sábado, 11 de maio de 2013

Budapeste em Espanhol

¡Hola, chicos! ¿Cómo están ustedes?

Não, eu não estou na Espanha. Mas é que a minha experiência em Budapest tem sido praticamente toda em espanhol! Deixa eu contar: ontem, no albergue, comecei a conversar com uma menina da Costa Rica, que está no mesmo quarto que eu. Apesar dela falar inglês, acabamos nos comunicando só em espanhol mesmo. Conversa vai, conversa vem, e resolvemos passear juntas hoje! O nome dela é Carolina, e ela também está viajando sozinha pela Europa :) Descobrimos que estivemos em no mesmo albergue e no mesmo dia em Viena! Não sei como não nos encontramos antes!

Enfim, acordamos um tantinho tarde hoje, e já era quase 11 horas quando saímos pra tomar café da manhã. Daí ela fez uma sugestão: "Que tal tomarmos café no Mc Donald's?. Juro, a partir dessa pergunta, Carolina virou minha amiga para sempre! Que pessoa mais sábia! Já estávamos nos dando bem e conversando sobre tudo, mas quando ela falou sobre tomar café no Mc... arrasou! Pra nossa surpresa, não tinha mais nada de café da manhã lá. Comemos hambúrguer com batata frita e suco mesmo! Que saúde... Mas quero deixar claro que eu segui a minha teoria e comi um sanduíche que nunca vi em nenhum outro lugar. Não vou nem me arriscar a lembrar o nome, porque tava em húngaro, e vocês sabem, né? Não quero humilhar ninguém com a minha potência linguística!

Depois do nosso café/almoço, resolvemos sair pro Városliget, que é o parque da cidade aqui. Gente, que coisa lindaaaa *____* E ainda mais num sábado de sol, com mil famílias andando na beira e tomando sorvete...




Aqui as ruas são bem largas!
A Hösök Tere - Praça dos Heróis, que fica na entrada do parque.
Do ladinho do parque tinha uma pequena fazenda aberta ao público. E aí descobri outra paixão em comum com Carolina: animais da roça. Ficamos lá babando os cavalos, pôneis e cabrinhas por um milênio! Ainda vou ter uns desses em casa...




Continuamos caminhando e chegamos ao Vajdahunyad, que é um castelo que fica dentro do complexo do parque. Não preciso dizer nada, né?


Pra não perder o costume...


De lá, mais uma vez eu e Carolina pensamos juntas. Vimos uma barraquinha cheia desses confeitos infantis e enlouquecemos! Mas digam aí se não eram mesmo irresistíveis:


Saímos escolhendo um monte, e acabou que no final pagamos uma fortuna pelos doces e eles eram terrivelmente ruins! Que bom que a gente pelo menos riu da situação. Aliás, a moeda aqui na Hungria é o forint, e ele é super desvalorizado. 1 euro custa aproximadamente 293 forints! Me achei a ryca das rycas quando fui trocar o dinheiro, né?


Enfim, na saída do castelo, seguimos para um free walking tour, parecido com o que fiz na Eslováquia. Tinha combinado com Carolina que iria com ela no tour que eles fazem em espanhol. Depois de passar um dia inteiro falando com ela, eu tava realmente me sentindo menos enferrujada e deslanchei na língua dos muchachos! Além da gente, havia 5 mexicanos e 4 argentinos no grupo. E gente, que diferença! No que fiz em Bratislava, as pessoas mal se falavam. Nesse, todo mundo virou amigo num instantinho. Rimos horrores, até porque nosso guia era hilário!

Quando ele perguntou de onde eu era, e eu disse que era brasileira, ele me respondeu com a maior clareza do mundo: "Ah, então você fala português? Que legal!". Eu podia jurar que ele era brasileiro também, e estava prestes a perguntar, mas alguém teve a ideia antes. E aí ele disse que era húngaro mesmo, e que muitas pessoas na Hungria falavam português. Arrasou! E minha gente, o cara falava um espanhol de bater palmas também - além de inglês! Incrível. Isso é um tapa na cara de nós, brasileiros, que muitas vezes mal saímos do inglês - quando saímos! Lá vai o Christian:


Ah, gente, o grupo foi super fofo e nós vimos muitas coisas lindas da cidade. Aprendi um monte de coisas sobre a história do lugar. E como já disse aqui, ter conhecido Praga, Viena e Bratislava também me ajudou a compreender melhor o que foi o império Austro-Húngaro, como se deu essa divisão e como funcionou o comunismo aqui depois da Segunda Guerra.

Budapeste é uma cidade linda! Confesso que fiquei com um pouco de medo ontem, quando cheguei, porque a estação de trem é super esquisita e caindo aos pedaços, e preciso dizer que as pessoas não são muito amigáveis... Mas hoje fiquei realmente surpresa! As ruas são largas e muito arborizadas, construções históricas lindas estão por todo o lugar, e isso sem falar no Danúbio, que divide a cidade. Aliás, vocês sabiam que Budapeste é a junção de três cidades? São elas Buda, Ôbuda e Pest, que se unificaram em 1873.

Caminhamos por quase três horas, e eu quase quebro o dedo de tanto tirar fotos! Apaxionei!!!




Dizem que colocar a mão nessa pança dá sorte!










No fim do passeio, os mexicanos foram embora e eu e o resto do pessoal fomos comer alguma coisa. Acabei me arriscando em um xxx, que é tipo uma massa de pão sovado com carne de porco dentro. Minha primeira refeição húngara!


Andamos juntos até o ponto onde havíamos nos encontrado pro passeio, e depois nos dispersamos. Só eu e Carolina seguimos juntas - e já combinamos que amanhã vamos acordar cedo e tomar um café da manhã de verdade... no Mc Donald's!

