sábado, 25 de maio de 2013

O desfecho perfeito

Oi, todo mundo!

Como vocês sabem, o mochilão já terminou (buáaaaa...) e eu já to em casa \o/ Essa semana tem sido muito divertida, com uma das minhas melhores amigas me visitando aqui :) Mas isso é assunto pro próximo post, porque ainda falta contar pra vocês como foi o último dia da minha viagem, que terminou em Istambul.

Então recapitulando um pouquinho: tinha passado o primeiro dia passeando sozinha e no segundo tive a companhia de Baris. No terceiro e último dia, finalmente era hora de encontrar minha querida amiga turca Begüm, que foi Samsung Global Blogger comigo em Londres no ano passado, durante as Olimpíadas. Trabalhamos no mesmo grupo e ficamos super amiguinhas! Mantivemos o contato mesmo depois do fim do programa, mas não imaginávamos que poderíamos nos ver tão cedo!

Eu, Begüm e Bram - outro integrante da nossa equipe
Sabe quando você tem uma "conexão" com uma pessoa? Acho que comigo e Begüm é assim. A gente tem pensamentos idênticos com uma frequência incrível, e às vezes antes de falarmos a outra já captou tudo no ar. Temos gostos muito parecidos também. Tomei um susto quando nós duas pegamos os celulares ao mesmo tempo, e...


Enfim, acho que foi essa forte conexão que levou Begüm a me promover um desfecho perfeito pra viagem, uma programação que é a minha cara e que me permitiu fechar com chave de ouro o mochilão: um dia de gordices! Sério, a gente comeu mui-to! Começou logo pela manhã, quando nos encontramos pra tomar café. E olhem que café especial: cruzamos o Mar de Mármara e fomos para o lado Asiático de Istambul! Sim, a Turquia é o único país do mundo que está simultaneamente em dois continentes. Eu tinha planejado um mochilão pela Europa, mas acabei tendo um gostinho da Ásia também. Que delícia, né?


Olhem a cor dessa águaaa!
A gordice começou ainda no barco, comendo simit - que é algo parecido com um pretzel:


Caminhamos até o restaurante que Begüm escolheu, um lugar lindo, calmo, cheio de árvores. Enquanto os passarinhos cantavam de um lado, a gente colocava a conversa em dia do outro. A deixei à vontade pra escolher o café da manhã que ela quisesse, e depois de um tempinho me chega isso:



Gente, é sério. Se eu pudesse, ficaria sentada ali o dia inteiro! Tudo era deliciosamente delicioso. Ah, e eu já falei que essa bandeja (de madeira e giratória!) era só pra mim? Fiquei doida, sem saber por onde começar. Tudo incrivelmente delicioso, com destaque para o mel com creme para se comer com pão. No céu vai ter isso minha gente. Amém, eu creeeeiiiio!


Depois de quase duas horas de fartura naquele lugar tão gostoso, pegamos um sorvete e caminhamos em direção ao mar. Não sei nem qual sabor eu pedi, mas sei que tava uma maravilha!




Tínhamos pouquinho tempo, porque às 16h eu já tinha que pegar o transfer pro aeroporto. Mas Begüm fez questão que nós tomássemos um típico café turco - que não se toma, simplesmente... tem toda uma cerimônia! É claro que eu topei, né? :D O café turco é bem forte, e geralmente torrado em casa. O cheiro que exalava enquanto o garçom me servia já fazia a experiência valer a pena! Como boa amante de café, posso dizer sem dúvida que aquele foi o melhor que já tomei na minha vida!   


E não para por aí. Mais uma vez, os noveleiros vão ter boas lembranças agora... Quem acompanhou O Clone lembra da Zoraide lendo a borra de café pra Jade, né? Eu não sabia, mas na Turquia as mulheres também têm esse costume. Como o café turco é muito forte, fica quase 1 dedo de pó de café no final da xícara, e Begüm me mostrou como elas fazem a leitura: viram a xícara sobre o pires, esperam que ela esfrie e depois interpretam o que as marcas deixadas pelo pó querem dizer.




Não acredito nessas coisas, mas achei super legal saber como funciona a tradição. Além disso, segundo Begüm, as linhas abertas da minha xícara querem dizer que eu vou viajar muito! Que arraaaasoooo!!!


