terça-feira, 27 de agosto de 2013

Dublin: sem duendes, com amigos

Oi, todo mundo!

Ontem paramos na minha saída de Belfast, né? Pois bem, isso foi na quinta-feira à tarde. Peguei um ônibus e em menos de 2h30 já estava lá. Realmente é incrível como em tão pouco tempo, mesmo por estrada, você já está em outro país. Passava um pouquinho das 16h quando eu cheguei em Dublin, capital da República da Irlanda.

Já comecei tendo uma ótima impressão de lá. Eu já sabia que os irlandeses tinham fama de bem educados, mas ainda assim fiquei surpresa quando, ao perguntar a um segurança da estação de ônibus como chegar até o lugar onde eu tinha marcado com meus amigos, ele simplesmente saiu e me acompanhou pela rua até que o ponto fosse visível e não tivesse como errar! Fofo! Caminhei um pouco pela O'Connell Street, o dia estava lindo! É lá que fica a Spire, que é um dos principais pontos turísticos da cidade.


Eu estava sim animada pra conhecer Dublin, mas o coração tava batendo forte mesmo era por reencontrar amigos que há oito anos eu não via! Eles foram meus professores de inglês e nossas famílias ficaram bem próximas, mas pouco depois eles se mudaram pra Dublin. Vê-los novamente, junto com seus filhos, foi uma alegria! O ponto alto da visita, com certeza!

Como já cheguei lá no final da quinta, só deu tempo de colocar a conversa em dia e ir matando um pouquinho da saudade mesmo. Eles me deram dicas do que ver no dia seguinte, na cidade, e na sexta-feira de manhã eu estava de pé e preparada pra conhecer Dublin! Choveu simplesmente o tempo to-do. Sem descanso. Estava com um tênis que se comporta como esponja em contato com a água. Passei o dia inteiro com uma poça em cada pé, mas nada derrubou meu humor pra conhecer Dublin!

A cidade era maior do que eu esperava, pra falar a verdade. E é claro que em um dia só não deu pra ver taaaanta coisa assim, mas gostei muito de tudo o que vi! A capital irlandesa tem uma coisa que eu adoro: ruas de pedestres. Acho isso o máximo! A principal lá é a Grafton Street, que dá direto no parque Stephens Green, que é lindão! Essa é a área mais tradicional da cidade, com construções bem bonitas e museus também. Fui no Museu Nacional por recomendação dos meus amigos, e realmente é muito bonito por dentro, com muitas peças de arte celta e relíquias do mundo inteiro! Pena que o tempo foi pouco!


Depois dessa caminhada inicial, de ver o museu e dar a volta no parque, parei pra almoçar em um restaurante chamado Café en Siene, também por recomendação deles. Por fora, você não dá muito pelo lugar. Mas por dentro...! Minha nossa! Eu não costumo nem me atrever a entrar em restaurantes que pareçam caros, mas como essa era minha viagem de aniversário, achei que poderia me dar a esse luxo só dessa vez! E a verdade é que nem foi caro, considerando a qualidade do lugar e do que comi. Quando eu voltar pra Dublin, com certeza vou querer passar lá de novo!


Com a barriga cheia e a chuva ainda caindo, continuei a andar pela cidade. Já mencionei que tinha esquecido o guarda-chuva em casa? Bem a minha cara :) Imagino que Dublin seja linda quando está ensolarada, mas ainda assim valeu a pena andar pela cidade debaixo do céu cinza!


[não tirei tantas fotos com minha câmera porque fiquei preocupada por causa da chuva... tem mais no meu celular, mas a preguiça de descarregas está falando muito, mas muito alto! :D]

Voltei para a casa dos meus amigos e à noite fomos todos assistir The Heat, que acho que em português saiu como As Bem Armadas. É um comédia-ação com Sandra Bullock, e eu ri hor-ro-res. Sério! Eu, meus amigos e o cinema inteiro. Fazia um tempinho que eu não ia ao cinema tradicional, e foi ótimo fazer isso em Dublin e em ótima companhia.

O tempo voou e já era sábado, dia do meu aniversário! Desci para tomar café da manhã e encontrei um bolo lindo me esperando! Muuuuito paparicada!!! Meus amigos me levaram pra fazer um programa que eu adoro: andar de bicicleta no parque! Fomos ao Phoenix Park, alugamos bicicletas e passamos umas horinhas pedalando e curtindo o verde e a paisagem. Apesar de ser um parque urbano, o Phoenix é imenso e tem até veados lá dentro! É difícil acreditar que você está dentro de uma grande cidade estando lá.


À tarde almoçamos na casa de uns amigos dos meus amigos, também brasileiros. Com forró pé-de-serra tocando e conversas bem verde e amarelas, além de ótima comida, eu me senti realmente em casa. Foi tudo uma delícia! Na volta, falamos pelo Skype com minha família e cantamos um parabéns pra você no estilo Brasil-Irlanda. É claro que nada substitui a presença física, mas nesse primeiro aniversário longe da minha família, a distância foi pouco sentido - tanto por eu estar em boa companhia quanto porque a internet deu uma aproximada boa!


E logo depois disso, já era hora de voltar pra casa... Não vi duende, trevo de quatro folhas, não teve arco-íris pra eu correr até o final e encontrar um pote de ouro, mas Dublin com certeza tá na lista de lugares aos quais eu quero voltar! E se eu gostei das Irlandas, acho que elas gostaram ainda mais de mim. Porque sair de lá foi uma verdadeira novela! Mexicana! Amanhã conto minha saga pra conseguir voltar pra terra de Beth.

Um beijo e até lá!

2 comentários:

  1. Adorei seu texto! Você escreve muito bem! Estou pensando em optar pela Irlanda no Csf, e esse post caiu como uma luva. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pollyana! Muito obrigada! E que bom saber que o post veio numa hora tão propícia :) Tudo de bom pra você no processo! Beijos

      Excluir