segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Belfast, nas coordenadas do Titanic

Antes de mais nada - até do "Oi" - quero dizer que este é o meu primeiro post de 23 anos de idade! Uhuuuullll! Meu aniversário foi no último sábado, dia 24 de agosto! Passei um dia mega feliz em Dublin, na Irlanda. Foi a primeira vez que comemorei meu aniversário longe da minha família, mas depois conto pra vocês como a gente deu um jeitinho de se sentir mais perto nesse dia :)

Como já falei por aqui, minhas viagens têm sido bancadas por mim mesma! Pelo que eu tenho economizado da bolsa e com algumas economias que eu já tinha no Brasil. Mas esse último passeio foi diferente. Ganhei as passagens e o dinheiro para acomodação como presente de aniversário dos meus pais! Eles sabem a filha que têm, sabem que não há presente melhor pra mim do que estar no mundo! Então, papai e mamãe, muuuuito obrigada! <3

Dessa vez, meu roteiro foi por lugares bem pertinho daqui: a ilha Irlanda - República da Irlanda e Irlanda do Norte. Sim, existem dois países lá! São duas nações separadas que dividem a mesma ilha, e somente a Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido. A República declarou sua independência em 1916. E como minha viagem começou na Irlanda do Norte, posso dizer que até lá eu ainda estava na terra de Beth :) E vamos ao relato!

Na terça à noite, arrumei minha mochila e estava toda pronta às 19h. Ótimo, tudo dentro dos planos! Como eu tinha que estar na parada de ônibus às 4 da manhã, daria tempo de dormir e descansar pra viagem. Que. Nada. Deitei na cama, morta de cansada, mas a cabeça a mil por hora e as doses exageradas de café que eu tinha tomado durante o dia não me deixaram dormir. Peguei no sono depois de 1 da manhã, e duas horinhas depois lá estava o relógio apitando. Com um olho aberto e outro fechado, pulei da cama, tomei um banho e coloquei o pé na estrada. A rua era toda minha...


Pra ir até o aeroporto, peguei um ônibus da Easyjet que levava mais um menos uma hora pra chegar lá. Não consegui pregar os olhos por causa de uma criança que não parava de chorar. E está decidido, meus filhos vão tomar maracugina (ou jina?) antes de viajar SEMPRE. Vai ser em chá, em pílula, em injeção, escondido na mamadeira... quero nem saber o método, mas que vai acontecer, VAI!

Bom, cheguei lá com bastante tempo pro embarque. Depois que entrei no avião e coloquei o cinto, não me lembro nem de ter visto os comissários de bordo apresentando os procedimentos de segurança (sim, eu sempre tento prestar atenção porque acho mega desrespeitoso ignorar, mesmo já tendo andado de avião infinitas vezes). Eu simplesmente capotei de sono. A próxima imagem que me lembro é acordar com a cabeça pendurada pro lado esquerdo, em direção à mulher que estava do meu lado. Eu espero mesmo não ter encostado - ou pior, babado! - nela. Mas se eu fiz isso, tia, onde quer que você esteja, me perdoe!!!

Desembarquei, peguei o busão pro centro da cidade e depois andei que nem uma condenada pra chegar no meu albergue - o Global Village. Não que ele fosse longe da estação onde eu estava, mas meu sono parece ter afetado terrivelmente minha capacidade de ler mapas, e eu dei quase duas voltas em torno do sol pra conseguir chegar lá. Por ter chegado muito cedo, não consegui fazer o check-in logo. Deixei minhas malas e fui bater perna! Passando no Mc Donald's antes, claro, porque ninguém é de ferro. 

Eu sempre faço um "reconhecimento de terreno" antes de ir de fato ver alguma coisa. Andei ser rumo por lugar nenhum, olhando placas e pessoas, até perceber que uma palavra se repetia em praticamente todas as esquinas: Titanic. Eu tinha lido alguma coisa relacionando Belfast ao navio antes de vir pra cá, mas não tinha me dado conta de que a relação era mais estreita do que eu pensava. Não me julguem, amiguinhos, eu não sabia que o Titanic tinha sido construído lá!

Fui para o museu do Titanic - o Titanic Experience, e quase que não saía de lá! Enorme e com muita coisa pra ver. Antes tudo, fui até a antiga doca onde ele ficou ancorado e onde seu acabamento foi feito. O negócio era gigante demais! Deu pra ter uma ideia mais viva do que era o navio na sua escala real...

