sábado, 20 de julho de 2013

Bélgica, a Europa e o Universo inteiro

Eu acho que estou doente. Grave e irreversivelmente doente. Minha condição me leva a fazer escolhas não muito pensadas, e o pior: nem sequer me arrepender de minhas decisões impulsivas. Não sei se há algum remédio ou tratamento pra isso - e se houvesse, eu ia querer a cura? A questão é que eu não consigo parar de viajar. É grave. Eu fico babando no mapa da Europa, pensando em como tudo é tão pertinho e nos países que eu ainda não conheci. Sacrifico as mais diversas coisas, como o luxo de comer carne frequentemente, pra juntar qualquer dinheirinho que me permita escapar mais uma vez. Minha conta bancária não está nada satisfeita, mas mesmo tendo que pensar duas (mil!) vezes antes de gastar cada centavo, o vírus-do-viajante-incontrolável me faz muito, muito bem.

Dessa vez, foi hora de ressuscitar um plano que nasceu em 2008, por influência do meu irmão Filipe (ele não ia me perdoar se eu não o colocasse nos créditos): conhecer Benelux, que é um nome que designa o trio Bélgica, Holanda (o "ne" na sigla é de Netherlands, em inglês) e Luxemburgo. Desisti e persisti na frente do computador mil vezes, tentando balancear meu saldo bancário com a vontade enorme de ir. E é claro que a vontade venceu. Claro! Comprei as passagens uns 3 dias antes de embarcar, e não planejei absolutamente nada em termos de roteiro. Já falei aqui, mas não custa repetir: roteiros que nascem espontaneamente, conforme a gente vai conhecendo e caminhando pelo lugar, são os mais inesquecíveis.

Nos próximos três posts eu vou contar como foi essa minha sétima viagem desde que cheguei aqui. Com vocês, Bélgica.

***

Ir de ônibus para Bruxelas foi a forma mais barata de transporte que eu encontrei. Foram 8 horas dentro de um busão da Eurolines, com direito a atravessar o Mar do Norte de balsa entre a Inglaterra e a França. Fora o desconforto de dividir a balsa com uns 500 grupos de excursão de adolescentes barulhentos ignorando o fato de que à exceção deles todos queriam um pouquinho de silêncio naquela madrugada de domingo, deu tudo certo. Por muita ironia dos meus neurônios, eu só pensava nas músicas do Titanic. Se batêssemos em um iceberg, será que era possível não colocar nenhum daqueles zoeiros no bote salva-vidas? Desculpem, eu sei que o pensamento é horrível. Mas meu blog é meu lugar de honestidade.

Enfim. Cheguei em Bruxelas por volta das 7 da manhã, e depois de um rolé intergaláctico que incluiu estações erradas, trams que não iam até onde eu precisava, e uma senhora delirando em francês comigo na parada de ônibus, consegui chegar até a casa dos amigos brasileiros que me receberam lá. E que recepção! Quase chorei de emoção comendo tapioca no café da manhã. Bom demais!

Saímos para bater perna, e a única coisa que eu tinha em mente era conhecer o Museu de Instrumentos Musicais. No caminho, várias paradas lindas...


Finalmente chegamos ao MIM, que era realmente fantástico. Centenas de instrumentos musicais de várias épocas e culturas do mundo inteiro estão dispostos nos corredores do museu. A entrada é um escândalo: 2 euros. Se cobrassem 20, eu pagava sorrindo. E o mais interessante é que no começo da visita cada um recebe um audio-guia com fone de ouvido, que toca um música de um dos instrumentos dispostos ao nos aproximarmos dele. É incrível. Pena que os corredores eram pequenos e a vergonha era grande, porque dá vontade de sair dançando! São 4 andares de história em forma de música. E uma dica por experiência própria: não vão ao MIM depois de passarem 8 horas em um ônibus. Seus pés e ânimo precisam estar intactos pra você aproveitar tudo o que o museu tem pra oferecer.


Leo e Vanessa queriam me mostrar Bruxelas à noite. Fomos pra casa, demos uma descansada e por volta das 21h saímos de novo. Só começou a escurecer por volta das dez, na verdade. E como valeu a pena esperar pela despedida do sol. A capital belga é ainda mais bonita com suas luzes artificiais!


Na volta pra casa, comi meu segundo gaufre (waffle belga) do dia. E eu tenho certeza que se tiver comida no Paraíso, vai ter gaufre. É um absurdo de tão delicioso!


