segunda-feira, 1 de abril de 2013

Saúde é o que interessa!

Oi, todos! Como estão? Como foi de Páscoa?

A minha foi maravilhosa! Ganhei milhões de chocolates, genteee! Nem acreditei! Meu namorado (sim, eu estou namorandooo!!!) veio aqui no flat me buscar com um buquê de flores maior que eu e me levou pra almoçar num restaurante maravilhoso. O dia tava tão ensolarado que eu saí de vestido e sandália, acreditam?


















Ah, primeiro de abril danado...

Voltando à vida real, nesse feriado, eu senti bem forte o que é mesmo estar longe da família. Minha gente, nenhum ovinho! NEM UM! Eu sei que Páscoa não é só chocolate, e o significado é muito mais valioso do que qualquer coisa, mas nada vai destruir os sonhos que eu cultivei a minha infância inteira: Páscoa é época de morrer atolada no cacau. E não me julguem! Que saudade dos meus pais me entupindo de chocolate... Mas eu levantei, sacodi a poeira e dei a volta por cima: fui no mercadinho aqui do lado e comprei quase uma fábrica inteira. Prevejo minha forma de barril e a cara cheia de espinhas daqui a alguns dias.

Ah! Semana passada aconteceu uma coisa muito fofa! Reencontrei Pierre, minha raposa, e dessa vez consegui tirar uma foto dele. Olha como é lindo:


Ah, mais uma! Não resisti e tirei uma foto dessa cara no metrô ontem! Vê se não é a cara do Gandalf, do Senhor dos Anéis!


Bom, a postagem de hoje é respondendo ao pedido de uma leitora do blog. Ela me perguntou como fiz em relação ao seguro de saúde e viagem que todo bolsista é obrigado a fazer, e como funciona o acesso ao sistema de saúde aqui. Então vamos por parte:

O CNPq dispõe de uma verba para os bolsistas contratarem um seguro de saúde/viagem. Ele deve ter cobertura de pelo menos um ano, já que é o tempo que passamos fora. Já viajei muitas vezes e nunca precisei usar nenhum seguro, mas sempre fiz questão de ter. É uma questão de segurança. E nesse caso, como bolsista, não há escolha também: a gente tem que mandar para o CNPq uma comprovação de que contratamos o seguro.

A maioria dos seguros para viajante oferece assistência não só de saúde, mas em relação à viagem também. Ou seja, eles incluem tanto acidentes e emergências médicas quanto questões relacionadas a perda de bagagem e incidentes mais "de turista". Nas minhas viagens anteriores, usei o seguro da ISIS. Muita gente fala bem dele, e pra falar verdade eu nunca pesquisei mesmo. Fui na onda dos outros, e graças a Deus nunca precisei! Mas dessa vez contratei o da Porto Seguro, num plano chamado Mundo 365 Ouro. Foi indicação de alguém em algum dos grupos do Ciência sem Fronteiras, e comprei porque achei o preço bom e a cobertura legal.

Bom, vamos pra segunda parte. Todos os residentes regularizados de Londres (cidadãos e pessoas que possuem visto sem ser de turista) têm direito ao acesso ao NHS. O National Health Service corresponde ao nosso SUS no Brasil, mas com muitas, MUITAS ressalvas. A única similaridade é que ambos são gratuitos e regidos pelo governo do país, mas a maior e mais importante diferença é que aqui as coisas funcionam. O Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra é o maior e mais antigo sistema de saúde do mundo. Só isso!

Assim que cheguei na minha universidade, recebi um formulário do NHS. Tudo o que fiz foi fornecer alguns dados e dar algumas declarações sobre minha saúde (vacinas, doenças pré-existentes, etc), e pronto. A minha universidade se encarregou de enviar o formulário e me inscrever no NHS. Maravilha, né? Morrer sem atendimento eu não morro. Fica tranquila, mãe! Além disso, na própria Universidade de Roehampton nós temos um setor médico que parece muito bem estruturado.

E a minha saúde? Bem, quem me conhece de perto sabe que eu tenho uma companheira irritante e de longa data, chamada enxaqueca. Já fiquei internada por causa dela, e em duas crises tive mais de 30 dias diretos de dor. Sabe o que é dormir e acordar com a cabeça explodindo? Eu sei. Já tomei remédios fortíssimos, e nas minhas muitas idas ao hospital, cheguei a usar medicações à base de morfina e sair de lá como se nada tivesse acontecido - de tanto que meu corpo se acostumou a essas substâncias terríveis.

