terça-feira, 19 de março de 2013

...e vamos botar água no feijão!

Oi, genteee! Como vai a vida aí na terra de Cabral?

Ontem eu tive um dia bem abrasileirado, foi ótimo! Acho que já mencionei isso aqui, mas em uma das minhas disciplinas na faculdade, nós assistimos e discutimos sobre um filme de um país diferente a cada aula (a matéria é "Cinemas Mundiais"). É super legal ver o mundo pela perspectiva do cinema, e algumas coisas são realmente surpreendentes. Tipo, Hong Kong é um dos poucos lugares onde a indústria cinematográfica local dá mais lucro do que os importados de Hollywood! Isso é uma raridade... O filme que mais gostei até agora se chama Um Momento de Inocência, do Irã! Em segundo lugar vem Head-On, da Turquia. O segundo é meio barra pesada, mas fica aí como dica ;)

E ontem finalmente chegou a vez do Brasil! E o que que a gente assistiu? Tropa de Elite, osso duro de roer! Pega um pega geral, também vai pegar vocêeee! Tem muitos outros filmes que poderiam representar bem nosso país, como Central do Brasil - que é meu preferido sempre! Mas achei que esse foi legal pra abrir discussões sobre estereótipos e ouvir um pouco do que as pessoas pensam sobre o Brasil. Fora que, concordando ou não com o tema do filme, Tropa de Elite é uma ultramegasuper produção em termos de qualidade técnica. Ah, gente, mas foi engraçado demais assistir com legendas. A tradução não chega nem aos pés do vocabulário original.

Depois de assistirmos e debatermos sobre o filme, o professor falou um pouco sobre a história da nossa indústria cinematográfica e mostrou clipes de outras obras, como Macunaíma, Vidas Secas e Central do Brasil. Aaaah, que nostalgia...


Ah, mas o melhor mesmo foi chegar em casa e abrasileirar ainda mais esse negócio. Minha querida amiga/vizinha Vanessa e eu tínhamos combinado de jantarmos juntas hoje, e eu pedi pra ela deixar eu cozinhar! Não falei pra ela qual seria o cardápio, mas já estava borbulhando de ideias. Na saída da faculdade, passei no mercado pra comprar as coisas que faltavam. Cheguei em casa, joguei a mochila no quarto (literalmente!) e fui vestir minha capa de Jamie Oliver pra cozinhar.

Arregacei as mangas e comecei a minha missão: arroz, feijão, bife e salada! É claro que a estrela do prato era o feijão, né? Usei bacon da Dinamarca e uma tal de linguiça da Hungria (que era o que mais se parecia com calabresa! haha)... aaaai que chique! Fritei com alho e cebola antes de colocar o feijão. E geralmente, em casa, eu não suporto estar me deliciando com um feijão maravilha e acabar encontrando uma folha de louro. Mas como eu queria fazer o serviço completo, até o louro entrou na roda.

Panela vai, panela vem, e em pouco mais de 1 hora eu completei meu objetivo. Quando a Vanessa chegou e viu o feijão, ela literalmente pulou e me deu um abraço! kkkk... Fofa demais! Pedi pra ela trazer nosso suco de laranja preferido pra acompanhar a refeição. E apesar de já serem quase 22h a esse ponto, comemos que nem duas dragas! Ah, usei também a farofa que comprei no sábado naquela lojinha brasileira. Eu nem cozinho tão bem assim, mas só de ter uma comida com a cara da nossa casa já foi suficientemente bom!


A melhor parte dos jantares com a Nessa é sempre o depois, quando a gente conversa sobre um milhão de coisas. Não dá pra esconder que o tópico "Brotos" é o que a maior parte do nosso tempo. Bom demais!!! Ah, comemos uma sobremesa mara também! Uma tortinha de chocolate branco belga e frutas vermelhas. Arraso total!


