quinta-feira, 9 de maio de 2013

Ahoy, Bratislava!

Oi, todos!

O mochilão continua! Saí hoje de Viena por volta das 11h, e uma horinha depois já estava em Bratislava, capital da Eslováquia. Quando resolvi vir pra cá, eu nem tinha pensado tanto no lado histórico, mas é incrível como tudo faz muito sentido! Praga, Viena e Bratislava já pertenceram ao mesmo império, juntamente com Budapeste. Que bom que eu to tendo a oportunidade de ver tudo isso. 

O trem que eu peguei pra cá tava uma maravilha! Ar condicionado, pouca gente, e uma vista maravilhosa! Só não dormi horrores porque fiquei com medo de perder a parada! hihihi...  Logo na chegada a Bratislava, já deu pra sentir o choque em relação a Viena. Cidade bem menor, bem mais velha e menos cuidada também! Mas tem sua beleza, é claro!

Cheguei no albergue e fui atendida com muita simpatia! Mesmo sendo antes da hora de fazer o check-in, eles já me deixaram ir pro quarto e tal. A recepcionista me explicou bem como a cidade funciona, e recomendou que eu fizesse um passeio a pé que um pessoal promove aqui... de graça! Essas palavrinhas mágicas ganharam meu coração. Fui pro quarto, tomei um banho e saí! O passeio começava às 14h e terminava às 16h15. Então depois ainda daria pra dar uma andada por aí pra conhecer tudo o que eu quisesse.

Dominika, uma estudante de medicina de 19 anos, foi nossa guia voluntária. Foi super legal, super relax e ela sabia muito de história. Tava um calor de torrar o coco, mas valeu a pena. Deu pra ver a cidade praticamente inteira, e aprender muito também. Ela falou não só sobre a história da Eslováquia (e do Império Austro-Húngaro, Tchecoslováquia, e tal...), mas também várias curiosidades. Uma delas é que na páscoa, não tem esse negócio de caçar ovinho de chocolate não. A tradição manda que se jogue água gelada nas mulheres e chicoteie "gentilmente" suas pernas com varinhas chamadas pomlázkas, que têm fitas nas extremidades. Dizem que isso dá a elas beleza e fertilidade. To sabendo...

Passamos por lugares muito importantes, a maioria relacionados ao comunismo. Neste lugar:

este momento aconteceu:


Fiquei toda "arrupiada", como dizem em Natal. E nesta praça:


os eslovacos se reuniram, em Novembro de 1989, celebrando o fim do regime comunista. Como símbolo das portas abertas para a democracia, eles balançaram seus chaveiros na praça. Aí eu fiz uma releitura do momento com meu chaveiro internacional - que pesa mais do que o mundo todo:


Interessante que Dominika falou sobre um lado do Comunismo sobre o qual não deu pra refletir muito na República Tcheca: apesar de viverem com muito pouco e terem muitas liberdades cerceadas, as pessoas tinham, em termos de serviços básicos, tudo o que precisavam. Quando o Capitalismo entrou em cena, muitas pessoas perderam o pouco que o governo lhes garantia. O resultado é visível nas ruas: muita gente sem teto, muita desigualdade social! Ela falou que não é difícil encontrar alguém que fale com saudade dos tempos do Comunismo... Interessante, né?

Ta, mas chega de nerdice! Vamos às fotos \o/





Gostei dessa criança! Meus filhos vão se vestir assim!
Nada não, só Napoleão Bonaparte fazendo a minha guarda... 

O centro é cheio dessas feirinhas fofas!
Dominika também deu dicas relacionadas à comida. E é claro que a gordinha aqui foi testar! Fui num restaurante chamado Bratislava Flagship, que reproduz o interior de um castelo. Já entrei tremendo de medo, né? Achei que ia pagar uma fortuna! Que nada, foi baratex!


E o que eu pedi? Bryndzové haluškyžinčica, é claro! Não fazia ideia do que era. Simplesmente anotei o nome que Dominika falou e pedi na cara e na coragem. O Bryndzové halušky é um prato feito de umas bolinhas de batata (que beeeem de longe parecem nhoque), queijo de cabra e bacon. Quando veio a žinčica pra beber, eu quase caí da cadeira: é basicamente creme de leite azedo. Yuuuuuck! Juro que tomei o máximo que eu pude, mas no final das contas eu já tava ficando verde. Mas o Bryndzové eu terminei todinho sim!


