domingo, 24 de fevereiro de 2013

Pessoas invisíveis

Oi, gente!

Olha, já sei que to errada, deveria ter postado ontem e tal... Mas cheguei em casa muito tarde e podre de cansada. Mas acabou sendo bom assim, porque meu dia foi lindamente maravilhoso, e eu to doida pra contar!

Hoje comecei definitivamente na equipe de Produção Audiovisual da Hillsong. Basicamente, os integrantes se dividem nas tarefas de câmera, iluminação, sonoplastia, switcher e projeção. Eu tinha uma preferência, mas estaria aberta a fazer o que me pedissem, por isso nem disse pra ninguém. No meio dessa semana recebi uma mensagem do diretor da equipe dizendo que eu vou ficar... tcharaaam... na câmeraaaa! Do jeito que eu queria \o/ Ai, como eu fiquei feliz! Além de ser algo com o qual já trabalhei um pouco, é sem dúvida o ítem que eu mais gostei dentro das opções da equipe. Nas próximas semanas vou passar por um pequeno treinamento até poder operar a câmera sozinha. Tô animadíssima!

Uma das etapas desse treinamento é participar do que eles chamam de set-up, que é a montagem de toda a estrutura e dos equipamentos antes da coisa realmente acontecer. Pra isso, obviamente, temos que ser os primeiros a chegar. O culto começa às 11h, então na minha cabeça a gente chegaria às 10h e tava tudo certo. Quanta ingenuidade... na verdade, a montagem começa às 7 da manhã! E como a essa hora as estações de metrô ainda não estão abertas, isso significava que eu tinha que sair de casa às 5h45 pra pegar dois ônibus. O que quer dizer que eu acordei às 4h45 pra começar minha jornada. E sinceramente, foi com o sorriso maior do mundo no rosto.

Chegando lá, fui apresentada a várias pessoas, cabos e equipamentos. Com alguns eu realmente já estava familiarizada, mas com outros foi a primeira vez. É o caso dos steel shoes. E aqui vai uma mãozinha na tradução: significa sapatos de aço. Quando entrei no teatro e uma das colegas de equipe disse pra eu ir colocar steel shoes eu já pensei na dor que aquilo significaria, né? Ela me explicou que é uma medida de segurança, já que a gente lida com equipamentos muito pesados. Se cair no pé é o fim :D

E genteee, uma coisa muito engraçada. Como fez bastante frio hoje, eu peguei minha meia mais quentinha. O único defeito dela é ser laranja-cheguei com listras bege. Não sei se estava mais preocupada em usar um sapato de aço ou de verem minha meia! kkkkkk... Mas enfim, encarei os steel shoes. E fora o peso que é acima do comum, eles nem são assim tão tenebrosos. Deu pra trabalhar com eles numa boa :)

Foto tremidíssima, mas pelo menos vocês escaparam
de ver a minha meia! hihihi...

É interessante como eles se preocupam realmente em fazer tudo direitinho. Outra medida de segurança é permitir a entrada e circulação no teatro antes do culto ou em áreas específicas apenas por identificação de crachá. Eu ganhei um provisório, mas semana que vem o meu definitivo sai. Não quero enganar ninguém, vou ficar besta e me sentindo, porque eu nunca tive um crachá, minha genteeee! Nuncaaaaa *-* Vou arrasar na maquiagem pra tirar a foto! kkkkk...


Bom, como eu vou ficar como operadora de câmera, hoje tudo o que eu fiz girou em torno disso. Ajudei na montagem dos tripés e posicionamento das câmeras (são duas) e assisti também a coordenação do switcher. E aqui vai mais uma explicaçãozinha: switcher é o equipamento que coordena o que está sendo exibido para os espectadores. Como os cultos da Hillsong são disponibilizados ao vivo pela internet, não existe edição de nada. Tudo o que é exibido é selecionado na hora. Além das duas câmeras que temos em lugares diferentes do teatro, há também os vídeos que entram no meio do culto e as passagens bíblicas que são projetadas. É aí que entra o switcher. O operador seleciona que imagem ele quer colocar no ar. Acho que eu enrolei um pouco, mas espero que tenha dado pra entender :D

Sam operando o switcher



Ai, gente, ver o antes e depois é lindo demais...



(essa foto não é de hoje, porque não deu tempo de tirar! mas ta valendo, né?)

Foram cerca de 4 horas trabalhando (além das outras equipes de montagem de palco e som) pra ficar tudo lindo. E eu não parava de pensar no quanto aquele trabalho, apesar de invisível, era importante. Quem chega lá e vê tudo pronto não tem ideia do que se passa pras coisas acontecerem. Das tantas pessoas que sacrificaram umas horinhas a mais de sono, que encararam o frio, que pegaram não sei quantos transportes para fazer aquilo ali acontecer. Isso já seria lindo por si só, mas acrescente nesse meio o advérbio "voluntariamente". Fica bem mais bonito, né?

