quarta-feira, 19 de março de 2014

Comer o quê?

Oi, todo mundo!

Como postei recentemente lá na página do blog no Facebook, tem sido bem legal receber pelo ask.fm sugestões do que o pessoal gostaria de ler por aqui. Se você deixou alguma por lá, não se preocupe que é só questão de tempo até que sua pergunta vire um post ;) Teve uma que me conquistou em especial. Vou começar com o porquê: estou numa fase de paixão por reality shows gastronômicos. Já chego em casa pensando no que vou assistir - Guerra dos Cupcakes? Junior Masterchef? Cake Boss? Guerra dos Confeiteiros? Se você quer saber, o benefício de assistir se limita à diversão e às ideias, que infelizmente não passam para o estágio seguinte de concretização. No final de cada programa, eu tô morrendo de fome e desejando atacar alguma delícia. Minha silhueta não está gostando nada das minhas escolhas na televisão... mas fazer o que?

Bom, depois de tooooda essa introdução, vamos à pergunta:


- Como funcionava a alimentação no seu dia-a-dia?
Bom, diferente da minha rotina de agora, eu cozinhava todos os dias e todas as refeições lá em Londres - com raríssimas exceções. Eu comprava alimentos não perecíveis uma vez por mês ou mesmo a cada dois meses. Coisas como óleo e açúcar duravam muito, a não ser quando eu queria fazer algum bolo ou coisa assim. Sal... acho que usei 1kg durante o ano inteiro! Semanalmente ou uma vez a cada dez dias eu comprava leite, ovos, frutas, verduras/legumes, e carnes. O leite, os ovos e os vegetais eram pra consumo diário. Ah, pão de forma também! Carnes e peixes em comia duas ou três vezes na semana, dando bastante preferência a peixe porque é mais barato comparado ao preço da carne e porque, como aqui no Brasil minha família não come peixe regularmente, era minha chance de compensar! Nos lanches do meio do dia eu sempre comia frutas ou aqueles biscoitos integrais (tá me dando uma depressão aqui ver a vida saudável que eu deixei pra trás...). Kiwis e ameixas eram os lanches favoritos!

- Existem restaurantes universitários?
Sim, e eles são diferentes de acordo com a universidade. Algumas têm algo mais no estilo de refeitório - o que eu acho que seria mais parecido com o bandeijão, já que eles têm um preço fixo e aquele esquema de self-service ou prato feito. Na minha universidade não era assim. Havia pelo menos três restaurantes no campus: o da Students' Union, que oferecia coisas com fish and chips, saladas, macarrão; o do campus Southlands, que tinha um cardápio parecido, para self-service também; e uma pizzaria chamada Trattoria que, além de vender pizzas deliciosas e baratas, tinha outras opções mais parecidas com a dos outros restaurantes. Os preços deles não eram altos, pra falar a verdade. Essa pizza maravilhosa, por exemplo, custava menos de 4 libras, e você só come uma sozinha se estiver com um dinossauro na barriga. Além dos restaurantes, tinha também dois cafés, um Costa e um Starbucks. Eles vendiam o menu tradicional dessas redes e também sanduíches naturais, wraps, bolinhos, biscoitos e etc. Tinha também uma cantina na biblioteca, que vendia as coisas que os cafés tinham e uns salgados . Mas calma, gente. Nem se animem. Nada de coxinha :(

Comendo fish and chips no meu primeiro dia
da universidade. Que cara de meiga...

- Fale sobre café, almoço e jantar
Meu cardápio de café da manhã variava entre três opções - das quais eu nunca me cansava! Cereal com leite era pra quando eu tava com preguiça ou tinha que sair correndo. Quando não, eu preferia fazer porridge, que é algo como um mingau de aveia. Tem uma receitinha aqui. Eu colocava passas ou canela por cima e ficava perfeito! Além de gostosa, a porridge libera energia devagar (ou alguma coisa desse tipo...). Eu comia e ficava satisfeita até a hora do almoço, mesmo quando eu malhava de manhã! O pão de forma eu geralmente tostava na torradeira. Sempre duas fatias: uma com manteira, outra com manteiga de amendoim e geleia de frutas vermelhas. Já sei que tem gente torcendo o nariz - e eu também torci antes de provar. Mas gente... é muito bom! Depois que eu fui à Turquia, aderi um costume deles pro café da manhã: colocar mel sobre o pão com manteiga. Nhaaaaaaaaaaammmm.

Descobri que eu tenho MILHÕES de fotos de almoço e jantar,
mas nenhuma de café da manhã :( Mas minha porridge era igualzinha
a essa! hheheheeeee...

