quarta-feira, 3 de julho de 2013

6 meses e um dia de amor

2 de janeiro de 2013. Eu desembarcava no aeroporto de Heathrow por volta das 11 da manhã. Muita ansiedade pelo que viria, mas uma certeza inabalável de que eu estava a caminho da melhor experiência da minha vida. Em quase 23 anos, essa foi a primeira vez em que eu de fato decidi onde queria viver. Eu não sabia que tipo de gente ia encontrar pelo caminho, como seria a universidade onde iria estudar ou mesmo o apartamento que seria meu novo lar. Mas a consciência de estar em Londres, o lugar onde eu escolhi estar, era suficiente pra me fazer muito feliz.

De lá pra cá, já se foram seis meses... e um dia. E eu to escrevendo agora literalmente com os olhos cheios d'água, enquanto ouço o trecho que diz Oh, let's go back to the start (Vamos voltar para o início), da música  The Scientist, de Coldplay. Pensar que já se foi metade do caminho realmente faz meu coração ficar apertado. Acho que a palavra mais honesta pro que eu sinto é medo. Medo de acordar do sonho que todos os dias eu vivo.

A sensação de ser completamente responsável pelo que eu faço, o que como, pela hora que chego e saio, pela organização dos meus estudos e da minha casa, pelo meu dinheiro e como passo os meus dias é algo que eu não queria perder. Morar sozinha tem me proporcionado uma consciência de mim tão real que sinto como se fosse palpável. Das coisas mais simples às mais complexas, eu entendo mais do que nunca os meus limites, conheço mais do que nunca os meus gostos.

Um intercâmbio como o Ciência sem Fronteiras é uma saída da zona de conforto. O que pode parecer irônico, já que nos mudamos pra países de primeiro mundo. A tendência de quem olha apenas pela perspectiva do lugar em si, é achar que tudo é muito simples e muito fácil. Mas pra cá, a única coisa que é possível trazer por inteiro é a si mesmo, e cair como que de pára-quedas em um mundo completamente diferente: da língua à comida, do clima à cultura. Se adaptar a essa realidade compreende muito mais do que se pode imaginar. Cada detalhe é um desafio, e as pequenas conquistas, como andar pelo supermercado sabendo o corredor onde fica o leite ou a quantidade de arroz que você precisa pra um mês, dão um prazer enorme.

Fora o Brasil, eu tinha conhecido 9 países antes da Inglaterra. Agora já são 18, e posso dizer que o único lugar onde meu coração já quis ancorar foi Londres. Pra alguém que tem espírito de viajante, falar isso não é tão banal quanto se pensa - pode acreditar. Se hoje me dissessem que eu estou "presa" aqui, eu sei que poderia viver plenamente feliz por estar na cidade que eu mais amo no mundo. E eu tenho mil motivos pra achar isso.

Londres é gigante horizontalmente. Você não se sente sufocado pela altura dos prédios; a cidade se estende pelos lados. Londres não é cinza; é verde. Há sempre um parque enorme ou mesmo uma pracinha pra onde escapar. Londres comporta o mundo. Todos os continentes se encontram nas ruas ou num vagão de metrô, não há limites para a pluriculturalidade daqui. Londres é inesgotável. Em termos de oportunidades e lugares pra conhecer, você nunca vai ter visto tudo o que tem pra se ver nesta cidade. Londres, Londres, Londres...

Apesar da realidade incômoda de que já se foi metade do caminho, eu quero olhar para os próximos 6 meses com a expectativa de quem acabou de chegar. Amor é sempre melhor assim, quando a gente olha pra cima e pra tudo de bom que pode acontecer. E como eu tô um poço de sentimentalismo hoje, é melhor parar por aqui, mas ficam algumas fotos do que foram meus Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio e Junho.

JANEIRO: Tudo novo.  Cada experiência era um acontecimento, até
brincar na neve!
FEVEREIRO: Cada vez mais animada com as minhas aulas
e a oportunidade de estudar com gente do mundo todo em Londres. 
MARÇO: Entrei definitivamente para a equipe de produção
da Hillsong. Fazendo o que eu amo para quem eu amo.
ABRIL: Minha família veio me visitar. Apresentei Londres como
sendo a minha cidade, e ouvi do meu pai as palavras que eu nunca vou
esquecer: "Filha, se você quiser ficar, tem todo o meu apoio.
Na verdade eu não te vejo voltando pro Brasil."
MAIO: Mês de colocar o pé no mundo. Apesar de ter visto tanta
coisa linda, pela primeira vez senti saudade de "casa" - e sim,
estou me referindo a Londres.
JUNHO: Enquanto o Brasil ia às ruas, eu descobria meu lado mais
patriota. Adoro ser brasileira. Mas adoro mais ainda ser brasileira
estando com os pés no mundo inteiro.

E é isso. Já se passaram 6 meses. 6 meses de estar tão apaixonada com esta cidade que a ideia de ir embora parte meu coração. Metade da minha jornada se foi, e ainda há muito o que fazer, ver, experimentar. Deus me deu muito mais do que eu mereço ou poderia esperar. Quero abraçar com as melhores expectativas cada minuto restante de viver este sonho. E se me deixassem fazer um pedido, seria um só: ficar aqui.

Pra sempre.

23 comentários:

  1. Você me fez quase chorar com esse poste! Você vive a vida que eu gostaria de viver, com o pé no mundo e chamando Londres de casa! E a sua escrita, como sempre, de uma maneira única :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ow, Annaaa.. desculpa quase te fazer chorar! hehe.. E muito obrigada pelo seu incentivo, mas uma vez. Um beijão!