Muitas pessoas entram e saem de Hillsong sem se dar conta de tudo o que se passa. E não é culpa delas! Realmente, nós não costumamos ver muito além do óbvio quando já está tudo pronto. Mas o que eu quero dizer é que muitos daqueles voluntários que estão ali talvez nunca tenham seus nomes citados, talvez nunca tenham ouvido alguém chegar até eles e agradecer pelo que têm feito anonimamente. E ainda estão ali, felizes, servindo de coração.

O comprometimento daquelas pessoas invisíveis me tocou profundamente hoje. E eu estou muito feliz por ser uma delas :)


Um beijo e boa semana pra vocês!

20 comentários:

  1. Que máximo Ana Lu =D Feliz por vc ter conseguido essa oportunidade, mesmo sendo voluntariamente, o aprendizado que vc terá dinheiro nenhum paga, sem falar que é algo que vc desejou muito e estará servindo a várias pessoas em nome de Deus. Isso é lindo!

    Realmente, só quem trabalha com produção assim é que sabe o trabalho que dá para deixar td bonitinho para ser visto pelas pessoas do outro lado da telinha...mas é gratificante, mesmo sem o reconhecimento de muitos :D

    Você arrebenta, hein?! Sucesso absurdo pra vc ^^/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andrezitooo! Ai, to muito feliz mesmo por estar tendo tantas oportunidades! Graças a Deus por tudo \o/
      Ontem tive a chance de operar a câmera sozinha pela primeira vez. Ao vivo! É uma loucuuura, tudo acontecendo e você recebendo instruções pelo fone de ouvido... mas acho que rolou! kkkkk Enfim, aprendendo muito todos os dias.
      Sucesso pra você também, querido! E vem logo que a Europa te espera!

      Excluir
  2. Você superarrasou. Estamos felizes por você.
    XD

    ResponderExcluir
  3. Lindinha, vc tá cada vez mais chique. Sou suA fã.
    Deus te abençoe.
    bjs brasileiros, potiguares e lindinhos

    ResponderExcluir
  4. Aninha, que DEUS na sua infinita bondade continue lhe abençoando sempre mais e mais... Toda glória é dEle e pra ELE!
    Beijão, lindona!

    ResponderExcluir
  5. Ah, o melhor disso é que a gente consegue enxergar o quanto Deus é por nós e o quanto Ele sonda os nossos desejos, tornando realidade e deixando a gente assim, abismado com os acontecimentos ^^
    Trabalhar dessa forma é o que há, pq cada um quer fazer o melhor por prazer, e não pela simples pressão de que "tenho que fazer"

    Com esse post lembrei de que podemos ser invisíveis aos olhos das pessoas aqui da terra, mas nunca seremos invisíveis os olhos de Deus.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Felipe. Todas as coisas que têm acontecido comigo só me mostram mais de Deus e de como ele gosta de nos presentear sem merecermos. Às vezes eu me pego rindo sozinha, pensando em como é bom estar no centro de tanta graça!
      Obrigada por compartilhar seus pensamentos comigo aqui! Que bom que você também reconhece que nada tem tanto valor quanto as coisas que fazemos e colocamos diante de Deus :) Seria bem legal se todo mundo visse isso, né?
      Um abração!!!

      Excluir
    2. Seria sim, um diferencial enorme.

      Outra coisa, tem como vc compartilhar o site onde transmite o culto da Hillsong?
      Bjos

      Excluir
  6. Sou estudante de cinema e acho que colocarei a Roehampton como primeira opção, gostaria de trocar ideias com você, pode ser?;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Me. :) Pode sim! Se tiver perguntas, que tal fazer pelo ask.fm? O endereço é ask.fm/naterradebeth
      Beijos

      Excluir
  7. Você sempre tira lições maravilhosas de todas as oportunidades que lhe são oferecidas. Obrigada por compartilhar conosco.
    Estou muito feliz por sua dedicação. Servir ao Senhor em todo o tempo, em todas as oportunidades, em todos os lugares. Este é o sentido do viver cristão.
    Te amo, filhota. Muitos beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maminha! Tenho aprendido demais aqui... Deus é muito bom comigo. A única explicação que encontro pra tudo o que tem acontecido na minha vida é "graça". E a mesma disposição que tenho em receber o que Ele tem me dado é a que eu tenho de servir!
      Te amo infinitamente...
      Beijos

      Excluir
  8. Ana, estou adorando seu blog! Muito obrigado por todas as informações, vc não tem ideia de como vcc está nos ajundando e nos incentivando com todas as suas histórias =D

    To tentando pro UK agora em setembro ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Wellington!
      Que bom que você está gostando do blog \o/ Essa semana dei uma relaxadinha, mas vou retomar a frequência das postagens ;)
      Tudo de bom pra você no processo, e que em setembro você já esteja por aqui!
      Um abraço

      Excluir
  9. que bom e como e bom trabalhar na obra do Senhor e maravilhoso mesmo, eu so tenho uma pergunta quais os dias e horários que os culto com church hillsong e mostrado??

    ResponderExcluir