quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Solidão

Oi, todos!

No finalzinho do último post, eu disse que tinha programado uma coisa pra hoje e que depois colocaria aqui no blog, lembram? Pois é... não rolou. Primeiro porque o que eu quero fazer vai ser bem mais legal num dia de sol (não foi o caso) e segundo porque eu estava tão ativa quanto um bicho-preguiça hoje. Sem exageros, gente!

Cheguei em casa ontem por volta da meia noie, e fui dormir pouco antes das 2 da manhã. Desliguei o despertador e acabei acordando às 11h40. Levantei... tomei um banho... e voltei a dormir! Acordei às 15h30, me sentindo a criatura mais preguiçosa do planeta e com uma fome do tamanho do mundo. Mas nem fiz questão de me culpar, sabem? Da semana passada pra cá eu fiz três artigos pra universidade, tava com o cérebro completamente torrado, precisando de um descanso. Foi uma maravilha!

Tirei essa quando acordei da primeira vez! hihi
Mesmo às 15h30, não deixei de tomar meu café da manhã preferido:
torradas com manteiga e pasta de amendoim com geleia e chocolate quente :) 
Ah, na terça, logo depois que eu postei aqui, fui jantar com a Vanessa. Ela foi toda humilde dizendo que eu não reparasse na comida e tal... mas gente, que arraso! Tava tudo lindo e delicioso. Comemos muito, conversamos muito e engatamos no trio queijo-vinho-chocolate até altas horas. Foi muito bom! Apesar de estarmos morando no mesmo condomínio e no mesmo andar, eu e Vanessa nos vemos bem pouquinho. O que é uma pena, já que temos tanta coisa em comum. Mas ainda assim, é bom saber que tenho uma amiga de verdade a apenas alguns passos do meu apartamento :)



Eu estava aqui pensando no quanto isso contrasta com uma informação que recebi ontem. Fui a um encontro da Hillsong, e em determinado momento a pessoa que estava falando disse que Londres é considerada uma das cidades mais solitárias do mundo. Uma em cada três pessoas diz se sentir sozinha aqui. Incrível como num lugar gigante e tão miscigenado, com cerca de 12 milhões de habitantes, haja espaço para um mal como esse.

Acho que solidão é um dos sentimentos mais tristes. Porque se você está com medo, ansiedade, tristeza, raiva e ainda assim tem amigos com quem conversar e a quem pedir ajuda, esses sentimentos ruins podem ir embora rapidinho. Mas imagina passar por tudo isso sem ninguém por perto. E não digo perto fisicamente, mas do coração. Triste demais!

Logo que cheguei aqui, me deparei com esse cartaz no metrô:

Leve Sally e Harry para o chá de domingo
Se você está interessado em levar um casal
de idosos solitários uma vez por mês para um
chá de domingo ou ser anfitrião de uma festa do chá
somente duas vezes por semana, por favor ligue:
Quando eu vi, fiquei de verdade chocada. Tanto que tirei a foto! Gente, onde estão as famílias desses velhinhos? Cadê os filhos, os netos? Não quero chegar ao ponto em que algum estranho me dê o carinho e a atenção insubstituíveis da família e dos amigos, e acho que ninguém merece isso.

Ser latina, e especialmente brasileira, tem um bônus em meio a tudo isso: eu acabo me aproximando das pessoas mais facilmente, sendo mais calorosa. E mesmo com a fama de frieza dos Europeus, isso acaba quebrando o gelo e abrindo caminho para novas amizades. Mas quero muito que a imagem que eu passo seja mais do que uma primeira impressão. Aliás, acabei de chegar de uma reunião com algumas das meninas lá da igreja. Jantamos, rimos, lemos a bíblia e oramos umas pelas outras. Foi uma delícia...


Agradeço a Deus pelos amigos que já consegui fazer aqui, e espero poder estar por perto pra que nenhum deles seja essa "uma" em cada três pessoas que se diz solitária. Que nessa selva de pedra que é Londres haja muito espaço para o coração.

Vamos cuidar de quem amamos.

Beijos!

