terça-feira, 2 de julho de 2013

Made in China e muito mais

Oi, todos!

Bloguisticamente falando, Junho foi meu pior mês. 4 postagens, minha gente! Só quatrooo! Vocês nem devem acreditar mais em mim quando eu digo que vou postar mais frequentemente, né? Mas eu vou tentar :) Londres continua linda, o sol continua dando o ar de sua graça e eu continuo aproveitando todas as pequenas e grandes coisas que aparecem pela frente.

O último fim de semana foi cheio de coisas especiais pra mim! Sexta fui numa festa promovida pelo pessoal de Hillsong pra comemorar o fim das aulas. Tive minha identidade checada duas vezes porque não acreditavam que eu tinha mais de 18 anos. Devo encarar isso como um elogio, né? Foi aí que me dei conta de que já fazem 5 anos que eu tive 18. Meu pai, como o tempo passa rápido! Enfim, a festa foi mega animada e eu atestei que, apesar de ser a balofinha sedentária que sou, quando se trata de dança eu tiro energia de cada célula que eu tenho. Passei quatro horas e meia dançando sem parar, à base de água apenas. Tudo é uma questão de perspectiva, né? Se me dissessem que eu ia ter que ficar em pé e sem comida por quase cinco horas, eu provavelmente teria um piti. Mas acho que as palavras pista de dança exercem um efeito diferente sobre mim. Me exercitei mais nessa noite do que somando todo o tempo desde que cheguei aqui!

Domingo foi dia de aventura gastronômica! Uns amigos da equipe de produção com a qual trabalho me convidaram para almoçar em um restaurante de culinária cantonesa (sim, porque o termo "cozinha chinesa" é pequeno demais pra tudo o que eu provei aqui). Fomos ao Gerrard's Corner, que fica em Soho, um bairro bem legal aqui em Londres. E dentro de Soho, tem essa área chamada Chinatown - não preciso explicar por que, né?

Nesse restaurante, não se pede porções grande de nada. Todas as iguarias vêm em porções pequenas - o que nos deu a oportunidade de provar várias coisas diferentes. Eu tava animadíssima, sem saber por onde começar! Nunca comi nada parecido com as coisas que provei no Gerrard's Corner. Não queria nem saber se era feio, bonito ou do que era feito. Empurrei o pé em tudo o que vi pela frente. Uma das lições que aprendi bem direitinho da minha família é que não se rejeita comida. Falei mais mandarim do que em toda a minha vida, enquanto me deliciava com  叉烧包, 虾饺, 糯米饭, 奶黄包 e muito mais... 

Dumpling de churrasco de porco (叉烧包)
Dumpling de camarão (虾饺) 
Arroz glutinoso com folha de lótus (糯米饭) 
Doce esponjoso de creme (奶黄包)
Esses daí de cima foram alguns dos meus favoritos, principalmente o último. Teve muito mais!






Eu já comi muitas coisas estranhas na minha vida, justamente por ter essa filosofia de provar tudo o que eu puder nos lugares onde for. Mas nada se comparou à minha cara quando comi língua de pato apimentada e fria, a 麻辣鴨舌. Não só porque o gosto era horrível, mas também porque, ironicamente, a caminho do restaurante, eu parei pra tirar uma foto fazendo cara de pato na frente de um ganso (é tudo da mesma família, né?). Horas depois, lá estava eu comendo a língua do coitado. Que desumana!



Ah, e nada de suco ou chá gelado, como eu geralmente tomo. Dessa vez foi chá chinês mesmo! Sem açúcar e tudo. Tô uma mocinha!


Agora o orgulho maior está expresso na foto a seguir. Lembro de, há uns 6 ou 7 anos, ter matado aula junto com um amigo pra provar sushi pela primeira vez. Ele tentou me ensinar a comer com hashi (aquelas dois pauzinhos que os orientais usam). Eu fui um fracasso total, e desde então nunca havia tentado de novo. Mas eu tava ali me sentindo na própria China, minha imersão cultural tinha que ser por completo. Enquanto a comida não chegava, pedi ajuda dos meus amigos e fiquei treinando por longos minutos. E tcharaaaaammmmm... consegui!


Maravilha, né? Saí do Gerrard's Corner quase rolando, de tanto que comi, mas também super feliz! De lá, fui assistir o culto e depois encontrei com outros amigos para um pique-nique improvisado, aproveitando os últimos raios de sol lá pelas 8 da noite. Depois disso, outro compromisso sagrado: assistir Brasil e Espanha com amigos da universidade (amigos, amigos, amigos... tô escrevendo aqui e pensando no quanto sou "sortuda" por tudo isso...).

Eu já falei isso aqui antes, mas não custa repetir que se tem uma coisa que me faz perder a compostura, isso se chama futebol. Eu viro uma ogra quando estou torcendo. Gritei e xinguei tudo e todos até a quarta geração enquanto assistia nosso Brasilzão "dançar flamenco com castanhola na cara dos Espanhois", como disse meu irmão. Destaque para o maravilhoso David Luiz. Fiquei tão animada com ele que noite passada sonhei que ele queria namorar comigo. Aaaaai, Ana Luiza. Aterrisaaaa!

