sábado, 27 de julho de 2013

Holanda sem tulipas, com bicicleta

Opa!

Depois de uma semana de muito trabalho, aqui estou eu de novo pra finalmente contar como foi o passeio pela última cidade do trio Benelux: Amsterdam. Bora lá.

Se Luxemburgo me fazia pensar no meu irmão mais novo, Filipe, umas 5, 10, 200 vezes por dia, quem não saiu da minha cabeça em Amsterdam foi minha irmã, Mariana. Ela estava ao meu lado quando fiz minha primeira viagem internacional, em 2008. Fomos para a Suíça, e de lá íamos visitar França e Holanda. Eu com 17, ela com 19 anos. O fato é que fizemos amizade com uns garotos americanos que estavam participando do mesmo programa que nós, e eles nos convenceram a ir para Roma com eles em vez de Amsterdam. Pra gente tava ótimo, mas eu lembro do medinho que deu quando fomos pedir permissão a papai e mamãe! E qual não foi nossa surpresa quando ganhamos um "sim"!


Amsterdam ficou pendente, mas Roma foi inesquecível - e mais ainda foi a atitude dos meus pais. A confiança que eles depositaram na gente naquela ocasião me inspira até hoje. Pais sabem o nível de maturidade que os filhos têm, mas às vezes seus medos não lhes permitem dizer sim. Não sei pra que pai ou mãe eu to escrevendo isso agora, mas o fato é que já recebi algumas mensagens de futuros intercambistas falando sobre como está difícil para seus pais encararem a partida dos filhos. Meu pai e minha mãe são mestres na arte de deixar voar com o ninho sempre aberto para o retorno. Eles sabem o que fizeram e a educação que nos deram. Deve ser difícil pra eles muitas vezes, mas o amor e a vontade que a gente cresça e viva as próprias experiências é maior que o egoísmo que muitos pais mascaram como "proteção". Quando meus pais demonstram confiar em mim, eu não tenho vontade de exceder limites ou sair por aí fazendo loucuras que eles nunca descobrirão. Pelo contrário. Eu quero honrá-los. Por isso, pai e mãe, vocês são os melhores do mundo. Seu amor e apoio não têm preço e eu desejo que tudo o que eu fizer seja motivo de orgulho e felicidade pra vocês.

Agora sim, fim da psicologia familiar. Vamos falar de Amsterdam.

Pra variar, cheguei na Holanda sem ter ideia do que iria fazer. Eu só sabia que era bonito, que havia canais e que em algum ponto eu ia querer andar de bicicleta. Cada vez mais percebo que estar no lugar é mais importante do que fazer ou ver exatamente o que está nos roteiros tradicionais. Assim como nos dias em Bruxelas e Luxemburgo, o sol estava com tudo em Amsterdam! Cheguei por volta das quatro da tarde, e comprei um ticket de transporte válido por 48h - o tempo que eu ficaria lá. Peguei alguns ônibus pra lugar nenhum só pra sentir a dinâmica da cidade. E acabei vendo que as coisas eram bem menores do que eu imaginava! Tava achando tudo uma fofura...


Com as finanças mais apertadas do que nunca, parei em um Burger King que anunciava uma promoção de cheeseburger, batata frita e refrigerante por 3 euros. Veja só como as coisas estavam apertadas. Eu nunca trairia o Mc Donald's, mas pobreza é pobreza, e a promoção de 3 euros era tentadora demais. Bom, a questão é que há 10 anos eu resolvi parar de tomar refrigerante, então, como sempre faço, pedi ao atendente pra trocar o refri por um suco. Ele disse que eu teria que pagar separadamente, e tal, e eu desisti. Ia ficar na água mesmo. Pra minha surpresa, quando ele colocou o sanduíche e a batata na bandeja, ele também colocou do lado uma garrafinha de suco de laranja. Eu lembrei a ele que não tinha pago por aquilo, e ele simplesmente sorriu, deu uma piscada e fez aquele sinal de silêncio. Ah, como eu adoro encontrar gente linda no meu caminho!

Enfim. Levei um bom tempo só batendo perna em lugar nenhum mesmo. Eu tava feliz só de estar em Amsterdam! Resolvi pegar uma balsa e ir até o outro lado da cidade pra conhecer o Eye, que é o Instituto de Cinema de lá. Uma pena mesmo ter chegado menos de 30 minutos antes de fechar, porque o lugar é incrível! Lindo por fora e cheio de coisas legais por dentro.