Na casa de máquinas! Se eu estivesse no comando, nada daquilo
teria acontecido! Tenho cer-te-za!
Nada além de teias...
De lá, fui para o Titanic Experience para uma visita guiada. Raramente faço isso, mas eu fiquei realmente curiosa sobre tudo ali. Eu sabia que a história era legal, mas nunca fui uma grande fã do filme. Mas estando lá, no berço do Titanic, deu uma vontade grande de conhecer mais sobre a história do navio, das pessoas e da cidade por trás dele. Acabei descobrindo que Belfast era tida como uma das cidades mais modernas no início dos anos 1900, e muito avançada principalmente na construção naval!

Além de falar muito de Belfast e da sociedade da época, o Titanic Experience dá muitos detalhes sobre os eventos relacionados à construção do navio, ao acidente e o que aconteceu depois dele. E tanto quanto possível, dá ênfase à vida de alguns personagens. Foram 1517 que pessoas morreram naquele 15 de abril de 1912, o o número em si já é dramático. Mas é claro que, quanto mais pessoal a história se torna, mais trágica ela fica. Já podem me imaginar choramingando pelos cantos, né?

Mas o pior de tudo, gente, foi ler os painéis com a reprodução das mensagens enviadas e recebidas pelo Titanic a outros navios, tanto antes quanto depois da colisão com o iceberg. Não foram poucas as tentativas de alertar sobre o perigo, e este diálogo que chamou a atenção particularmente:


- Estamos parados e cercados por gelo.
Californian, navio que estava próximo, para Titanic.

- Cale a boca! Você está congestionando meu sinal.
Estou trabalhando no Cape Race.
Titanic para Californian.

O que dói é o fato de que esse diálogo aconteceu cerca de 30 minutos antes da colisão. Em menos de 3 horas, era o fim pro Titanic.


É claro que agora não adianta nada ler isso e querer morrer de raiva. Já aconteceu. Mas a arrogância desse capitão me deixou com a cabeça fervendo por umas horas, e pensando se uma resposta mais gentil não poderia ter mudado o curso da história... Enfim, né? Além do conteúdo incrível, o museu é muito bem cuidado e super interativo. Está recomendadíssimo pra quer for pra Belfast! E amantes do Titanic... não percam isso por n-a-d-a!

Réplica da doca
Simulador de um estaleiro, super legal!
O navio número 401 da White Star...
Réplica de um quarto de primeira classe.
Abaixo, terceira e segunda classes
Pequeno cinema para falar sobre as explorações
marítimas relacionadas ao Titanic.
Saindo de lá, dei mais uma andada pela cidade, mas a verdade é que a esse ponto minha cabeça já estava estourando dos meus chorinhos e da falta de sono principalmente! Fui ao albergue tomar um banho e saí pra comer alguma coisa. Meu nariz me guiou a um restaurante de comida mexicana, e eu fui dormir de barriga cheia e chateada comigo mesma por ter visto tão pouco da cidade em si. Mas eu sabia que era ou o descanso ou um segundo dia de péssima qualidade, me perdoei e dormi.

Com as experiências de viagem, tenho aprendido a me respeitar muito e entender meus limites. Não adianta forçar a barra se isso vai comprometer sua qualidade de vida. E atendendo a isso, no dia seguinte eu estava sem dor e super animada pra ver tudo o que fosse possível naquelas horinhas que me restavam - já que no início da tarde eu iria para Dublin!

Andei o máximo que pude, respirando o ar de Belfast, observando as casas e as pessoas (leia-se "ruivos lindos e maravilhosos que passavam por mim"). Visitei o Jardim Botânico e o Ulster Museu, que é o Museu Nacional. Tudo lindo demais! Fiquei encantada principalmente com o jardim, já que amo fotografar flores!


Bom, depois de andar o máximo que pude, repeti a dose de mexicano, voltei pro hotel pra me trocar e terminar de arrumar as coisas e já era hora de dar adeus a Belfast e deixar a Irlanda do Norte para trás. Saí de lá com vontade de voltar... e isso acabou realmente acontecendo! Mas essa é um história para depois, porque ainda tenho que contar como foi Dublin!

Até amanhã então!

Beijos!

6 comentários:

  1. Ana, o titanic afundou em 15 de abril de 1912 e não em 2012 como vc colocou ai... :P

    ResponderExcluir
  2. Maracujina =D

    Fotos lindas demais!!!! Mas uma cidade para a minha lista!

    Te amo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aêeee... 'jina'! kkkkk
      Que bom que gostou das fotos, Prizinha!
      E Belfast vale a pena mesmo ;)
      Amo você.

      Excluir
  3. Ana, adoro suas fotos de flores. São sempre lindas! :)
    Parabéns!

    ResponderExcluir