando... e não é que me encontrei?! Meu pai sempre disse que eu não consigo deixar de ser atriz, e acho que isso se aplica muito quando estou viajando. Posso não fazer ideia de onde estou, mas ponho no rosto a expressão mais confiante do mundo e vou me enfiando de canto em canto até me achar. Nem sempre dá certo... já tive que voltar pra casa no carro da polícia uma vez (depois conto a história)! Mas o importante é que estou aqui, né mesmo?

Enfim... depois de finalmente me encontrar, eu teria que andar mais cerca de 4km até chegar ao quarteirão judeu. Fui caminhando na margem do rio, e é claro que começou a chover! Mas guarda-chuva ou ônibus também são para os fracos. Continuei caminhando...

Beleza suprema...
...e fotografando!


"Os prédios dançantes" - é como eles são conhecidos!


Nada demais... apenas noivos andando por aí...
A bela Praga e a Fera eu :)
No meio do caminho, vi essa placa:


...e meus desejos se acenderam! Minha vista escureceu, e só uma coisa ecoava na minha cabeça: Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles num pão com gergilim. De repente, todas as minhas atenções estavam voltadas a encontrar esse Mc Donald's. Na placa parecia tão perto... mas eu acabei indo parar em um lugar totalmente diferente! Como sabia que tinha um perto do Museu do Comunismo, tentei voltar pra lá. Foram 45 minutos caminhando de desespero, com um rombo na barrica e todas as minhas lombrigas chorando por Mc Donald's. Toda vez que eu via um pontinho amarelo em algum lugar, eu já imaginava aquele M maravilhoso! Até que...




Aaaaah, que alegria! Quando estou em outros países, gosto de pedir sanduíches que nunca comi. Pedi um tal de Andyburger, que só tem aqui! Vai dizer que isso não é comida típica??? Sai pra lá, Mc Donald's também é cultura! Fiquei tão à vontade que até tirei o tênis! kkkkk... E a fofa que me atendeu deve ter visto o desespero da minha saga ao olhar nos meus olhos, porque, do nada, ela me deu um sorvete de graça!



Sem brincadeira. Quando eu tava na segunda mordida, entrou um batalhão de crianças do Mc! Tinha no mínimos umas 40 cabeças ali... Se eu tivesse chegado 2 minutos depois, teria que ficar atrás de todo aquele enxame infantil pra conseguir meu amado Andyburger. Comi tudo e fiquei lá jiboiando de alegria até ter forças pra andar de novo.

E lá fui eu pro Josefov. É claro que eu já sabia que ia morrer de chorar também, né? Já tava até psicologicamente preparada. Lá não dava pra tirar foto, mas nunca vou esquecer do que vi! O museu não era dedicado só ao Holocausto, mas à tradição judaica em geral. Logo na entrada, quatro salões traziam nas paredes os nomes de todos os judeus tchecos que foram executados ou desapareceram durante a Segunda Guerra. Comecei a chorar daí, né? Mas o que mais me tocou foram os desenhos feitos por crianças no período do exílio. Alguns retratavam seus medos, outros continham lembranças do que era a vida antes da perseguição Nazista, e outros transbordavam da esperança que eles tinham de um dia voltarem pra casa... desidratei!

Minha última parada foi meio que sem querer. Na volta pra casa, ouvi um som de órgão vindo de dentro de uma igreja, acompanhando uma das vozes femininas mais lindas que já ouvi. Era a Catedral de São Nicolau, uma das mais tradicionais igrejas protestantes de Praga. Estava tendo um culto bem na hora! A mesma mulher com voz de anjo dirigia, cantava e pregava. Que coisa boa passar por ali bem nessa hora! Fiquei lá por uns 20 minutos. Saí apenas quando começou a pregação - porque eu não tava muito afim de praticar meu tcheco, sabe? Mas valeu muito! Lindo de morrer!






No hostel onde fiquei (Prague Square Hostel) eles foram uns fofos e permitiram não só que eu deixasse as mochilas enquanto passeava, mas também que eu usasse a internet e os banheiros mesmo depois do check-out. Então graças a eles, tô aqui postando e feliz por poder tomar um banho antes do meu próximo trem noturno \o/

E pra contrastar com o canto linda da Catedral de São Nicolau, lá vai o último cover que fiz, com Raquel e Mariana. Eu sei que não vai ter jeito... vocês vão rir de nós. Mas ainda assim, reunindo toda a nossa cara de pau, lá vai "Quando Você Passa", de Sandy e Junior!


E é só... amanhã o roteiro já é outro, e eu to super animada! Alguém se arrisca a adivinhar?
Beijão!

22 comentários:

  1. Aposto que eu também ia chorar rios de lágrimas! Deve ser uma sensação única...

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, Juliana! Espero que um dia você possa ver isso tudo de perto também!
      Beijão

      Excluir
  2. Oi Ana Luiza, seu blog é lindo e organizado! Gostei bastante. Te fiz uma pergunta no Glossário CsF. Beijos, conterrânea! (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Yago! Muito obrigada mesmo!
      Tô indo lá agora responder sua pergunta :)
      Beijos!