14 comentários:

  1. Lindinha, estou orando por vc. Ainda que estejas morando sozinha, Deus está contigo.
    Que ele te abençoe.
    bjs brasileiros, potiguares e lindinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lindinha! É verdade! Mesmo morando só, sinto o amor e o cuidado de Deus todos os dias! Com o carinho de amigos como você fica melhor ainda! Beijos

      Excluir
  2. É por isso que sou brasileira. O brasileiro quando chega mostra logo pra que veio. E, ainda mais quando é crente! Aí é que a coisa esquenta mesmo. Oh, Glória! Não vos preocupeis com o que eis de enfrentar, porque você tem um DEUS que lhe guia e jamais vai lhe desamparar. Em oração diária. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tia! Realmente, em termos de simpatia não tem igual ao brasileiro. A gente vai logo se entrosando! Kkkkkk... Obrigada pelas lindas palavras. Deus é maravilhoso mezmo e tem cuidado muito de mim. Obrigada pelas orações e pelo carinho, tia. Saudade!!!

      Excluir
  3. Ana Luiza, leio todas as suas postagens e adoro todas elas mas, foi a Vanessa quem me apresentou a você com todos os elogios. Ela realmente tem um carinho especial por você e se identifica em muitas coisas. Vi agora que é reciproco! Que bacana! Não deixem de se encontrar e cuidar um pouco uma da outra, afinal, é assim que fazem as amigas de verdade como você citou. Uma pena não ter te conhecido pessoalmente enquanto estava ai em Londres, mas, já fica combinado pra qdo eu voltar. Ah... pra entender melhor.... rsrsrsrsr sou a Marisa, mãe da Vanessa. Abraços com carinho pra vocês duas! P.S: postei como anonimo porque nao consegui de outra forma rsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marisa! Nossa, fiquei muito feliz de ler seu comentário aqui e saber que você tem visitado o blog. A Vanessa é um anjo. Desde o primeiro dia, ela tem sido minha maior e melhor companheira no grupo da gente. Parabéns pela filha amável que você tem. Eu sei que o que vou dizer é quase impossível para uma mãe, fazer mas não se preocupe. Ela está se cuidando muito bem, e nós temos cuidado uma da outra também! Espero te conhecer em breve!!! Um beijo

      Excluir
    2. É verdade...mãe não se preocupar é impossivel rsrsrs mas, fico feliz de saber estao juntas e me conforta muito, ver o carinho entre vcs. E Ana...que fofuras sao estas na Suiça...Meu Deus... que lindos!!!Que bacana poder estar em familia mesmo numa terra distante. Fiquei feliz por vc!Abs. Marisa

      Excluir
    3. Ai, meus sobrinhos são muito maravilhosos mesmo, Marisa! Foi muito bom estar com a família, deu uma renovada nas forças!!! Eu e Nessa estamos planejando uma viagem juntas também! Vamos ver o que vai sair... Um beijo!

      Excluir
  4. Aninha minha linda as fotos estão ótimas. Querida, ainda que esteja tão longe fisicamente penso em vc todos os dias e peço a Deus para está suprindo tds as suas necessidades. Lembre-se á pessoas que te admira muito, te amamos. Salmos 112:1
    Louvai ao SENHOR. Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer. Um abraço bem apertado para aquecer esse coraçãozinho !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lilica! Que bom que você gostou das fotos. Obrigada pelas orações e pelo carinho. Tenho me sentido rodeada de cuidado por Deus e por amigos como você e sua família. Saudades!!! Um beijão

      Excluir
  5. Acho que todo lugar tem um pouco disso e também acho que algumas coisas são valores que devem ser passados desde pequenos como o amor ao próximo. Principalmente no caso de crianças e idosos que são mais vulneráveis às demonstrações de afeto. Acho ainda que tem uma coisa que se chama iniciativa, pois não custa nada a gente ser mais humano, desejar um bom dia, se preocupar com o outro, ajudar e se aproximar. Isso faz bem para os dois lados. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca! Concordo contigo. É a nossa atitude que vai determinar as relações que teremos. Esse negócio dos idosos me deixa triste mesmo, porque demonstra que muitas famílias deixam o afeto em segundo plano. Mas a gente vai fazer diferente ;)

      Excluir
  6. Meu amor, que sorte tem Londres em ter você por aí. Tenho certeza de que depois da sua chegada essa estatística de solidão reduziu drasticamente. Continue a ser agente de integração, como você faz tão bem desde bebezinha. E nós aqui continuamos te acompanhando e orando pra que o Senhor te proteja a cada dia. Muitos beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mamadi! Como a senhora é linda! Obrigada por sempre me ensinar e me mostrar como amar as pessoas. Eu te amo muito, muito, muito...

      Excluir