Nos despedimos, ainda cheias de saudade. Foram poucas horas, mas bom demais estarmos juntas. É verdade que nos empolgamos um pouco com as conversas e comidas, e o tempo ficou muito apertada. Eram 15:40, e eu precisava estar no albergue em 10 minutos. Peguei um taxi, mas o engarrafamento estava inacreditável. Não andamos 1km, e o taxista teve a cara de pau de me cobrar 15 liras (equivalente a 15 reais), só pelo tempão que passamos parados no trânsito. Que beleza, agora eu teria que pegar um tram. Meu cartãozinho de passagem estava carregado? Claro que não! Gastei minhas últimas 5 liras pra colocar mais crédito.

Entrei no tram e assim que ele começou a se mover vi que estava indo na direção errada. Quase chorei! Ia perder o transfer, o dinheiro que já tinha dado, e teria que pagar um taxi caríssimo até o aeroporto! Engoli o choro, desci na parada seguinte, atravessei a rua e peguei o certo. Comecei a me consolar, dizendo a mim mesma que essas coisas aconteciam, e que o atraso foi por uma boa causa - eu estava passando tempo com uma grande amiga!


Já passavam das 16h05 quando eu desci, e fui caminhando com calma até o albergue. Decidi casualmente passar na frente da empresa de transfer e perguntar sobre o transporte até o aeroporto. Disse ao cara que tinha perdido a hora, mas já tinha feito o pagamento e tal... Nem pedi nada, na verdade disse que queria marcar outro transfer pra dali a uns 40 minutos. Num ato de bondade sem precedentes, o cara simplesmente ligou pro motorista e mandou ele voltar pro albergue e me buscar - apesar de já terem passado 15 minutos do horário! Sério, fiquei com vontade de pular no balcão e dar um beijo nele (Calma, pai! Eu não fiz isso!). Que coisa fofa, né?

Corri pro albergue, agarrei minhas malas e entrei no carro (que já tava lotado!) completamente esbaforida. Finalmente chegamos no aeroporto, consegui fazer meu check-in em paz e, caminhando para o portão de embarque, me deparei com isso:


É uma cadeira de massagem. Conheci essa maravilha tecnológica pela primeira vez na Alemanha. Sério, gente, uma dessas me salvou! Eu tava tendo um dia mais estressante impossível, presa em Berlim, sozinha, sem dinheiro e sem ter como voltar pra casa porque todos os voos haviam sido cancelados. Resolvi sacrificar alguns euros pra passar 10 minutos numa dessas cadeiras, e isso simplesmente me renovou!

Depois de toda a correria pra chegar no aeroporto, achei que eu merecia, né? A cadeira cobrava 1 lira por 3 minutos de massagem. Catei na minha bolsa e achei 5 moedas de uma lira. E se você acha que eu gastei as cinco pra passar 15 minutos me sentindo no céu... certa a resposta! Que maraviiiilha!

Ainda no aeroporto de Istambul, estava na pia de um banheiro lavando o rosto, escovando os dentes e fazendo o possível pra compensar pelo banho que não pude tomar. Olhei pelo espelho, e na pia do outro lado estava uma menina fazendo a mesma coisa. Sorrimos uma pra outra. Ela terminou antes de mim e colocou um mochilão nas costas. Disse pra ela: "Eu sei bem o que é isso..." - e apontei pro meu mochilão. Ficamos ali alguns bons minutos, trocando experiências e desejando muitas outras viagens uma pra outra. Que legal é conhecer pessoas do mundo inteiro e ouvir suas histórias! 

O voo saiu na hora certinha, e foi muito tranquilo. A companhia aérea é uma beleza, gente. Super recomendo! Se chama Turkish Airlines. Serviram um jantarzinho maravilhoso (olha aí... eu só falo em comidaaa! Preciso me libertar dessa alma gorda, minha gente!) e tinham aquele computadorzinho de bordo com jogos, filmes, música e programas de TV. Tive a brilhante ideia de assistir A Vida de Pi.


Pra que, meu povo? Pra queeee??? Chorei que nem uma condenada com esse filme lindo-e-maravilhoso, tanto esteticamente quanto na história. E o pior: não chorei só por dentro não. Tava quase soluçando pro avião inteiro ouvir. Que mico!!!

