quarta-feira, 14 de maio de 2014

Explicando o IELTS [vídeos]

Oi, todos!

Entre os temas mais recorrentes das perguntas no ask.fm, está o temido IELTS - o teste de proficiência em inglês...


Pra tentar acabar de vez com os pontos de interrogação, resolvi fazer um vídeo pra contar sobre o processo. Simples e fácil, né? NÃO, porque eu falo demais. Gente... o vídeo final ficou com uns 40 minutos! Daí, com pena de todas os que genuinamente se interessam pelo assunto, eu resolvi pelo menos dividir meu monólogo em duas partes.

Na parte 1 eu dou uma visão geral sobre a prova, contando pra quê ela serve, como funciona a escala de pontuação e como foi a minha preparação para o exame como um todo. Pra assistir, é só clicar na imagem abaixo.


No final do primeiro vídeo, tem um link pra parte 2, que é onde eu falo sobre as quatro modalidades da prova: listening, speaking, reading e writing. Se você quiser pular direto pra ela, é só clicar na imagem abaixo.


Bom, gente, espero que o vídeo ajude a responder as possíveis perguntas sobre o IELTS - que é de fato uma etapa estressante do processo. Se ainda ficarem dúvidas, é só mandar lá pelo ask.fm!

Beijo pra vocês \o/

terça-feira, 6 de maio de 2014

Escolhendo a universidade

Oi, todo mundo!

Em primeiro lugar, vocês notaram a barra de endereço do navegador? Vocês notaram que é naterradebeth.COM? Sim, estamos mais finos do que nunca. Somos um site! Aêeeee! Estou adorando essa ryqueza.

Mas vamos ao tema. É uma das coisas mais difíceis de todo o processo. É a parte em que as decisões parecem impossíveis de serem tomadas, porque são tantos fatores a considerar que os cabelos caem e a gente sai pesquisando na internet tudo quanto é guia universitário. Que faculdades colocar na sua lista de opções? E como organizar as prioridades? Já recebi essa pergunta algumas vezes no ask.fm...


Não tenho mesmo uma fórmula pra isso, mas tenho a minha experiência - que foi mega feliz. Não me arrependo nem um pouco da universidade que escolhi. E aí vão as coisas que eu levei em consideração:

***

Definir o curso

Como eu já disse um catupilhão de vezes, eu estudo Rádio e TV na UFRN. Mas meu sonho era estudar Cinema. Eu sabia que seria mais fácil entrar em cursos como Media Studies, Media Production e coisas mais relacionadas a Comunicação Social. Porém, se essa era a oportunidade da minha vida para estudar Cinema, eu não ia deixar de me inscrever por medo.
Uma coisa que notei no Reino Unido é que as Universidades muitas vezes oferecem cursos de graduação bem mais específicos dentro de uma área. Para o curso de Arquitetura, por exemplo, algumas das opções possíveis são Architectural Technology, Interior Architecture, Landscape Architecture, Urban Planning. Lembro de uma vez ter visto um curso chamado algo do tipo Psicologia Aplicada a Video Games. Oi? Segmentação nível hard, né?

Então por mais sacal que isso possa parecer, você vai precisar olhar currículos, ementas, etc e tal pra descobrir se qual curso te oferece o que você quer. Considere também a relação teoria x prática. Dificilmente você vai conseguir uma universidade perfeita, mas com certeza alguma, mesmo com as limitações, vai conquistar seu coração.


Comparar Curso x Localidade

Imagine que você quer estudar Moda. E que você quer ir pra Itália. Você também gosta de vinho, paisagens maravilhosas e coisas rústicas. Mas me fala uma coisa: pra estudar Moda, é melhor ir para os campos verdejantes da Toscana ou para Milão?

Esse tipo de relação pode não fazer sentido pra todo mundo, mas se você valoriza a prática, não deixe de considerar isso. Como estudante de Cinema, eu não iria pra nenhuma outra cidade a não ser Londres. E quando estava lá vi que tinha razão na minha escolha. Tive acesso a facilidades e eventos que em outros lugares eu não teria.

Nesse meio, tem uma pergunta importante a se fazer, e que deve ser respondida com honestidade pra você mesmo: o que você quer mais que tudo? Estudar determinado tema ou morar em determinado lugar? Não é errado querer aproveitar o intercâmbio para dar ênfase a uma vivência que você espera ter no nível pessoal, por exemplo. Contanto que você esteja fazendo sua parte nos estudos, isso realmente não é um problema. Se você ama os campos verdejantes da Toscana mais do que tudo - mais do que estudar Moda - dá um chute no bumbum de Milão e vai com tudo viver uma Passione bancada pela Dilma por lá. Mas não conta pra minha mãe que eu falei "bumbum".


Curso x Universidade

Você escolheu o curso, sabe em que cidade quer ficar. E quando tem mais de uma opção de universidade? É aí que entram os guias e as visitas incontáveis aos sites das instituições. Páginas como o Complete University Guide classificam as universidades em rankings, os quais levam em conta também a percepção dos alunos que estudam ou se formaram lá.
Considere também as ementas dos cursos descritas nas páginas das universidade, e procure saber das instalações: como é a biblioteca? E a acomodação? O campus é legal? Bem localizado? Te oferece o que você precisa?

***


Sempre tem mais coisa, gente, mas acho que levar isso em conta é um bom começo. Eu lembro que, quando encontrei universidades que tinham o curso que eu queria, fiz uma tabela lindíssima no word, mais ou menos assim:


Aliás, essa aí foi a minha ordem de escolha mesmo ;)

Gente, espero ter ajudado. É uma decisão chatinha, mas importantíssima. O seu nível de satisfação com a universidade e o curso vai interferir muitíssimo no aproveitamento do seu intercâmbio. Então dedique tempo mesmo procurando as melhores alternativas e vai com tudo!

Falar disso deu uma saudade monstruosa da minha Roey linda...


Primeiro dia visitando a universidade

É isso, gente. Um beijo pra vocês e até a próxima \o/