sexta-feira, 5 de abril de 2013

Jeitinho Brasileiro

Oi, gente! Como estão?

Bom, como eu já falei pra vocês, eu não estou tendo aulas agora. As universidades e escolas daqui entraram em recesso de Páscoa. E como eu moro numa residência de estudantes, isso significa que o número de gente por aqui diminuiu bastante. Isso porque a maioria das pessoas que mora aqui na verdade têm família em Londres ou nas proximidades, e aproveitam esse recesso pra respirar os ares de casa.

Na Europa, de modo geral, existe uma cultura de que os jovens saiam de casa logo que entram na Universidade. Eles geralmente passam o primeiro ano morando em uma residência como a que eu estou agora, e depois vão dividir apartamento com outros colegas.  Isso torna a despesa com graduação exorbitantemente cara aqui. Primeiro porque não existe ensino superior gratuito (a não ser pela concessão de bolsas, que são pouquíssimas). E também porque, além dos gastos com a educação em si, as famílias pagam pela moradia e alimentação dos alunos - que raramente trabalham antes de se formarem. Bem diferente da nossa realidade no Brasil, né?

Bom, tudo isso pra dizer que o número de habitantes fixos do meu apartamento reduziu drasticamente. Agora estamos só a Fathema e eu. Apesar da família dela ser de Bangladesh, eles já estão estabelecidos aqui há muito tempo. E Fathema, como estudante super dedicada de Medicina, quer usar o recesso para revisar a matéria do semestre. Arrasou, né?

Apesar das nossas demais colegas fazerem muita falta, os dias só entre nós duas estão sendo bem divertidos... e gordos! Vez em quando nos encontramos na cozinha pra cometer alguma gordice. E eu tenho um mal de família: afeto para mim é sinônimo de alimento. Acho que isso vem bastante do meu pai. Pra ele, gostar é colocar comida no prato, e se você não come é porque alguma coisa está errada. Isso explica muito o fato de eu não conseguir levar nenhuma dieta por mais de 2 semanas quando estou em casa, né?

Enfim... Ontem eu precisei fazer um bolo pra levar pra uma reunião que iria à noite, e Fathema meio que acompanhou o processo cheia de curiosidade. Recheei minha obra com beijinho de coco (tava um arraso!) e resolvi usar brigadeirão como cobertura. E é claro que a balofinha aqui nunca faz nada na conta, né? Sempre tem que sobrar alguma coisa. Foi aí que Fathema entrou em ação. Perguntei se ela não queria provar o brigadeirão, e sugeri um sorvetinho pra acompanhar:


Gente, eu queria ter filmado! Foi muito fofo! Ela falava: "Ana, isso é lindo! Lindo! Comer isso aqui vale cada caloria que tem. Isso é comida dos céus!". Enquanto ela não parava de elogia a nossa iguaria brasileira, continuamos tarde adentro falando de doces. Terminamos a conversa sob minha promessa de fazer um pudim qualquer dia desses! E entre muitas pausas pra degustar, concluí meu bolo, que ainda ganhou gotas de chocolate e marshmallow pra decorar:


Assim que terminei, logo veio o dilema: como fazer pra levar aquele bolo até a reunião? Se estivesse no Brasil, eu certamente pediria pra papai ou mamãe me levarem de carro, ou eu mesma dirigiria com o bolo no banco do carona. Mas aqui meus únicos veículos são ônibus, trens e metrôs, e preciso dividir meus motoristas com mais milhares de pessoas. Foi aí que eu ensinei a Fathema o que significa a expressão "jeitinho brasileiro".

Já estava tarde demais pra comprar algum suporte, então perguntei a ela se ela tinha alguma caixa ou papelão. Usando uma tesoura, papel filme, e uma grande dose de jeitinho brasileiro, consegui montar uma "casinha" pro meu bolo!

(Detalhe para minha bela papinha baixo do queixo. Delícia!)


E não é que deu certo? Envolvi tudo com papel filme e o bolo chegou são e salvo à reunião (e foi mais que aprovado pelos meus amigos degustadores!). Chegando em casa, eu fui pra cama com a alma mais leve, sabendo que se nada der certo pra mim no cinema, eu viro confeiteira. Se nada der certo na confeitaria, eu viro engenheira :)

É isso, gente! Beijo pra vocês!

14 comentários:

  1. O que mais me chama a atenção é a "grade de proteção" do bolo. Engenhoso a menina...Fantástico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tia! Pois é... caprichei na endumentária do meu bolinho, né?
      kkkkkkk...
      Beijo!

      Excluir
  2. Genteee...a pessoa chega da 'cadximia e vê uma coisa dessas. Neeem! Isso ñ é de Deus :~ rsrs

    Brincadeiras a parte...que bolo mais gostosoooooo *-* eu preciso de um pedaço agoraaa =P E fiquei imaginando a reação da Fathema comendo brigadeiro (ainda mais com sorvete), hehehe...e, realmente, desempregada vc ñ fica, Ana Lu o/ já sabemos a quem recorrer para fazer bolos de aniversários =P

    Curta as (várias) férias, viaje, faça bastante fotos e venha compartilhar tudo com a gente =D

    Saudade!
    Beijo ^^/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andrezitooo!
      Ah, comigo todo dia é sim de gordice, com ou sem cadximia! kkkkkkk...
      Nossa, vc já viu aquele tal de Bolo Mágico que vendem lá nos corredores da UFRN? Pode ser uma saída pra mim, em último caso, né? ;D
      Pode deixar que to curtindo tudo sim, querido.
      Saudade também... beijão!

      Excluir
  3. Ai ana vc é uma artista mesmo!!!! Fique bem tranquila se vc não arruma um Londrino ai, com certeza aqui no aeroporto vai ter fila de rapazes te esperando rsrsrsrsrs, depois de tantas abilidades e jeitinho brasilairo não vai ter pra ninguém!!!! Tenha um final de semana abençoado, beios Lilica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lilica! Ai, arrasoooooooouuu! Organiza essa fila aí pra mim, ta? kkkk
      Beijos, saudade!

      Excluir
  4. Também saí de casa quando entrei na univesidade. Acho mais que certo esse tipo de incentivo, faz da gente mais ativo e menos acomodado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É legal sim, Bianca! A gente cresce muito morando só! Mas acho que, se eu morasse na mesma cidade dos meus pais e não trabalhasse (como é o caso do pessoal aqui), me sentiria um pouco desconfortável com eles pagando tudo pra mim, sendo que eu poderia simplesmente estar em casa e não dar essa despesa :)

      Excluir
  5. Oi Aninha, adorei o bolo, e a proteção para ele.
    "Se nada der certo...eu viro engenheira." Isso foi 10!!!!
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adri! Que bom que você gostou!
      Eu sempre tive uma pontinha de paixão por engenharia, pra falar verdade! kkkk...
      Beijos, saudade!

      Excluir
  6. OPA! Falou em beijinho e brigadeiro, falou comigo kkk

    Simplesmente toda a engenharia da estrutura me surpreendeu! Eu pensei que vc ia somente colocar o bolo dentro da caixa de papelão hahahaha
    Com tantas habilidades, é impossível nada não dá certo pra vc, viu?

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk... então falamos a mesma língua, Felipe!
      Own, Deus te ouça e que as coisas deem certo mesmo! Nem que seja pra virar engenheira de bolo! kkkk
      Abração!

      Excluir
  7. Quase uma réplica do maracanã essa sua obra de arte a lá "jeitinho brasileiro" ^-^

    ResponderExcluir