      Excluir
  2. Filha. Fico feliz por saber você feliz. Lembre-se sempre: o melhor lugar do mumdo é o centro da vontade de Deus.

    ResponderExcluir
  3. ahhh minha linda, me emocionei especialmente lendo este post, por dois motivos:

    primeiro, pq eu tive a enorme honra de estar ao seu lado quando vc pisou em Londres pela primeira vez (e fomos nós, crentes q íamos ser recebida pelo brotinho loiro de olhos claros q empinava a bandeira da Samsung, abafa...) e pude passar 10 dos melhores dias da minha vida com vc lá.
    e segundo, pq isso q vc está sentindo agora, esse sentimento inexplicável, é muito bom... e só quem sente, entende. eu li seu post, e me senti novamente na California, pegando estrada com meu carrinho velho, e sentindo dentro de mim "eu PERTENÇO a este lugar!"

    aproveite muito minha linda, e espero q tudo dê certo pra vc ficar o tempo q quiser ficar :)

    beijos com mtas saudades!!! te amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ow, que linda! Amei ver você aqui no meu bloguito, e ainda mais dizendo coisas tão fofas.
      E é verdade. Quando tudo começou, você estava do meu lado. Aterrisou aqui junto comigo, pra pagarmos o micão do brotinho logo na chegada! kkkk... Lembro de você falando assim sobre a Califórnia, e acho que agora eu finalmente entendo o que você queria dizer.
      Muito obrigada pelo seu carinho e apoio, Lize. Se eu vier de mala e cuia pra cá, você vem me ver?
      Também te amo! <3 Saudades

      Excluir
  4. Nossa! Meu coração ficou apertado por você \: Acho que vou me sentir da mesma forma. E quando você descobrir o "jeito de ficar" me avisa, ok?

    E outra coisa: não sei se é muito abuso, mas eu queria tirar algumas dúvidas e por aqui é meio complicado. Você se importa de me adicionar no skype? (xnevershoutneverx) E aí se você tiver 10 minutinhos livres já me ajudaria demaais!
    Enfim, se não der tá beleza também ;)

    Boa sorte aí, Ana! E que Deus te abençoe :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oww.. brigada pela solidariedade, Felipe :P
      Posso adicionar você sim. Não sou muuuuito de skype, mas vou fazer isso sim!
      Um beijão e que Deus te abençoe também!

      Excluir
  5. Posts muito animadores =)
    São muito do que eu espero ler. Sair da zona de conforto, estudar com pessoas de todos os lugares, desafios e tudo mais.
    Estou para ir em setembro para Uxbridge e acho que quando voltar ainda saberei como vai Londres por algum blog seu. XD

    Deus a abençoe o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que bom que você tem gostado dos posts e se identifica. Desejo que você tenha a oportunidade de viver muitas coisas lindas assim também!
      E essa parte do "acho que quando voltar ainda saberei como vai Londres por algum blog seu" - aimeldeeels! amém, amém, amém!
      Beijão e Deus te abençoe também

      Excluir
  6. Realmente inspirador (:
    Daqueles textos que lemos e sentimos um arrepiozinho subindo...
    Estou indo em setembro, e já penso em como vai passar rápido esse um ano e como será triste voltar para "casa".

    Adoro seu blog, faz me sentir um pouquinho na Inglaterra já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo! Obrigada mesmo!
      Realmente, pensar em voltar dá uma dorzinha, mas venha com muitos planos e disposição pra realizar todos eles, e fazer disso um tempo inesquecível!
      Beijos!

      Excluir
  7. Ana Luíza, cheguei há exatamente 1 semana. E, nossa, esse vislumbre do seu sentimento me balançou. Londres é uma cidade incrível!
    Espero vê-la em breve! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que invejinha, Ronni... chegando agora, que beleza!
      Aproveite muito. Londres é a casa do meu coração! \o/
      Nos vemos :)

      Excluir
  8. Owww Ana, que postagem emocionante! Chorei caladinho aqui :/

    Como eu já disse aqui: só desejo que você possa morar aí definitivamente num futuro bem próximo. E eu sei que você consegue isso. Então, nada de ficar com o coração apertado por isso, descansa em Deus, nada vai poder tirar Londres de você.

    Um abração :]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oww.. amém, Felipe. O que vier de Deus será bom, porque tudo dele é!, mas se as portas se abrirem mesmo pra eu poder ficar aqui, eu vou ficar meeeega feliz :D
      Obrigada pelas suas palavras.
      Um beijão

      Excluir
  9. texto lindo, eu ainda nem fui e já penso como vai ser difícil voltar, apesar de ter todas as pessoas amadas aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Julia! Deixar pessoas amadas pode ser difícil sim, mas a gente aprende a amar de uma forma diferente... é só aguentar firme. Abraço!

      Excluir
  10. Nossa, muito inspirador seu post. Você descreveu exatamente o que pretendo viver no intercâmbio = SAIR DA ZONA DE CONFORTO. :D
    Vou tentar UK ano que vem, espero que tudo dê certo e chega a minha vez. Espero que os seus próximos seis meses sejam ainda mais maravilhosos e intensos.
    Abraço, flor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Poxa, obrigada mesmo! Isso, venha disposta a sair mesmo da zona de conforto. É muita coisa pra aprender, ver, experimentar \o/
      Desejo tudo de bom nesse processo e que em breve você esteja aqui também.
      Um beijão

      Excluir
  11. Lindinha, Deus te abençoe aonde quer que fores.
    bjs brasileiros, potiguares e lindinhos

    ResponderExcluir