Depois de passar pela imigração, pegar minhas malas e tudo mais, saí do aeroporto e me dei conta do quanto eu tinha sentido saudade da minha Londres querida. Enquanto o metrô andava, ia lembrando das coisas lindas que eu vivi e agradecendo a Deus por ter me dado um privilégio tão grande e por ter permitido que eu fosse e voltasse em segurança! No fim de tudo, o meu saldo:

2 mochilas, 1 par de tênis, 18 dias, 2 continentes, 7 países, 8 cidades, 5 albergues, 6 reencontros, 8 trens, 2 voos, 57 horas pela terra, 5 horas pelos ares. Me sinto mais ambiciosa, obstinada, forte e corajosa do que jamais senti. Perdi de vez o medo do mundo. Ganhei conhecimento pra vida toda. Passei a me amar mais. Consegui me entender melhor. Vi nos mínimos detalhes o cuidado de Deus. Antes, muitos sonhos na cabeça. Agora, muita história pra contar.
Mundo, eu estou apenas começando.

Obrigada por me acompanharem na realização desse sonho, gente! E eu não to brincando... esse foi só o começo!

Um beijo pra vocês!

27 comentários:

  1. Lindinha, acho q tá na hora de descansar um pouco, kkkkkkkk. Essa viagem foi fantástica e cansativa. Descanse para o que virá por ai.
    Deus te abençoe.
    bjs brasileiros, potiguares e lindinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lindinha! Com certeza, preciso colocar as pernas pra cima por uns looongos dias! Até porque tenho que estar bem preparada para a próxima, né?
      Beijão!

      Excluir
  2. Cara, sem palavras pra comentar sobre essa sua viagem. Sou futuro intercambista do CsF, vou pra Glasgow em Setembro e to acompanhando teu blog desde o início e sempre me intimidei em comentar os posts. Com esse final perfeito do teu mochilao, tive que comentar. hahaha Tá de parabéns! Tanto pelo blog, quanto pelo sucesso da viagem. E você ainda toca nos pontos principais dos lugares, na minha opiniao: COMIDA! hahahaha Meu sonho é fazer um tour gastronomico. Enfim, é isso. Acho que no futuro te incomodarei um pouco pra saber de dica$ sobre mochilão pra, quando chegar minha vez, sair tudo certo! Quem sabe nos encontremos em Londres e/ou em Glasgow!!!
    Abraço!

    Ricardo Maia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ricardo! Parabéns pela aprovação no programa! Tenho certeza que você vai gostar muito :) Ainda não fui em Glasgow, mas quero demais visitar! Ah, e que bom saber que você tem curtido o blog e as minhas andanças ^^ E realmente, comida significa muuuito pra mim! hahaha... Além de ser uma comilona assumida, acho que é uma ótima forma de conhecer novas culturas.
      E pode deixar que, precisando das dicas, to aqui!
      Seria legal nos encontrarmos mesmo!
      Abração!

      Excluir
  3. Eita coisa linda tanta comida gostosa e eu aqui só olhando, mas tudo bem!!! Amo você<3 Quero saber sobre a borra de café... diz a lenda que vai aparecer um broto na sua vida....kkkkkkkkkkk brincadeirinha... Filhota fique na com Deus espero poder encontra-lá em breve. Lilica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk... Ô, Lilica, se eu aprender a cozinhar essas iguarias, eu faço quando chegar aí! Aii, "Amém" pra essa leitura de borra, viu? Brincadeirinha, nada?
      Um beijão! Amo você e sua família também!

      Excluir
  4. Que massa Ana, que você possa dar a volta ao mundo!

    ResponderExcluir
  5. Que show! Acho ótimo o jeito como você encara bem algum imprevisto ou problema que encontra e sempre vê o lado bom de tudo *•* Isso deixa a vida bem mais leve rs Beijo. Joyce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joyce! Ah, acho que tem que ser assim mesmo \o/ Pra que se estressar quando você ta vivendo um sonho, né? Um beijão!

      Excluir
  6. Adorei post!
    Vou morar em Dundee como intercambista do CsF e acompanho seu blog desde que vi um post em um dos grupos sobre o PS.
    Já tinha a idéia, mas me animei mais ainda em fazer um blog tb.
    Parabéns pela viagem e aproveita muito, pq vc ainda tem mto tempo aí! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafaella! Que bom que gostou do post e que tem acompanhado o blog!
      Ah, e vai em frente na ideia de blogar também! É bom pra quem faz, ajuda as pessoas e ainda deixa a família e os amigos mais tranquilos ;)
      Beijão!

