quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Sobre auxílios II: o de instalação

Olá!

Post número dois da série sobre os auxílios! Segunda-feira falei sobre o seguro-saúde, e hoje está na pauta o auxílio-instalação. Espero que ajude a responder algumas perguntas!

***

Nome:
Auxílio-instalação

Valor e concessão:
Os valores concedidos variam de acordo com o país de destino, e são fixados pelo próprio programa. Lembrando que este também é um valor repassado em única parcela - quando você ainda está no Brasil! Abaixo está a tabela de valores, de acordo com o site do Ciência sem Fronteiras, consultado em 4 de setembro de 2013 (clique na imagem para aumentar):


Finalidade:
O auxílio-instalação é muitas vezes mal interpretado - coitado! Ele não tem nada a ver com pagar pela sua moradia, como muitos bolsistas pensam. O objetivo desse auxílio, na verdade, é te ajudar a cobrir as despesas iniciais relacionadas a se instalar na sua nova casa. Isso pode incluir comprar coisas de cama, mesa e banho, pagar por itens únicos como carteiras de estudante, investir em roupas apropriadas para a estação, fazer a primeira compra de supermercado (que é sempre maior que as outras) ou o que mais você julgar necessário.

Prestação de contas:
Não é preciso retornar ao CNPq ou CAPES o que sobrar desse auxílio. Você também não precisa enviar nenhum comprovante de como utilizou esse valor.

Minha experiência:
Vim para a Inglaterra em Janeiro, pleno inverno. Sabendo que os preços aqui eram melhores, trouxe apenas roupas para os primeiros dias e usei uma parte do valor do auxílio-instalação para comprar todo o resto aqui. Não me arrependi dessa escolha! Além de ter carregado menos coisas na vinda, eu encontrei roupas muito mais baratas e de melhor qualidade do que acharia no Brasil. Lá eu moro no nordeste, e nosso "frio" é verão pros padrões europeus. Então achar roupas próprias daria muito trabalho e eu provavelmente teria que vender um rim e uma córnea pra conseguir pagar por tudo o que eu precisaria.

Pro pessoal que vem no verão, em Setembro, a situação é outra. Dá pra trazer mais itens do seu guarda-roupa brasileiro e usar por aqui durante esse primeiro mês. Ainda assim, em Outubro as temperaturas já começam a esfriar. Eu fiz minhas compras de roupa no segundo dia que estava aqui - não deu nem tempo de ser tentada a gastar com bobagens! Mas aconselho que quem vem em Setembro se prepare para dar uma segurada nas despesas e guardar uma parte do auxílio-instalação pra quando o inverno chegar.

É claro que isso é bem pessoal e varia também de acordo com seu lugar de origem. Certamente o pessoal do sul/sudeste pode considerar trazer algumas peças mais quentinhas já de casa, pra evitar gastos a mais. De qualquer forma, quem não quer roupas novinhas made in Europe, né? :) Vale a pena guardar!

Outra coisa que fiz foi pedir a minha carteira NUS Extra, que é uma carteirinha de estudante que dá desconto em alguns estabelecimentos. Eu uso mais para ir ao cinema ou pra descolar umas coisinhas grátis no Mc Donald's (siiim! Comprando um menu, você ganha uma batatinha a mais, um Mc Flurry ou um hamburguer/cheeseburguer. Minha alma gorducha viiibra!!!). Também já consegui descontos na Eurolines com ela.

Pra quem vai morar fora de Londres mas pretende vir pra cá com frequência, ou quem quer viajar bastante pelo Reino Unido, vale a pena fazer usar a carteira pra fazer um Railcard 16-25, que custa £30, e ter desconto na compra de passagens de trem. Eu não fiz, e até agora não tenho sentido falta. Mas, novamente, isso é algo bem pessoal e depende de onde você está morando e pra onde quer ir no tempo em que estiver no UK.

Mais uma coisa que comprei com o auxílio-instalação: antes mesmo de vir para cá, encomendei pelo Click2Campus um kit de cozinha com um conjunto de louça, talheres, algumas panelas e outros utensílios. Além desses pacotes para cozinha, o Click2Campus tem kits de várias outras categorias, como coisas de cama, computação, e até material escolar. As taxas de entrega variam de acordo com a localidade dentro do Reino Unido.

E isso compensa? Bem, em termos de preço, eu acho que não. É possível achar coisas mais baratas e melhores do que as que vêm no kit. O que pesou pra mim foi a comodidade de eles entregarem direto da universidade, e de chegar lá tendo uma coisa a menos com que me preocupar. Porque, como eu já falei algumas vezes aqui, eu não suporto compras! Então pra mim valeu!

Ironicamente, se eu não suporto loja, eu amo supermercado. E pra mim não foi problema nenhum fazer a primeira compra indo lá e passando um bom tempo explorando os corredores e prateleiras do Sainsbury's, que era o mercado mais próximo de onde eu morava. Mas a verdade é que eu não fui muito esperta em relação a isso. Explico porquê: a primeira compra é sempre maior, já que você compra coisas que duram por alguns meses, como óleo, sal, produtos de limpeza... Lembro que dessa primeira vez eu paguei algo em torno de £90 por tudo o que comprei! Das vezes seguintes, raramente chegou a £60.

Acontece que, na minha empolgação, eu acabei sofrendo pra carregar as sacolas na volta pra casa. Umas duas ou três pessoas me ofereceram ajuda na rua, e o motorista do ônibus ficou com tanta pena que me deixou na porta de casa! Então o que eu faria diferente? Iria ao mercado, daria uma olhada nos produtos (porque pra mim faz diferença ver e tocar antes de comprar), e depois faria meu shopping online! A maioria dos supermercados tem entrega de graça quando o valor da compra é alto. O Tesco é o mais famoso para compras pela internet, então vale a pena entrar no site e dar uma olhada nos preços. Você pode até simular um carrinho de compras pra ver quanto daria mais ou menos :)

Outra coisa que paguei com o auxílio-instalação foi o Oyster Card de estudante - o cartão de transporte que uso em Londres. Custou £10 libras, e a economia é gigantesca comparada ao valor normal da passagem. Aliás, mesmo que você vá morar no interior, se planeja vir a Londres com frequência eu com certeza aconselho fazer um Oyster - nesse caso, o cartão normal mesmo.

Com certeza deve ter havido algumas coisinhas a mais para as quais eu precisei usar o auxílio-instalação. Mas lembro que deu pra guardar uma quantia legal e usar pra viajar depois. É claro que isso depende do que você compra - aqui tem preço pra todos os gostos! Como eu sou do bonde da economia, sempre sobra um cadinho ;)

***

Bom, espero que o post tenha ajudado a tirar algumas dúvidas! Se você tiver mais perguntas sobre auxílio-instalação, passa lá no ask.fm/naterradebeth.

Até a próxima!

3 comentários:

  1. OI Ana! Como sempre o blog dando informações e dicas úteis pros calouros do CSF! xD Eu fiquei com uma dúvida, porém: você disse pra quem for visitar bastante London pra fazer um Oyster normal, mas por que não pode ser um Oyster de estudante também?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Eu era de fato uma das pessoas que mal interpretava esse auxílio. Mas isso quer dizer que os bolsistas terão que bancar o pagamento das moradias com a "mensalidade"?

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana! Que lojas você aconselha para comprar roupas de frio de boa qualidade e a um preço acessível??

    ResponderExcluir