domingo, 5 de maio de 2013

Praga das boas...

Oi, todos :)

Há cerca de 5 anos, eu presenciei uma discussão acalorada entre dois irmãos. O motivo: ir ou não a Praga, na República Tcheca. Um deles estava mesmo disposto a convencer o outro - que preferia ir para um destino mais tradicional, como Paris ou Amsterdam. E hoje eu posso me juntar ao coro do irmão pró-Praga, porque eu ESTOU aqui! Minha genteeeee... eu não creio que isso ta acontecendo comigo!

Cada uma das quase 16h passadas dentro daquele trem que me trouxe de Lausanne pra cá valeu a pena. É claro que eu estou mega quebrada e morrendo de sono, mas quem liga pra isso? No trem que peguei, não havia leitos, apenas poltronas dentro de cabines. E não, elas não eram reclináveis. Mas Deus cuida tanto de mim que eu viajei com uma senhora e uma mãe com dois filhos super fofinhos! Tava morrendo de medo de quem seriam meus companheiros noturnos... Olha aí nossa cabine (a foto cortou duas das poltronas, mas dá pra ter uma ideia):


Cheguei aqui por volta das 10:30 da manhã e aproveitei que estava na estação pra trocar logo dinheiro. Fiquei ryyyyyyca! Um euro vale aproximadamente 25 coroas tchecas (moeda daqui). Adorei ficar com aquelas notas gigantes na mão! hihihi...


Como a gênia aqui estava com nenhum mapa na mão, resolvi pegar um taxi até o albergue. Eu sabia que ele ficava muito perto da estação, mas a única pessoa que eu encontrei pra me dar direções tinha um inglês meio macarrônico, e eu não entendi nada do que ela falava. Era algo do tipo "aí você vai ali. E depois, vira ali. E depois lá". Ok, né? Pra não estressar peguei um taxi. E foi aí que o estresse veio mesmo! O cara foi um sacanão do mais alto grau. Ficou visivelmente dando voltar pra sair mais caro! Lá se foram 300 coroinhas tchecas... mimimimimi. Eu sou meio chegada a um barraco, sabe? Mas me segurei, porque sabe lá o que esse homem ia fazer comigo, né? Enfim, respirei fundo e abstraí.

Já era perto de 11h, mas eu pude fazer o check-in, porque o albergue só aceitava entrada depois das 14h. Tudo bem. Pelo menos deu pra deixar uma das minhas mochilas. Fiquei vagando por três horas e meia até conseguir entrar. Conheci a região conhecida como Old Town - que é onde o albergue fica. Foi aqui que Praga "começou", e é lindo ver como eles conservam as construções de muitos séculos atrás!





E quando a larica bateu, resolvi comer uma coisa bem tcheca mesmo. Apelei pro haluškyque é um misturebão de bacon, batata e repolho. E eu sou adpeta da seguinte teoria: se tem bacon, não tem como ser ruim! E não é que eu estava certa?



E pra gorducha aqui tem que ter sobremesa, claro! Que tal um trdelnik? É uma massa que eles enrolam em rolos de madeira e assam. Depois colocam açúcar por cima. Simples e delicioso!




Bom, enfim era hora de fazer o check-in! Entrei no meu quarto lindo e cheiroso! Lençol rosinha e tudo. Olhei pra cama do lado (são dois beliches), e vi sapatos masculinos. Ok. Tem um cara aqui. Olhei pra cama em cima daquele e vi camisas masculinas. Sem problema, dois caras. E pra minha surpresa, quem é a quarta e última pessoa que entra no quarto? Sim, mais um cara! Ana Luiza Augusto hoje vai dormir com três homens. Se essa informação se espalhar torta, não vai dar certo... Mas é isso aí! Quem se arrisca a mochilar tem que estar pronto pra essas coisas!


À tarde, apesar de todo o meu corpo doer - dos dedos dos pés ao meu último fio de cabelo - eu resolvi encarar um passeio de bicicleta. Cheguei lá com uns 15 minutos de antecedência. O passeio não precisava de reserva nem nada, mas fiquei esperando as outras pessoas chegarem. Mas adivinhem quem aparecer? Nin-guém! Claro! Quem é que vai se abalar de bicicleta num domingo à tarde? Só eu mesmo!