      Excluir
  7. Nossa! A sua conclusão foi a melhor! Que coisa mais linda! Eu me sinto exatamente assim! Preciso de mais experiências e menos sonhos! HAHAHAH!
    Muito maneiro mesmo você compartilhar toda essa experiência do mochilão...Só fico triste porque gostaria de ter ido com você, haha. Mas só chego em Setembro :(
    Enfim... Espero que esteja tudo bem com você e parabéns pela coragem de viajar tanto! Isso é demais!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Felipeee! Ow, que bom que você gostou! E nem se preocupe, as experiências virão também! \o/
      Pois é... quando você puder viajar eu já vou estar voltando :/ Mas não tem nada não, vou ficar daqui lendo e curtindo suas andanças também!
      Beijão!

      Excluir
  8. Como estou feliz por tudo o que você viu, experimentou e conheceu! Mais feliz ainda porque você voltou em paz. Se havia alguma coisa triste ou ruim, certamente se transformou no seu olhar, pois "a beleza está nos olhos de quem vê".
    Agradeço a Deus por isso que ele fez, e porque você espalha Sua luz por onde passa.
    Acho que você tá mesmo só começando. Nada disso é em vão, nem somente um passeio. Você acabou de receber uma visão de mundo (que eu jamais poderia te dar) e isso tem um propósito. Que Deus te dê sabedoria para realizá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mamma linda! E eu estou feliz por ter uma mãe que não só me incentiva em palavras, mas em ações também. A confiança que a senhora e papai depositam em mim me deixam muito segura. Obrigada por tudo, mammm! E eu sei que não é em vão! Estou aqui ansiosa e feliz pelas próximas surpresas que Deus tem pra mim...
      Te amo!

      Excluir
  9. Como estou feliz por você! Por todas as suas histórias e toda essa experiencia. O Senhor continue te abencoando. Beijinhos. ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adri, muito obrigada! O Senhor tem sido maravilhoso demais comigo!
      Um beijão pra família toda... Saudade de vocês!

      Excluir
  10. APENAS DESEJO O MUNDO INTEIRO PR'OCÊ, SUA LINDA :D

    Que desfecho lindíssimo, emocionei kkk
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. querida, to adorando seu blog! ainda nem estou dentro do programa, na verdade vou tentar pra ir exatamente um ano depois da sua ida, em janeiro de 2014 :)
    espero muito que, se eu conseguir, consiga seguir suas dicas maravilhosas por lá!
    você poderia fazer um post falando de como planejar um mochilão? tenho muitas dúvidas sobre o assunto, como escolher os albergues é o principal. você ficou em quartos "comunitários"? meu sonho é fazer um mochilão no meu intercâmbio, mas confesso que sou meio fresquinha e queria escolher a dedo os locais que vou me acomodar haahhahaha
    beijos e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Julia! Que bom que vc ta gostando! Tomara que dê tudo certo e em breve você esteja por aqui também!
      Pode deixar que vou fazer esse post sim! Mas já te adianto que fiquei em albergue e tive que dividir quartos... Uma viagem dessa fica muuuuiiito cara se for contar com hotel :/
      Albergues podem ser bem legais até!
      Beijão

      Excluir
    2. Ola Ana Luiza, queria saber como vc fez em relação aos hostels, vc fez reserva pela net mesmo, ou foi com a cara dura ?
      Parabéns pelo blog, e que tudo dê ainda mais certo pra você ai.

      Excluir
  12. Ana, eu leio teu blog e fico muito feliz! É exatamente esse tipo de coisa que quero experimentar também!

    Lindo, não deixe nunca de escrever!
    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Que bom que vc gosta do blog \o/
      Pode deixar que eu não deixo de escrever não! E espero que um dia você tenha oportunidade de viver essas coisas lindas também! Beijos

      Excluir
  13. Ah, e sim. Como muitos, tô só esperando o dia chegar! Sou do CsF e estou com passagens pra Londres já!

    Ai ai!

    ResponderExcluir