Pintura humana: nossos movimentos dão cor à tela
Uma das cabines de cinema do Eye, com jogos, pequenos documentários
e filmes inteiros pra assistir. De graça.
Brincando de filme
Depois do Eye, dei uma passada no Vondelpark, e finalmente fui encontrar minha amiga Isis. Nos conhecemos no ano passado, como blogueiras pelas Olimpíadas aqui em Londres, e ela ofereceu sua casa em Amsterdam pra mim. Foi ótimo colocar a conversa em dia e ter um teto amigável por lá :)


Quando fui dormir, percebi que eu peguei leve um pouco demais no primeiro dia. Eram só dois, e um já tinha ido embora! A sexta-feira, então, teria que ser pra valer! Decidi que não iria a nenhum museu. O dia estava tão lindo e havia tanta coisa pra ver que seria um pecado ficar dentro de um prédio, qualquer que fosse ele. Então está decidido: vou voltar em Amsterdam pra ver de perto as obras de Van Gogh e a casa de Anne Frank, no mínimo!

Bom, a primeira coisa que fiz foi me juntar a um Free Walking Tour - como o que fiz na Eslováquia e na Hungria. O passeio durou cerca de 3 horas, e andamos por muitos lugares importantes de Amsterdam: a praça Dam, a Velha e Nova igrejas, o distrito de Jordan, entre outros. Mas com certeza o mais chocante foi andar pelo Red Light District. Mulheres em vitrines, se assumindo como produtos. Deu um nó na garganta, pra ser bem sincera. Nossa guia falou do quanto os direitos das prostitutas são protegidos e como a profissão é regulamentada. Ainda assim, um nó na garganta. É claro que dessa parte do passeio eu não tenho fotos, mas aí vão um monte de belezas holandesas que vi no caminho:

Essa faixinha vermelha é a menor casa da cidade!

Terminada a andança, me encontrei com uma amiga brasileira também do Ciência sem Fronteiras, que estuda na mesma universidade que eu, a Manu. Conversando no apartamento, descobrimos que tínhamos comprado passagens pra Amsterdam pro mesmo período, e então combinamos de nos encontrarmos por lá. Primeira parada: um moinho! A guia tinha dito que a área era super legal e tinha boas opções de restaurantes. Que nada! Desertíssimo. Mas quem está reclamando? Vimos um moinho, afinal!


De lá, fomos para a Museumplein, que é onde tudo acontece para turistas. Uma área bem movimentada mesmo, onde ficam, entre outras coisas o Rijksmuseum, o Museu de Van Gogh e a famosa placa de I amsterdam. Tinha mais turistas do que formigas naquele chão! E eu explorei a coitada da Manu pedindo mil fotos, até conseguir um em que a placa fosse de fato visível :D


E então chegou a hora de fazer o que não se podia mais adiar: andar de bicicleta. Se tem algo que é definitivamente mais importante do que o ser humano em Amsterdam, é esse tal veículo de duas rodas. Você e eu podemos achar um charme pedalar pelos canais e ruas fofíssimas, mas é o meio de transporte deles. E se motoristas podem ser bem hostis e impacientes, os ciclistas holandeses não ficam nem um pouco atrás! É muito sábio não colocar buzinas em bicicletas, porque senão a linda cidade que é Amsterdam se transformaria em um caos!

As ciclovias estão de fato em todos os lugares, e idade ou condição social não contam nem um pouquinho. A bicicleta é mesmo um transporte democrático. Do cara bonitão de terno à vovozinha que foi ali comprar pão, todo mundo pedala. E eu adorei ser parte dessa massa, mesmo que só por um pouquinho...


Terminando o passeio, Manu e eu voltamos à Museumplein para um lanche. Colocamos a conversa em dia enquanto aliviávamos o calor mergulhando nossos pés no laguinho artificial que daqui a cinco ou seis meses se transformará em uma pista de patinação. O fato da Europa ter quatro estações tão bem definidas me encanta demais!