Ai, gente, e hoje aconteceu uma coisa linda também! Tava voltando da faculdade no busu, e acabei descendo duas paradas antes de onde eu realmente deveria. Já tava lá morrendo de reclamar internamente do frio e do fato de que eu teria que esperar 5 longos minutos. Muito besta, né? Enfim, logo em seguida chegou uma senhorinha e começou a me perguntar sobre os ônibus. Enquanto ela falava, de vez em quando dava uma pausa com uma expressão de dor. Perguntei a ela se estava tudo bem, e ela falou que há muito tempo vinha sofrendo com artrite, e suas dores não passavam de jeito nenhum. Tadinha... e eu reclamando do frio! Meu coração derreteu!

Perguntei seu nome e se eu poderia orar por ela. Ela disse que sim. Fui para mais perto, coloquei a mão nas suas costas e orei ali mesmo. Quando terminei, ela estava super emocionada e agradecida. Depois de perguntar sobre qual era a minha religião, ela disse que acreditava em Deus, mas não sabia se ele a amava. Chorando muito, ela me contou que sua filha tinha sido assassinada 10 anos antes. Não há resposta que baste pra uma dor como essa, mas justo nessa hora o ônibus vinha se aproximando. Não havia tempo pra conversarmos mais... Ainda assim, disse a ela que não duvidasse que Deus a amava e estava cuidando dela todos os dias, dei a ela um abraço apertado e lhe ajudei a colocar suas coisas no ônibus.

Fiquei sorrindo sozinha, e muito agradecida por estar ali, naquela hora. Que 5 minutos lindos! Christine vai ficar no meu coração e nas minhas orações por muito tempo...

Um beijo, gente!

10 comentários:

  1. Que Deus continue te abençoando e te usando para abençoar outras pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Tropa de elite? Esse filme, de fato, fez muito sucesso.
    Ei, mas que coisa ótima sua melhora no quesito: culinária kkk parabéns

    Simplesmente adoro essas coisas que acontecem só pra nos ensinar alguma coisa.
    E hj mesmo eu tava conversando sobre isso: às vezes eu reclamo MUITO por tão POUCO :/
    Mas tirei como lição da conversa que tive hj que não irei somente reclamar, irei reclamar tentando encontrar algo bom em meio a tanta coisa ruim que acontece todo dia kkk

    É mais legal, mais bonito e faz bem.

    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, realmente, Felipe.. eu to começando a sentir que pode mesmo haver um potencial culinário dentro de mim! auhauha
      E a Christine me ensinou demais! Às vezes a gente esquece algumas coisas essenciais, como ser grato pelo que tem. Mas aí vez em quando acontece algo assim pra dar uma sacudida na gente ;)
      Beijos!

      Excluir
  3. Queridinha sei que o filme foi ótimo, o jantar maravilhoso, a conversa gratificante, mas o delicioso foi vc poder orar e falar de Deus para aquela senhora, tenho certeza que ela tb não irá te esquecer durante um bom tempo '' isso é amor pela vida'' . bjs, bjs,...

    ResponderExcluir
  4. sem dúvida maravilhoso um dia com tudo "à brasileira"!! sem contar que pelo visto seus dotes culinários estão melhorando cada vez mais hein? rsrs
    Mas inevitavelmente chorei ao ler sua conversa e experiência com a Christine. Coisas como esta história nos fazem ver o quanto somos ingratos.... obrigada por compartilhar isto conosco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dida! Pois é.. as panelas e eu estamos ficando amiguinhas!
      E a experiência com a Christine foi um encanto mesmo! Um prazer compartilhar por aqui :)
      Beijo

      Excluir
  5. Lindinha, depois de tudo a brasileira, vc ainda pode ser missionária ai msm.
    Deus te abençoe.
    bjs potiguares, brasileiros e lindinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Lindinha! Cada vez mais entendo que ser missionária é muito mais algo do meu comportamento do que do contexto onde estou!
      Deus abençoe também! Beijos

      Excluir