O dia seguinte já era meu último dia na Bélgica. Resolvi começar a turistada pelo Parlamento da União Europeia. "Chato", você deve pensar. Enganadíssimo. A história da Europa e da União são contadas de maneiras super interativas. Com jogos, paineis, hologramas, guias, maquetes e tudo o que você imaginar. Em um dos salões, era possível movimentar uns balcões com telas e auto-falantes por um mapa da Europa que se estendia por todo o chão. Ao passar pelo nome de uma cidade, um sensor escaneava o local e a tela exibia um vídeo sobre a atuação da União Europeia ali. Uma outra sala simula uma reunião parlamentar. Outra conta histórias cotidianas de europeus de diversas partes do continente. E no final da visita, podemos registrar nossos votos para a Europa nos próximos 50 anos - e eles ficam expostos na hora! Ir ao Parlamentarium tem um efeito fortíssimo: você sai amando e admirando mais a Europa do que quando entrou.


E esse segundo dia acabou mesmo virando um pedacinho da Europa inteira. Do Parlamento eu fui pra Mini-Europe, que é um parque com miniaturas de cidades e monumentos do continente Europeu. Foi bem legal ver em pequena escala um monte de coisa que eu já vi de perto, e é claro que eu ficava toda boba cada vez que parava na frente de algum país que eu já visitei. Mas a Mini-Europe também me fez lembrar o quanto ainda tem pra ver! As únicas ressalvas sobre ter ido pra lá são: a) a gênia da lâmpada esqueceu de colocar a bateria na máquina e tava fotografando pelo celular; b) a Mini-Europe é um lugar pra tirar foto, basicamente. De preferência, foto sua. Poucas vezes tive coragem de pedir pra alguém parar e tirar uma minha, então foi meio chato nesse sentido.


Ah! Do ladinho da ME tem o Atomium - que é um museu/mirante enorme em forma de átomo. Bonitão, né?


Apesar da recomendação pra ir lá, eu queria ver o universo de uma outra forma. Da menor unidade conhecida, que é o átomo, eu segui para a imensidão das estrelas visitando o Planetário. Fui umas duas ou três vezes quando criança em passeios da escola ao Planetário do Rio, e confesso que quando as luzes apagaram e aquele teto branco de 360 graus se converteu num céu com incontáveis estrelas, não consegui conter uma choradinha. Pela beleza em si e pelas muitas lembranças. Não só da escola, mas das férias que passava com a família toda no interior, onde à noite o céu ficava escandalosamente lindo. Enfim... não dá pra tirar foto lá dentro, e eu acabei não tirando por fora também, mas a lembrança está vivíssima aqui :)

Aterrisei de volta a este planeta, encontrei meus amigos novamente e fomos pra casa descansar um pouco. Meu passeio em Bruxelas terminou com chave de ouro, conversando e tocando violão na beira do lago por volta da meia noite. Desfecho maravilhoso!


E no outro dia, já era hora de seguir pra Luxemburgo. Mas essa é uma história pra amanhã!


Beijos e até lá ;)





_____________________________________________________________________
Já curtiu a página do blog no Facebook?

6 comentários:

  1. Ana vc é uma figura impoluta.... te admiro muito,sei que a grana deve está pouca por isso te aconselho a cantar " valeu a pena huuuuu, valeu a pena..." te amo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk... adorei o "figura impoluta", Lilica. E sim, está valendo a pena DEMAIS!!! Um beijão, também amo você

      Excluir
  2. Filha, que passeio maravilhoso foi esse! Me senti visitando Bruxelas com você. Amei cada cantinho, e você ficou linda naquele tamanquinho holandês. Compartilho as lágrimas e lembranças do planetário.Tenho um projeto futuro do qual não abro mão: comer gaufre com você em Bruxelas.
    Te amo demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ma! Foi maravilhoso mesmo! Que bom que a senhora passeou comigo.
      O planetário foi lindo demais... quando formos em Bruxelas juntas vamos lá, e depois saímos pra comer gaufres sem fim!
      Te amo!

      Excluir
  3. Lindinha, continuo com inveja de tu, kkkkkkkkkkk.
    Como eu queria estar no seu lugar e ter essa aula de geografia pessoalmente.
    Deus te abençoe.
    bjs brasileiros, potiguares e lindinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk... fique com inveja não, lindinha!
      Venha simbora pra cá! :)
      Beijos londrinos

      Excluir