      Excluir
  3. Só de ler e imaginar tudo o que você viu nesses museus, já chorei um bocado por aqui> Parabéns pela coragem.
    Mas também, você quase me mata de rir com essa história de andar perdida com cara confiante, e de lembrar a volta pra casa no carro da polícia kkkkkkkkkk
    E tá homologado: hamburguer do Mac Donald"s que só tem aí é comida típica sim!
    Lindas as fotos, principalmente da igreja. Obrigada por me fazer viajar.
    Um beijo e que deus continue te guardando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, mam! Tenho certeza que a senhora ia me acompanhar no chororô lá também!
      Ah, e não se preocupa com meu andar perdida/confiante não! No final das contas eu sempre chego! kkkkkk
      E eu amo quando a senhora defende o Mc Donalds pra mim! Ebaaaaa!
      Foi lindo estar naquela igreja mesmo, a senhora teria adorado!
      Te amo em todos os países do mundo e nas outras galáxias também!

      Excluir
  4. Nossa, que lugar incrível! Você despertou em mim uma vontade que nunca tive de conhecer Praga! Agora vou fazer questão de passar por aí! E você é muito corajosa de viajar sozinha! Quero ser assim também quando estiver por aí, haha.
    Ah, adorei o seu cover de "Linger". Vou ver como ficou esse do Sandy e Junior, haha. Essa música tão clássica que acompanhou minha infância! HAHAH

    Boa sorte com tudo aí!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, vale MUITO a pena vir a Praga! Que bom que você ficou com vontade de conhecer também! Ah, e eu adoro meter a cara nas coisas.. hihih... às vezes dá um friozinho na barriga, mas graças a Deus tem dado tudo certo!
      Bom saber que você gostou do Linger \o/ Espero que o turu turu não tenha desapontado! kkkkk
      Beijão!

      Excluir
    2. Hahahah! Nada, também curti o turu turu, até postei no meu twitter, tsc! HAHAH
      Ah, só pra constar: eu sou o flipe das outras postagens, é que agora to postando com esse e-mail D:

      Beijos!

      Excluir
    3. Ow, que bom que você também gostou do turu!
      Ah, e não liga! Eu percebi que era vc ^^
      Beijooo!

      Excluir
  5. Ana, você faz suas viagens com qual companhia aérea?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente uso a EasyJet, mas essa to fazendo toda de trem :)

      Excluir
    2. E vc compra as passagens pela internet mesmo?? Passa o site?? :P É mais barato fazer de trem?? Hahaha, desculpa as mil perguntas, mas a gente fica só babando daqui, esperando pra quando for a nossa vez de fazer isso! xD

      Excluir
    3. Dá pra comprar pelo site da Rail Europe, mas eu comprei na Suíça, porque foi de lá que eu saí :) E é mais barato dependendo do número de países que você vai conhecer e do tempo que vai passar! Eu comprei um passe de 15 dias com viagens ilimitadas, pq to fazendo 7 países :) Beijos!

      Excluir
  6. Oi Ana! Muito lindas as fotos de todos os lugares, dá muita vontade de ir também! Mas deixa eu te fazer uma pergunta, isso tudo dá pra fazer com o dinheiro do CSF ou vc levou dinheiro pra viajar?? Tô na dúvida se devo levar alguma coisa ou não... Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana! Brigada mesmo! Como essa foi uma viagem beeem longa, não deu tempo de juntar o dinheiro todo aqui. Eu peguei uma parte emprestada comigo mesma (numa conta que eu já tinha), e pretendo ir devolvendo aos poucos :) Mas acho que foi só por causa do tempo mesmo. Se eu tivesse deixado pra fazer no final do ano, teria dado pra juntar na boa! Beijo!

      Excluir
  7. Poxa vida... Quero muito chorar este choro também. Deve ser incrível.
    As fotos estão lindas, pra variar e eu NAO ACREDITO que vc nao colocou making of nesse turo turo.
    (eu ri mesmo) O melhor sao as caras super sérias, pra esta música super profunda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vem, minha Xu! Daí a gente se consola... é incrível mesmo!
      Ah, e nem me fala da falta de making of... a câmera descarregou e o celular tava sem memória! Daí sempre que a gente errava tinha que ir apagando!
      E é CLARO que essa música é profunda, né? :D

      Excluir
  8. Lindinha, cansei só em ler essa sua parada, kkkkkkkkk
    Estou me divertindo de longe, kkkkkkk
    Deus te abençoe.
    Não me diga que vai pra Turquia? Holanda? Dinamarca, kkkkkkkk
    Bjs brasileiros, potiguares e lindinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk... foi uma jornada grande mesmo, lindinha! Que bom que você se divertiu comigo!
      Eu vou pra Turquia sim! Holanda e Dinamarca ficam pra próxima!
      Um beijão do Leste Europeu pra você.

      Excluir
  9. ôo que delicia!! espero poder visitar essa bela construção de Frank Gehry quando fizer meu mochilão pelas "Zoropa"! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu espero que você conheça isso e muito mais \o/ Abração!

      Excluir