De lá, fui caminhando até um castelo lindo, que fica num alto e por isso tem uma vista legal pra cidade toda. Talvez nas fotos, vocês se surpreendam com a mesma coisa que eu na foto da vista do castelo: na medida do possível, Bratislava é bem mais moderna do que eu pensava! Pra começar, muitos prédios! Bem mais do que eu vi em Praga ou em Viena (dadas as devidas proporções). Isso porque, quando o Comunismo tomou conta de Tchecoslováquia, eles resolveram conservar Praga como a cidade histórica e fazer de Bratislava a cidade moderna. Além de construírem muitos prédios e avenidas largas, eles simplesmente destruíram vários dos monumentos que existiam aqui :( Triste, né? Mas Bratislava continua linda! E o castelo também era...










AAAAH, falando em avenidas largas... o povo aqui gosta de viver perigosamente. Apesar de ter sinal de trânsito em todo lugar, a maioria deles ficam simplesmente des-li-ga-dos! Como asssiiiimmm? Atravessar a rua é uma aventura! Os motoristas de carros são bem educados, e tudo mais, mas os bondes e ônibus vêm com tudo, e salve-se quem puder! kkkkkkk... Tava até pensando em bicicletar por aqui também, mas realmente não gostaria de interromper minha viagem morrendo no trânsito. Não é por nada, é só que já paguei os albergues e passagens :D


Nem preciso dizer que me perdi na saída do castelo, né? Não encontrava de jeito nenhum, fiquei rodando quase sem esperança. Mas aí lembrei que todas as histórias com mulheres confinadas em castelos terminam bem. No meu caso, queria que fosse algo parecido com o da Bela Adormecida - porque eu tava (e to!) podre de cansaço! Fora as 2h de passeio, andei mais um monte por aí! Cheguei no albergue às 20h, o que significa que eu perambulei por quase 9 horas! Mas valeu a pena.

Ai, gente... até aqui, a única coisa chata de estar viajando sozinha é que não tem ninguém pra tirar fotos minhas! kkkkkk... É meio triste, às vezes! Fora que, quando peço pra alguém tirar, muito raramente sai boa, né? Hoje pedi a um cara passando na rua, e ele fez o favor de desconfigurar tudo em segundos! Só percebi quando o dia tava terminando :( Por isso muitas das fotos de hoje não ficaram legais. Paciência, né?

Bom, amanhã tem mais Eslováquia! Ah, e Ahoy significa "oi", em eslovaco :)
Beijo pra vocês!

12 comentários:

  1. seeempre esse famoso "M" né! de praxe

    ResponderExcluir
  2. Lindinha, que bom q estais conhecendo tantos lugares. Aproveite.
    Deus te abençoe.
    bjs brasileiros, potiguares e lindinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, lindinha! Ta sendo maravilhoso mesmo!
      Um beijão e que Deus te abençoe também!
      Beijos

      Excluir
  3. Estou viajando no seu Mochilão e até aprendendo um pouco de História que tu contas em cada post, encantado. O meu sonho sempre foi conhecer os Países Nórdicos, da Islândia à Finlândia, mas agora acrescentarei a Europa Centro-Oriental. Tudo lindão e aproveite 'muito tudo isso'! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thiago! Poxa, brigada mesmo ^^ Também sonho em conhecer os Nórdicos... to achando que vai ser meu próximo destino! Beijos!

      Excluir
  4. Mais um lugar encantado, que eu nem sabia conhecia. Parabéns pela coragem de tomar o žinčica, e cuidado com os efeitos colaterais; Um bom passeio amanhã. Deus te proteja,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Edddyr! Foi encantado mesmo, e fica tranquila porque o leite azedo não deu em nada não! Te amo!

      Excluir
  5. Oiii... Me tira uma dúvida? Esse mochilão que você ta fazendo vai durar quanto tempo no total? Você ta fazendo ele no período de férias ai? (quanto tempo de férias?. Eu passei no CSF e vou em agosto... Tenho dúvidas do tempo disponível pra essas viagens! E se puder falar algo do CUSTO também de ir de um país pra outro... Obrigado e até... Adoro seus posts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Felipe! Que bom que você gosta do post \o/ Meu mochilão vai durar 18 dias, e to fazendo no período de férias sim. Depois vou falar direitinho sobre os custos! Mas basicamente to pagando tudo com as economias da bolsa + um dinheiro que eu já tinha juntado no Brasil. Abração!

      Excluir
  6. Oi Aninha, to amando seus posts e apesar de ler meio atrasada, fico viajando contigo pela Europa com suas histórias e fotos. Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adri! Nossa, eu é que me atrasei pra responder, né? kkkk...
      Obrigada por viajar comigo! Um beijão com saudade

      Excluir