domingo, 17 de fevereiro de 2013

Preguicinha

Oi, gente!

Vossa blogueira aqui é muito chique, e hoje vai postar uma entrevista.

Mentira. Vou postar uma entrevista sim, mas é por preguiça mesmo! Hihihihi... Eu to tentando acertar as contas com mais um trabalho da faculdade (que é pra amanhãaaaaa, socorroooooo!), então não dá pra fazer aquele post elaborado!

Bom, trata-se de uma entrevista que minha amiga Priscila Vaz, estudante da UFF, estava fazendo sobre o Ciência sem Fronteiras. Talvez algumas das perguntas sejam as dúvidas de alguns de vocês. Então lá vai!

Beijos e ótima semana pra vocês!

***


1) Qual foi a principal razão para você ter resolvido fazer um intercâmbio?
Sempre gostei de conhecer países diferentes, então fazer um intercâmbio estava nos meus planos há bastante tempo – só não achava que seria possível vir para estudar. Outras motivações foram o conhecimento e interesse pela língua inglesa e a sensação de que a universidade onde eu estava estudando estava deixando muito a desejar em qualidade.

2) O que está sendo mais desafiador? Morar em outro país, estudar em outra lingua?
O mais desafiador, na verdade, é manter o foco. Como acabei de chegar, minha vontade é sair por aí desbravando não só o Reino Unido, mas a Europa inteira. Ao mesmo tempo, a quantidade de matéria pra estudar é muito maior do que eu tinha no Brasil. O mais difícil, então, está sendo me disciplinar para essa nova rotina.

3) Por que você decidiu optar pelo Reino Unido?
Vim para cá em Agosto de 2012 trabalhar por 10 dias, e me apaxionei por Londres. Além disso, como estudo Cinema, poucos lugares possuem tanta bagagem histórica e produção de conteúdo acadêmico nessa área como o Reino Unido.

4) Teve dificuldades em se ambientar ao local? Em quais aspectos? Culturas, clima, comida?
Comida, apenas. Além deles não terem muitos pratos que acompanham os brasileiros por toda a vida (arroz, feijão, farofa, bife com batata frita...), com a bolsa não se pode dar ao luxo de comer fora todo dia. Cozinhar pra mim mesma é um pouco desafiador.

5) A bolsa oferecida cobre suas despesas? Você levou dinheiro extra para a viagem?
Cobre sim! Não trouxe nenhum dinheiro extra, mas acho que vou conseguir juntar alguma coisa para viajar. Meu estilo de vida, também, é muito simples: sou econômica, não saio todo dia e nem gasto com coisas que sei que não preciso.

6) Quais são as opções de entretenimento no Reino Unido?
Muitas! Além dos parques e museus lindos, há muitas opções para quem gosta de atividades culturais. Shows de bandas mundialmente famosas acontecem o ano inteiro, assim como clássicos do teatro como O Fantasma da Ópera, que estão sempre em cartaz por aqui.

7) Quais são as principais vantagens da faculdade onde você está?
Minha universidade tem uma estrutura incrível, além de ser linda. As salas são confortáveis, bem-equipadas e bem aquecidas. Os professores mostram um nível de preparo altíssimo, e estão sempre nos estimulando a buscar fontes alternativas de conhecimento. A biblioteca tem simplesmente tudo o que precisamos, e por aqui há sempre alguém para dar a informação que você precisa na hora em que precisa. Isso sem contar com a recepção ainda mais especial para alunos que vêm do exterior. Eles são super atenciosos.

8) Que tipo de dificuldades você encontrou no intercâmbio e que não tinha na sua faculdade de origem?
Fora me adaptar ao volume de conteúdo muito maior, nenhuma.

9) Sua rotina de estudos é parecida com a da sua faculdade de origem? No que elas se diferenciam e assemelham ?
Muito diferente. Os professores aqui são mais exigentes, a maioria das minhas aulas têm 4 horas de duração e o volume de leitura que temos que fazer por semana é bem superior.

10) Você pretende continuar seus estudos fora do país? (Pós, mestrado, doutorado...)
Na verdade, eu não tenho interesse em fazer pós/mestrado/doutorado assim que terminar os estudos. Quero respirar dos livros, trabalhar e viajar um pouco. Mas se fosse fazer em algum lugar, definitivamente não seria no Brasil. Ao final deste 1 ano de bolsa, temos que voltar para o Brasil e concluir pelo menos a graduação lá. Não sei se, nesse caso, eu conseguiria juntar dinheiro o suficiente para estudar aqui novamente. Mas tentar conseguir outra bolsa é uma possibilidade!

11) Qual aspecto do intercâmbio você destacaria como sendo o mais importante para sua formação acadêmica?
O nível do conteúdo que a faculdade e os professores têm oferecido pra mim, somado à incrível experiência de estudar com gente do mundo todo. Nada é mais enriquecedor do que estar em contato com culturas diferentes. Ainda mais na minha área, de indústria criativa. Acho impossível realizar qualquer trabalho de qualidade sem conhecer quem o outro é, o que ele faz, por quê faz...

12) Você acha que vai ser difícil voltar para o Brasil, para sua antiga rotina? Por quê?
Vai ser um trauma! Acho que vou do aeroporto direto pro psicólogo. Em Londres as coisas funcionam, o clima me agrada, as pessoas são educadas e não invasivas. Em termos de estudo, vai ser ainda mais difícil. A minha universidade no Brasil está muito longe do nível que temos aqui, vai ser um choque sim.

4 comentários:

  1. rssssss Aninha, quero um autógrafo!
    Adorei tudo e acho que quando voltar para o Brasil nem vai precisar de psicólogo...os nossos deliciosos pratos de feijão com farofa curam todos os traumas! Tudo é muito bom mas só mesmo o Brasil para fazer uma menina tão maravilhosa quanto você, que brilha no mundo inteiro!
    um cheiro bem grande e ótimo trabalho!
    Ziu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ziu querida! Olha, confesso que a feijoada pode até me ganhar, mas é temporariamente. Prefiro trazer papai pra morar aqui comigo e ser meu cozinheiro-mor pra sempreee! Hihihihi...
      Você é linda demais, obrigada pelo carinho.
      Um beijão e até breve!

      Excluir
  2. Fico bem impressionada em quanto as nossas experiencias diferem, mesmo saindo da mesma universidade para o mesmo país, hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Rebecca? Ai, a gente tem que se encontrar logo pra eu ouvir suas histórias... Eu tô amando tudo aquiiii! <3

      Excluir