De verdade, depois de 2h30 bicicletando por esta cidade cheia de subidas e descidas, eu to completamente quebrada. Sabe quando você respira fundo e tudo dói? Fui dar um espirro e quase senti as tripas saindo pelo ouvido... Mas valeu a pena demais! Além de Praga ser muito mais linda do que eu jamais imaginei, meu guia era um... adivinhem... aquele tipo de pessoa que [felizmente!] sempre cruza o meu caminho... um broto, minha gente! Um mega brotooooo!

Ok. Isso tem seu lado ruim também. Além dele ter visto minhas proezas cada vez que eu tentava subir na bicicleta - que era bem maior do que eu! - e aturar o fato de que nas subidas eu saía da bicicleta na cara de pau e começava a carregar, toda a vez que ele olhava pra trás pra me falar alguma coisa, eu tava fazendo aquelas caretas de dor e desespero! kkkkkkkkkkkk... Que cena, meu pai! Ah, mas vamos ver pelo lado bom: mesmo quando a vista não era das mais maravilhosas, eu ainda tinha um colírio ao meu redor! Palmas para o Andrew, essa beldade vinda direto dos Estados Unidos - e ótimo guia! Manda demais de história!!!


E vamos às fotos do passeio! Não vou colocar legendas porque tá muito tarde e eu já to quase babando em cima do computador. :






 
Este memorial às vítimas do comunismo é dedicado a todas as vítimas,
não só àquelas que foram presas ou executadas
mas também aqueles cujas vidas foram arruinadas
pelo despotismo totalitário.







Ainda com o sono, tem uma historinha que eu quero contar! Esse carinha aí da estátua é o St. John - padre da corte do rei Venceslau IV. Diz a lenda que o rei insistia pra que ele lhe contasse qual era a confissão que sua esposa fazia, já que ele suspeitava que ela o estava traindo. Depois de ser torturado até quase a morte, ele disse que contaria apenas a uma alma viva qual era a confissão da rainha. O rei ordenou que todos saíssem do quarto pra que ele escolhesse a quem contaria (esperando que essa mesma pessoa diria pra ele, depois). E ele cumpriu sua palavra, mas contando a confissão pra um cachorro! kkkkkk... Arrasooooou! Pena que o rei não gostou da brincadeira e o jogou da ponte Charles, que é onde a estátua fica.


Dizem que quem toca o cachorrinho que fica ao pé da estátua tem boa sorte e um dia volta a Praga! Eu não acredito em sorte nem que uma estátua vá me fazer voltar, mas adoro tradições locais! E não podia perder a oportunidade de fazer um carinho num cachorro, né? Delíciaaaa...


Terminei o passeio morta de cansada, mas feliz por ter conseguido completar o percurso! Como presente, me dei um sorvete de pistache :D


Agora à noite, resolvi rangar uma coisa típica também! Pedi um vepřo-knedlo-zelo, que é um prato de porco ao molho acompanhado desse pão mais delícia que eu já comi na vida e repolho. Tava muito bom mesmo! E foi bem baratinho! Pra comer foi uma facilidade, mas nem pede pra eu pronunciar esse nome que não saiu de jeito nenhum! hehehe...


E por hoje é só! Escrevi um monte, né? Parabéns pela paciência de ler até aqui :D
...e amanhã tem mais Praga!!!

Beijo!

14 comentários:

  1. Que coisa linda, Aninha, admiro sua coragem de sair mochilando pelas Oropa, sério mesmo, e logo nesses países de língua nadaver D: e tu pesquisou antes de sair pra comer essas coisas ou foi na coragem mesmo? xD é cada letra doida q eu nunca vi na vida...

    véi, eu to muito em falta com os comentários desse blog, mas essas coisas de sair no random por um vasto mundo de aventuras me fascina q só a misericórdia. sempre que ler prometo que comento :(( bjo, boa sorte aew nas praga! o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Dudu lindo e queridoooo! kkkkk... "países de língua nadaver" foi o máximo. É assim que eu gosto, quando mais complexo melhor! E é claro que eu não pesquisei, né? Tu acha?! kkkkkkk... preguicinha forever aqui!
      Não se preocupe, você não está nada em falta. Mas quando dá o ar da graça é muito muito bom \o/ Saudade de vocêee!
      Beijão