Nos despedimos, e eu resolvi ir ao outro moinho de Amsterdam. Vai que eu tinha ido no errado, e lá de fato seria um lugar movimentado e legal? Que nada, mais uma vez! Andei que nem uma condenada e lá estava ele, solitário no meio do nada. Tudo bem. Fiquei mesmo feliz por ter visto os dois moinhos da cidade.


O segundo e último dia foi embora, e na manhã seguinte eu levantei cedinho pra voar pra casa. O avião pousou em Londres e eu sorri por dentro, lembrando a mim mesma do objetivo que alcancei: ter no currículo o número de países equivalente à minha idade. Não achei que faria isso tão cedo, mas aconteceu. Aos 22 anos, estive em 22 países. Cada um é especial e único, e de todos eles eu tenho uma história pra contar! Lá vai a listinha (que está prestes a aumentar, aliás!)

Suíça
França
Itália
Vaticano
Alemanha
Argentina
Uruguai
Quênia
África do Sul
Inglaterra
Portugal
República Tcheca
Áustria
Eslováquia
Hungria
Romênia
Bulgária
Turquia
País de Gales
Bélgica
Luxemburgo
Holanda

A Holanda vai ser lembrada de forma especial por ter sido onde eu alcancei a meta. E eu estou animadíssima pra conhecer os outros pelo menos 173... nem que eu tenha que viver 173 anos pra isso!

Beijo pra vocês!

16 comentários:

  1. Liindo, Ana!

    E olha, não sei se é o verão mas você está muito mais linda! HIUAhoaiuha...

    Sobre os pais, eu tenho uma confiança como a dos seus. Mas antes de eu ir, eles querem que eu volte já.

    Cheers!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa!
      Aaaaai, que fofa! Nossa, muito obrigada *_* To vermelha aqui, hehe
      Ah, tenho certeza que quando você estiver por aqui seus pais vão ser só orgulho!
      Cheers ;)

      Excluir
  2. Tem uma típica bala holandesa tipo Tic Tac (preta) que é tão horrível, mas tão horrível que perco o apetite só de lembrar... Suas fotos ficaram lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Bianca? Não provei essa... bom pra mim, né? :D Que bom que você gostou das fotos! Beijo!

      Excluir
  3. Você me inspira, sempre!

    Fotos lindas!

    Beijos, te amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priiiii! Linda demais!
      Que bom que gostou das fotos ;)
      Amo você

      Excluir
  4. Gostei muito do relato! Europa, aí vamos nós! rs! Aliás, vc já foi e tem ido há mto tempo! haha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ronni!
      Pois é, amo demais a Europa :D Terra do meu coração!

      Excluir
  5. Muito legal! Percebi aqui, você não tem vontade de ir a Irlanda?

    ResponderExcluir
  6. Filha, como não confiar em vocês? Veja tudo o que a gente recebe de volta. Obrigada pela homenagem.
    Parabéns por esse feito: 22 anos, 22 países. E graças a Deus, você viu o melhor deles. Pra falar a verdade, acho que cada lugar que você visitou se tornou melhor por causa de você.
    Fiquei morrendo de saudades de Amsterdã e feliz por te ver passear na terra do coração da vovó Dorinha. Ela vai amar esse post.
    E eu continuo amando você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo, mamma :) E não tem que me agradecer pela homenagem. É tudo verdade!
      Graças a Deus mesmo por realizar esse sonho \o/ Também lembrei muito de vovó Dorinha lá na Holanda, e fiquei pensando na viagem de vocês. Vamos lá de novo, nós três?
      Te amo, mamma!

      Excluir
  7. E a Espanha, Ana? Pensei que vc já tivesse passado por lá! Morro de vontade conhecer :D No mais, parabéns pelo feito. Que um dia eu tenha a oportunidade de rodar esse mundão tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda! Nossa, muita vontade! ^^ É porque não tive oportunidade ainda, mas quero demais ir lá \o/ E também desejo que você veja e experimente muitas coisas lindas mundo afora! Beijos

      Excluir
  8. Lindinha, q inveja santa, kkkkkkkkkkk. Que aula de geografia acabei de ter. Parabéns. Deus te abençoe mais e mais.
    bjs brasileiros, potiguares e lindinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, lindinha! kkkkk.. Adoro "te dar" aulas de geografia!
      Um beijão!

      Excluir