Duas das coisas que contribuem para minhas crises são calor e claridade. Aquele solzinho do Nordeste pode ser uma cura pra muita gente, mas pra mim é mais um castigo do que qualquer coisa... Aqui, além de eu raramente ter enxaquecas, eu mais raramente ainda preciso tomar remédio quando estou com dor. O próprio frio se encarrega de curar. Minha família vai dar pulos de felicidade quando vir essa foto:


Das 7 caixas que eu trouxe (pra você ter uma ideia do tamanho e da frequência das dores...) eu só abri uma. E em três meses só tomei remédio 4 vezes. Pra quem "bebia" Tylenol DC 2 ou 3 vezes por semana, pelo menos, to indo muito bem, né? E geralmente só preciso tomar no período pré-menstrual (não faça cara feia ou se comporte como se não soubesse que mulheres menstruam!). Nesse caso, não tem pra onde fugir. A dor ver mesmo, e nem o frio ajuda!

Por outro lado, a alimentação e o clima tão diferentes têm causado um impacto negativo em certo ponto. A falta de sol inibe o processamento de Vitamina D, e o fato de eu não estar comendo tanto feijão e carne quanto eu comia antes dei uma baixada no meu nível de Ferro. Não fiz exame de sangue mas senti bastante. Na semana passada, eu sempre acordava como se tivesse carregando o mundo nas costas, sem energia pra nada. Comprei uns "reforços" pra dar um jeito nisso: Feroglobin e multivitamínico.


Agora eu quero ver a moleza bater na porta de novo! Tô a própria Ironwoman!

Bom gente, acho que por hoje é só!
Um beijo e boa semana pra vocês! 

16 comentários:

  1. Graças a DEUS que as enxaquecas, que são as piores, deram trégua! O tempo ajuda bastante. O importante é que você está feliz!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, tia! É um alívio estar longe das enxaquecas.. e sim, eu estou MUUUITO feliz! Beijos

      Excluir
  2. Muiiiito obrigada por ter feito o post! Esclareceu muita coisa! beijo!

    ResponderExcluir
  3. Sensacional seu primeiro de abril!!!!

    Vai se cuidando mesmo que vai ficar tudo bem!

    Te amo linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostou da minha mentireba, Pri? kkkkk
      Também te amo, pode deixar que me cuido sim ;)
      Beijos

      Excluir
  4. Cara, como você fez para levar tanto remédio do Brasil? (Em relação ao tylenol...)

    Ou você comprou aí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Trouxe tudo na mala despachada, mas eu tinha as receitas :)
      Beijos

      Excluir
  5. Ana, acho que vc se encaixa mais numa Mulher de Gelo. Hehehe. No sentido que se dá muito bem com o frio em relação a enxaqueca. É bom saber que vc está bem! Glória a Deus!
    Em relação a baixa de ferro e vitaminas por causa do sol e alimentação, recomendo que vc faça uns exames pra ver se está tudo bem. É só uma recomendação.
    Deus continue abençoando e cuidando de vc! Abs triplos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, João! Pois é, também to me achando mais pra Mulher de Gelo! kkkk... É, acho que vou acabar indo ao médico sim. Melhor não arriscar, né?
      Um abração nos três e obrigada pelo cuidado!

      Excluir
  6. Menina linda tô com muita saudades, saudades... Tudo que vc escreve é lindo até a mintirinha...rsrsrsr Pode deixa quando vc chegar vou mandar cubrir Rio Grande do Norte com gelo.... vai ficar bem geladinho!!! Beiinho, beiinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lilica querida! Sempre me sinto tão querida com seus comentários aqui... muito obrigada mesmo!
      Ah, e o RN vai ficar uma maravilha, lindo e geladinho! kkkkk
      Beijos, saudade tb!

      Excluir
  7. Perfeito, Ana! Era bem isso que eu precisava saber sobre o Seguro Saúde! :D

    PS: Acabei de receber minha offer da University of Dundee, na Escócia <3 Suas dicas ajudam pra caramba!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marília! Que bom que o post respondeu dúvidas suas!
      E parabéns GIGAAAAANTE pela offer! \o/ É uma alegria sem noção, né?
      Beijos!

      Excluir
  8. Como assim tu tá namorado???? Que spoiler! Estou lendo seus posts de trás pra frente, e quando abri esta página a primeira linha foi: "estou namorando" hahaha mas e os brotos? vai abandoná-los? ^-^ Passar mal ai na europa é outra coisa que me deixa muito preocupada, fico feliz de saber que aí as coisas funcionam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Euuu?! To não, Kelly! kkkkk.. foi uma brincadeira de 1 de abril! Continuo admirando os brotos sem culpa! kkkkkkkk
      Sim, as coisas aqui funcionam muito bem mesmo! Vem tranquila! :)

      Excluir