      Excluir
  2. Filha, nem acredito que você está ai. Estou muito feliz por você, acompanhando cada minutinho dessa aventura abençoada. Estou encantada com as fotos e com água na boca da comuda, especialmente dessa rosquinha doce.
    Abra bem os olhos pra ver todas essas belezas que tem por ai. E não deixe de contar nada pra gente.
    Deus te abençoe e te guarde.
    P.S. Vou fazer de conta que não li a parte do quarto com os três rapazes, e que não tô nem ai, tranquilíssima ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mami, eu também não acreditoooooo!!!
      Praga foi maravilhosa demais! Fiz o possível pra fotografar e filmar tudo com os olhos, não quero esquecer de nenhum detalhe.
      E não se preocupe com os rapazes. Deu tudo certo, ninguém mexeu com seu Zizi!
      Te amo aos montes...

      Excluir
  3. Adoreeeii!! Essa semana eu vou fazer uma prova e, se eu passar, vou pra Zlín, interior da República Tcheca, pra estudar por 6 meses!! Continue passeando muito e me conte os detalhes pra q eu chegue lá previnida, se eu conseguir passar!!
    Saudades!!
    Bjão :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cacones meu beeeemmmm!!! Nossa, tô com os dedos cruzadíssimos aqui pela sua prova. Queria ter conhecido mais da República Tcheca, mas só o que eu vi de Praga já me fascinou. Quando você chegar, vou ter maior prazer de te acompanhar numa visita a Praga. Bora?
      Saudade, amo você!

      Excluir
    2. To me morrendo já por causa dessa prova!! rsrs
      Se eu for mesmo, a gente se encontra e talvez eu consiga te acompanhar por um ou dois países, neh?! ;)
      Tbm amo vc, bjão :*

      Excluir
  4. Aninha, você está arrasando! Que coragem Oo (espero ter um pouquinho para fazer um super mochilão desse) Muito linda a cidade, os monumentos, as construções históricas, super curtindo aqui (ah, tem aqueles cadeadinhos também, né? Adorei ;}). As comidinhas típicas parecem deliciosas, apesar dos nomes serem impraticáveis, só toma cuidado com todo esse repolho..
    Beijo, linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tintinha linda! Aaaaah... eu não sei se vou deixar você fazer esse mochilão sozinha não, viu?! kkkkkkk... Quando é comigo eu não to nem aí, mas com minha prima princesa eu vou precisar pensar bastaaaaante no caso. Talvez eu até tenha que ir com você pra garantir sua segurança!
      Lembrei de você o tempo todo em Praga. A arquitetura é de babar. Tem ruas inteiras com prédios arredondados, coloridos e ricos em detalhes. E as igrejas?! Lindas de chorar!
      As comidinhas foram uma delícia, e nem se preocupe que eu fugi do repolho no segundo dia! kkkkk...
      Beijos, amo você

      Excluir
  5. Coitados dos três caras que dormiram perto de vc nobdia repolhado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha, pra sua informação, minhas tripas se comportaram muito bem, viu? kkkkkk

      Excluir
  6. kkkkkkkkk, tô rindo pra não chorar de inveja. kkkkkkkkkkk
    Viajei com você hoje por vários lugares, li vários post atrasados, kkkkk. A vida por aqui não está de brincadeira.
    Quando vi que a Cíntia deseja ter sua coragem, lembrei q vc não iria deixá-la ir sozinha, tem q ter alguém p ajudá-la né? e claro essa pessoa é vc. kkkkkkkkkkk
    Queria ter essa oportunidade tb. Quem sabe um dia. Aproveite. Deus é contigo em todas as horas.
    Bjs brasileiros, potiguares e lindinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkk.. ri mesmo, lindinha!
      Pois é, e eu vou ter MESMO que acompanhar Cintia aqui, né? Vai ser um trabalhão enorme!
      E eu torço mesmo pra que você e outros amigos maravilhosos tenham essa oportunidade também.
      Beijão!

      Excluir