sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Vergonha (inter)nacional

Até quem não entende muito de futebol vai concordar comigo: nós nunca tivemos uma seleção tão chinfrim quanto a dos últimos 6 anos. Quando digo que sou brasileira, muita gente vem logo falar de futebol comigo - e esse é realmente um assunto do qual eu gosto e entendo um pouquinho. Um dos recepcionistas daqui do meu condomínio, por exemplo, adora conversar sobre isso comigo. Logo quando nos conhecemos, ele perguntou meu nome, e em seguida falou:
- O meu é Benjamin, mas pode me chamar de Neymar.

Mas ultimamente, a gente tem mais motivos pra se esconder do que orgulhar quando se trata de bola no pé. Ok, se fosse 2x1 contra a Espanha, eu até entenderia... mas contra a Inglaterra? Não tem desculpa pra gente. Uma decepção!

E se no gramado o Brasil deu vexame, fora de campo fui eu que fiz vergonha. E admito. Gente, se tem uma coisa que me faz perder a compostura, a classe e o bom vocabulário, essa coisa se chama futebol. Essa é uma herança genética paterna, que eu nunca fiz questão de não cultivar. Eu amo futebol! Então, acompanhada das minhas amigas e também bolsistas do CsF Lara e Leticia, lá fomos nós pro Wembley.

Quando fomos comprar os ingressos, já tinham esgotado os lugares perto da torcida do Brasil. Ok, sem problema. Ainda assim, coloquei minha camisa da seleção e fui encontrar as meninas no hall pra irmos juntas pro jogo. Foi quando uma delas estranhou eu estar vestindo verde e amarelo e disse que era proibido manifestar torcida estando do lado do adversário.

Meu coração se dividiu: por um lado, fiquei aliviada de estar só com a camisa. Bastaria usar a jaqueta fechada e ninguém ia perceber que eu estava de Brasil. Minha ideia inicial era pintar as unhas E A CARA. Imagina, gente! kkkk... Bom, mas por outro lado, fui por alguns segundos transportada a uma visão de manchetes de jornal, no dia seguinte, anunciando que uma torcedora havia sido agredida durante o jogo. E claro que essa criatura seria eu, porque não torcer em futebol é missão impossível pra mim!

No último jogo que assisti do Brasil (que por sinal foi a final das Olimpíadas, no ano passado), um inglês mandou eu calar a boca e sentar. É claro que eu não obedeci, né? Então fazia total sentido minha preparação psicológica pra ser hospitalizada depois do jogo.

Dito e feito. Chegamos no estádio, pegamos nossos ingressos e eu não me contive nem por 5 minutos. Fiquei com pena das minhas amigas, se comportando tão bem, mas acompanhadas por uma criatura tão escandalosa futebolisticamente falando. Xinguei a mãe de todos, me levantei a cada lance, aplaudi as besteiras da seleção inglesa, incentivei incansavelmente o Oscar (meu preferido *-*), pedi pra Felipão tirar Ronaldinho, mas não teve jeito.

Tinha um menininho sentado atrás da gente, fazendo o papel (melhorado) do Galvão Bueno. Além de dizer coisas fofas toda hora incentivando a Inglaterra, ele era muito inteligente! Quando ele viu o letreiro anunciando as mais de 86 mil pessoas no estádio, comentou: "Como 86mil pessoas ficam tão histéricas pra ver apenas 22 jogando?". Me senti um lixo, né? O garotinho esbanjando inteligência e eu me esguelando por um bando de sem futuro que ganha por mês muito mais do que eu juntaria em toda a minha humilde existência...

Enfim, mesmo com a derrota, a experiência de ir ao Wembley de novo foi legal! Mas infelizmente eu tenho que admitir que a teoria de que sou pé-frio está se confirmando cada vez mais. Eu estava lá quando perdemos as Olimpíadas, eu estava lá novamente nessa vergonha de quarta-feira. Então, pelo bem de todos e felicidade geral da nação, vou tentar não comparecer mais aos estádios nos jogos do Brasil. (mentira!)

Olhem aí nossas fotos...



Com Lara e Leticia, as guerreiras que suportaram meus gritos!

Apesar de tudo, ouvir o hino sendo tocado é lindo demais!

Teve até uma apresentação de samba! Imagina o frio desse povo...!

Coisa linda é um estádio cheio!

É claro que eu levei a estrela mais linda do mundo, né?

Tentando manter o patriotismo...

É só, gente... Desculpem o relato tão tardio, mas é que eu adoeci essa semana (mimimimimiii...) e tô com alguns trabalhos pra entregar na universidade. Mas vai dar tudo certo :)

Um beijo pra vocês!

[Ah, na quarta eu postei mas com a correria de ir pro estádio eu esqueci de divulgar o link! Para ler, é só clicar aqui!]

6 comentários:

  1. Ana to começando a achar que você tem um pé frio mesmo, primeiro nas olimpíadas agora nesse jogo. Bom não sei se sabes mas, o ABC(ooooooh mais querido!!!) foi classificado na Copa Nordeste e é líder no grupo A. E o America ta fora e de crise. Também não sou fã de futebol, mas quando estou num estadio a melhor parte além dos gols e elogiar as mães dos jogadores, principalmente daquele galo de campina (Neymar) BY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Brubrãaaao! Ai, até eu to concordando que tenho pé frio ultimamente! Parabéns pro seu abcedeco! kkkkk... lembro sempre da sua canequinha (não lavada) todas as manhãs na pia da copa do IF! Aaaaah, e também não supooooorto o Neymar! Ele só fez besteira no jogo, só tem nome.. afff...
      beijo, Brubroso! Saudade

      Excluir
  2. Fora o jogo,as fotos tão uma lindeza!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. É isso ai Aninha vc se comportou muito bem, nós brasileiras somos quentes, torcedoras fiel.... Na próxima vez faz uma faixa (ESTOU AQUI GALVÃO NATAL-RN BRASIL) a faixa do botafogo arrasou a nossa bandeira é linda. Deus te cubra de amor. Beijos lilica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lilica! É verdade, deveria ter levado uma faixa escrito "ALÔ, PIBN!" kkkkk... O que você acha??? E o Fogão arrasou mesmo!
      Um beijo com saudade

      Excluir