O almoço era geralmente arroz, bife, peito de frango ou salmão grelhado e salada de alface, tomate e queijo. De vez em quando saía algo diferente, como omelete, stuffed pancakes, macarrão à bolonhesa, e até um feijão! Eu comprava enlatado e temperava colocando louro e bacon. Lembro da alegria profunda que eu sentia quando comia feijão! Heheheh... Mais pro final da minha estada lá, fui desapegando cada vez mais de carne. Eu fazia um mix de vegetais e cogumelos usando batata, cenoura, rabanete, tomate e queijo. Lá eles vendem no supermercado várias opções de mix de folhas e legumes. Tinha um de brócolis com couve flor que era tudo na minha vida. Eu fervia, colocava azeite e orégano e estava feliz pelo resto do dia! Agora o salva-vidas mesmo era o bom e velho risoto. Com o arroz branco, eu picava todos os vegetais do universo, fritava um pouco de bacon em cubinhos, colocava queijo... e voilà. Felicidade em um prato! Não vou mentir: eu geralmente fazia isso quando meu arroz ficava grudado, já que pro risoto esse preconceito não existe.

Primeira comida que fiz lá em London *___*
Seeeempre salmão...

Apesar disso não ser nada recomendado, no jantar é que eu fazia massa com mais frequência. Ou, se eu não tivesse comido carne ou peixe no almoço ou nos dias anteriores, eu grelhava alguma coisa também. E se a preguiça tava muuuuuito doida, eu comia pão de forma nas minhas três variações (tô começando a me achar metódica...). Isso ou a boa e velha sopinha de caneca, principalmente quando tava frio. Me sentia numa propaganda de televisão quando estava toda enrolada na coberta enquanto tomava sopa vendo o vaporzinho subir pela caneca. Ai, que fina. Ah! Outra opção que eu usava muito tanto no almoço quando no jantar era wrap. Eles vendem a massa em supermercado, então eu só enchia de salada, colocava um pouco de maionese e queijo e tava pronto!

O wrap salva-vidas
Primeiro e único suflê da minha existência
Bom... já que o assunto é comida mesmo, vou deixar aqui uma receita (pra ninguém dizer que eu não deixei nenhum legado pra humanidade): minha stuffed pancake. Na verdade, é uma massa de panqueca meio que "recheada". Ela fica bem grossinha e é facílima de fazer. Vamos lá:

Essa também não fui eu que fiz!
Misture a massa primeiro:
1 ovo
1/2 caneca de farinha de trigo (xícara é para os fracos)
1/2 caneca de leite
Sal a gosto (não vai exagerar!)

Tá misturado? Sem bolinhas? Coloque o seguinte:
2 colheres de sopa de queijo ralado
1/2 cenoura média ralada
2 fatias de presunto picadas em quadradinhos
Orégano à vontade

Mexa sem muita brutalidade.

Coloque um fio de óleo ou um pouquinho de margarina em uma frigideira e espalhe com um papel toalha. Deixe a frigideira aquecer um pouquinho, e depois coloque cuidadosamente o conteúdo da sua mistureba, tentando fazê-la ficar linda e redondinha. Com uma espátula, vá soltando os lados assim que você perceber que ela tá criando uma casquinha. Devagaaaaaaaaar. Solte aos pouquinhos até chegar ao meio e ela estar "sambando" na frigideira. Se você for macho pra isso, dê aquela virada de chef, fazendo ela girar no ar. Se for medroso como eu, faz o seguinte (ai, é difícil de explicar): "despeje" a panqueca sobre um prato. Ela vai ficar com a parte crua para cima. Daí é só virá-la com tudo, beeeem rapidão, sobre a frigideira. Tô com a impressão que não fui muito clara, mas vai tentando aí que dá certo!


Então, minha gente... espero que vocês tenham gostado desse post guloso. Sinceramente, eu vou ali resolver uns assuntos na cozinha, porque falar de tudo isso me deixou meio laricada. Tô desejando porridge. Estão servidos? ;)

Ah, muuuito obrigada à pessoa que enviou a sugestão! Tô esperando a de vocês. Não se esqueçam de enviá-las pelo ask.fm ou pela página do blog no Facebook. Já curtiu, aliás?


Beijo, gente! Até mais!

Um comentário:

  1. Estava com muita saudade do seu blog, acho que todos que acompanhavam já sentiam como se conhecessem você hahahahaha, que bom que ele voltou! :D

    ResponderExcluir