Na volta, as meninas e eu paramos pra sentar na grama florida da faculdade e admirar as estrelas na madrugada. Delícia!



Ah, gente. Hoje também tive um momento super fofo. Voltando pra casa depois de encontrar um amigo, resolvi parar um pouco na ponte pra admirar o rio no fim da tarde. Daí deu uma vontade louca de descer até a margem. Terminei de atravessar a ponte, só que onde eu estava a beira do rio é toda murada, e tinha um portão chato no caminho. Despertei o meu lado subversivo, pulei o portão e dei aos meus pés o presente que eles queriam: pisar descalços nas pedrinhas da beira do Tâmisa. Pequenas coisas me fazem muito feliz...


Um beijo pra vocês e até breve. Com chuva ou sol, amanhã eu posto de novo... por um motivo muito especial que eu quero dividir com vocês.

Beijos! \o/

12 comentários:

  1. Aninha pensei que vc estava participando de algum programa de culinária, só em olhar estou cheia rsrsrsr. Estava meia desatualizada mais já li tudo. Querida estamos morrendo de saudades de vc. Ei vc já foi convidada para ir no chá de bebê da princesa Kate??? rsrsr tire bastante fotos!!! Fique na paz de Cristo, bjs da família bombom<3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lilica! Realmente, é de se encher mesmo! Comi demais! kkkk... Também estou com saudade. E é claaaaro que a Kate me convidou! Vou tirar uma foto com ela pra você. Um beijão e que Deus abençoe sua semana!

      Excluir
  2. Menina, vc me fez roer todas as unhas de ansiedade, sem postar nenhuma aventura aqui! por favor, não faça mais isso! não aguento essa ansiedade!!
    Ps: todas essas suas comidas me fez lembrar uma cena do filme, O melhor amigo da noiva, qdo o casal tá almoçando em um restaurante chinês e ele pede algumas coisas como essas aí1!!!

    bjs

    Larissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ow, Larissaaa! Desculpa, demorei mesmo pra postar! Vou tentar fazer posts mais frequentes, pode deixar!
      Ah, eu acho que ainda não vi esse filme. Mas quando assistir com certeza vou babar na cena das comidas chinesas. Vivo querendo voltar lá!
      Beijão

      Excluir
  3. Eu não sei que gosto tem essas comidas, mas a cara tá ótima. Antes de ler tava olhando as fotos e fiquei pensando que se tratavam de almofadas verdes-musgo com estampa de folhas secas, Aí descubro que se trata de arroz glutinoso rsrsrsrsrsrsrs
    E tem que ter uma arte, né? Pular o muro - Por que não? Tá bom. Tava mesmo com saudades da foto do pézinho.
    Muitos beijos pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, mami! As comidas eram muito bem apresentadas mesmo. E fora a língua de pato, era tuuuudo delicioso!
      Mãe, eu amo que a senhora ame meu "pezinho". hihihi Eu amo a senhora inteira, na verdade.
      Se cuida e não esquece de mim.

      Excluir
  4. Sucesso essas aventuras gastronômicas! Eu nunca comi língua de pato, mas me aventurei na de boi uma vez e não gostei, blé. Sou chata com carne, odeio fígado e essas coisas estranhas. Mas morro de vontade de experimentar insetos HAHAHA :b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhul \o/ Valeu, Bianca!
      Nossa, a de boi eu acho que nunca provei, acredita? Ah e fígado eu AMO e também adoraria experimentar um escorpiãozinho ou um gafanhoto :D heheh
      Vai ser a aventura da ásia!
      Beijos

      Excluir
  5. Aninha nem pense em sonhar assim o David , eu já sonho com ele a tempos !! rs
    Ana , há uma semana descobri seu blog , depois de um testemunho da minha Igreja de uma irmã que ganhou o presente de ir pra Londres de Deus e ardeu no meu coração voltar a sonhar com essa possibilidade ... Sera que mesmo cursando adm em comércio internacional eu consigo uma bolsa ?
    Bom , obrigada pelas boas risadas e pelos seus vídeos . É maravilhoso ver as obras que Deus fez e faz em sua vida e poder realmente ver que se crermos , por meio dEle podemos qualquer coisa !

    Um beijo !
    Mayara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mayara! Ah, pode ficar com o David! Foi só uma queda mesmo por ele ter sido o heroi da seleção! kkkk...
      Poxa, adorei saber como você descobriu o blog! Não sei se o seu curso está nas áreas prioritárias, mas você pode dar uma olhada na lista de Áreas Contempladas e ver se ele se encaixa. Olha o link aí: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/areas-contempladas
      Deus é mesmo maravilhoso, tem me dado muitas coisas lindas. Que Ele te abençoe muito!
      Beijos

      Excluir
  6. Lindinha, desse jeito vc vai voltar um balãozinho. Se cuide. kkkkkkkkkkkk
    Deus te abençoe.
    bjs brasileiros, potiguares e lindinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk... nem fala, lindinha! Já to bem balofinha, pra falar a verdade.
      Vou dar um jeito nisso!
      Beijão

      Excluir