Amei meu dia húngaro-latino, e amanhã tem mais Budapeste!

AAAAHHH! E na vinda pra cá, eu acabei resolvendo gravar o vídeo mensal no trem, aproveitando que estava sozinha na cabine (milagre!). Espero que gostem.

Beijão!


20 comentários:

  1. Respostas
    1. É lindo mesmo, Juliana! Espero que você tenha a oportunidade de conhecer também! Beijos

      Excluir
  2. Adorei o vídeo, vou a Londres em agosto (inclusive quero te ver) foi bom ficar sabendo sobre essas informações em relação a imigração, pra já ir treinando o inglês *medo* rsrs Estou adorando seus novos posts sobre o mochilão, pois vou fazer esse mesmo roteiro no meu mochilão. Aproveitando, me tira uma dúvida: eu sei que você está fazendo o caminho de trem, depois você poderia explicar melhor em relação aos valores de passagem (avião e trem) desde de Londres, e quais vc foi pegando? Beijão Aninha, boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pizza queridooo! Ai, que bom saber que você vem pra Londres! Vou amar te ver \o/ E que ótimo que você vai mochilar também. É uma experiência incrível! Eu comprei um passe da Rail Europe que valia por 15 dias ininterruptos, mas tem vários outros tipos de passe :) Esse cobria todos os países que visitei, exceto a Turquia - pra onde vim de avião. Em Natal, sei que você pode comprar passes da Rail Europe pela CI, que é uma agência de intercâmbio que fica na Romualdo, em frente ao Lagoa Center. Um beijão!!!

      Excluir
  3. Deus é bom nas pequenas coisas Ana Lú! No último post você reclamou das coisas chatinhas de viajar sozinha e ele te deu essa menina de presente! Além de se darem bem (mais uma providencia dele) ainda pôde tirar fotos suas! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, Ian! Eu só conseguia pensar nisso quando conheci a Carolina :) Bom demais!
      Um beijão

      Excluir
  4. Aninha, nem preciso dizer que tô babando aqui né? xD esse roteiro é super a sua cara (envolvendo história e tals) e gente, a arquitetura dá show! Não é muito minha preferência, mas algumas características da questão urbana também não ficam para trás, ruas largas, ruas para pedestres, achei muito bom!
    Foi há uns posts atrás, mas amei o seu chaveiro internacional!!! Deve ter um peso monstruoso, mas ele conta histórias por si próprio - acho que vou pegar sua ideia :) (com direitos autorais, é claro kkk).
    Sim, um super parabéns, você está arrasando nas fotografia, foco, planos distantes, fotos noturnas sem tremedeira, só sucesso! Reparei nas suas marcas fotográficas: o tênis e as flores (sozinhas, com foco e ao fundo uma construção..). Tudo lindo!
    Eu pensei melhor e.. não tenho coragem para um mochilão desses não :p kkkk sozinha, mas tendo uma super guia turística poliglota, fotógrafa e Mc lover, acho que vai dar pra viajar bastante ;} Estou confabulando aqui (alguns lugares, vendo alguns contatos e algumas atividades culturais também).. Depois te conto as ideias ;D
    Saudades!
    Amo você, linda, muitão!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de tudo: AMEI o Tintia Vieira. Coisa linda! Que saudade!!!
      Tenho certeza que você iria amar a arquitetura desses lugares que eu tenho visitado... é de babar!
      Ah, e pode deixar que eu abro mão da patente te concedo a licença pra copiar meu chaveiro. Ele tá gordinho que só! Lindo lindo!
      Que bom que você ta gostando das fotos, meu bem! Tô tentando, ainda tenho muito o que aprender.
      Vou amar sair por aí com vocês. Temos mesmo que combinar essas viagens. Te amo, to com muita saudade e muito feliz por nos vermos em breve.
      Um beijão, prima! Se cuida

      Excluir
  5. Acho que o mais triste é nosso país estar cercado de outros que falam espanhol e muita gente ainda desprezar a língua.

    ResponderExcluir
  6. Gente, quanta beleza *____*

    Amei o quarto vídeo, deu pra tirar algumas dúvidas (em relação à bagagem e tal) e me divertir kkkk

    Bjos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma lindeza mesmo, né, Felipe? Apaixonei!
      E que bom que você gostou do vídeo!
      Beijão

      Excluir
  7. Lindo Ana Lú. Seus vídeos e posts estão ajudando muita gente nesse momento. Parabéns. Saudade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, big querido!
      Muito obrigada :) É muito bom poder ajudar.
      Saudade também!

      Excluir
  8. Lindinha, continue postando cada passo seu, kkkkkkkkk. Minhas aulas de geografia estão enriquecidas por vc. kkkkkkkkk
    Deus te abençoe.
    bjs lindinhos, potiguares e brasileiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, lindinha! Que bom poder enriquecer suas aulas!
      Quando voltar, vou querer conhecer seus alunos!
      Um beijão!

      Excluir
  9. Eita coisa boa viver dentro de uma mochila!!! rsrsrs Estou acompanhando tudo, dou muitas risadas , me emociono, sinto saudades, medo, preocupações, mas sei que Deus está com você.
    E disse-lhe o Senhor: Tira as alparcas dos teus pés, porque o lugar em que estás é terra santa.
    Tenha certeza que nós nordestino estamos torcendo por vc!!!! Bjs lilica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso, Lilica! To vivendo dentro de uma mochila! kkkkk
      E com certeza, Deus está comigo sempre, cuidando de mim nos mínimos detalhes.
      Um beijo com saudades

      Excluir