segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Ao norte, ao norte!

[Quero, antes de tudo, registrar minha indignação. Não sei porquê, mas o blogger tá reduzindo a resolução e a o brilho/contraste das minhas fotos neste post :( mimimimimi.... Eu juro que elas estão bonitas no formato real!]


___

Oi, todo mundo! Nossa, to super devendo o post de Cambridge, que tava prometido pra terça-feira da semana passada. Acontece que nesse dia recebi uma notícia bem ruim, que me deixou pra baixo a semana inteira. Deus sabe de todas as coisas e está tratando de curar a tristeza, mas que foi difícil, foi. De qualquer modo, a vida anda! Mas a post de Cambridge vai ter que esperar um pouquinho mais... isso porque eu acabei de chegar da Noruega! E quero contar a história fresquinha pra vocês.

Lá pro final de Julho, eu estava comentando com uma amiga da minha expectativa de passar a época natalina na Europa pela primeira vez. A gente sempre vê nos filmes aqueles Natais com neve e frio, pessoas ao redor da lareira e soltando fumacinha enquanto falam. E vamos ser bem honestos: de maneira geral, nossas decorações de Natal sempre tentar recriam um mundo que não c8rrespomde à nossa realidade no Brasil (principalmente em se tratando de verão!). Usamos pinheiros, aqueles globos com floquinhos brancos dentro e colocamos o pobre do Papai Noel empacotado numa roupa vermelha pesadíssima. Se ele realmente existisse, nem o fato de minha cidade se chamar Natal seria suficiente pra fazer com que ele desse as caras por lá vestido daquele jeito. Tanto ele quanto as renas iam derreter rapidinho...

Foi aí que minha amiga me sugeriu uma programação mais natalina impossível: viajarmos para um lugar onde houvesse um Christmas Market (mercado de Natal). Apesar dos melhores estarem na Alemanha, sem dúvida, nós tínhamos outro requisito: que fosse um país que nenhuma de nós tivesse visitado ainda. Foi bem difícil, sinceramente, porque nos lugares que eu ainda não fui, ela já foi, e vice-versa. Ah, e tinha que ser barato também. o dinheiro que eu estava guardando pra ocasião foi praticamente todo embora no meu "incidente" na Irlanda (já leu?). Pesquisando preços e locais pra lá e pra cá, acabamos indo para em Oslo, capital da Noruega. Sabíamos que o mercado lá não era dos maiores, mas a empolgação de conhecer um lugar novo e viajarmos juntas ficou em primeiro lugar facinho! Então marcamos a data: 30/11 e 01/12. Daríamos as boas-vindas a Dezembro em outro país! Que privilégio!

Nos encontramos por volta das 5 da manhã na Baker Street, de onde pegaríamos o ónibus pro aeroporto. Obviamente, eu não havia dormido. A não ser que você considere 1h30 de cochilo uma noite de sono. Nosso voo estava marcado para as 8h30, pela Ryanair. Saímos na hora certíssima, com a super sorte do avião estar praticamente vazio, e eu apaguei no meu assento desde instante da decolagem.

Depois de um desembarque super tranquilo, fomos pegar o busão que nos levaria até a cidade. Ali mesmo já vimos o primeiro ponto turístico: o guardinha que dava informação na frente do aeroporto. Sinceramente, me dá até raiva como esse pessoal da Escandinávia pode ser maravilhoso tão ordinariamente. Pedimos que ele nos informasse onde ficava o ônibus, mas a informação que eu realmente queria era CRIATURA, DE QUE PLANETA VOCÊ SAIU? ME DÁ UM AUTÓGRAFO, UMA FOTO, SEU TELEFONE, QUALQUER COISA! Mas enfim. Me contive. Sou uma mocinha.

Chegamos no centro perto de 13h e fomos andando até o nosso hotel. Da caminhada, já deu pra perceber duas coisas : o quanto a cidade era fofa e fácil de se andar, e que Janice era das minhas: dava uma olhadinha básica no mapa e sabia que uma hora ou outros ia chegar lá. Nada de ônibus, nada de taxi. Dá pra entender que, quando se tem pouco tempo e a cidade é grande, ou você tem que percorrer longas distâncias, transporte público seja uma mão na roda. mas fora isso, sempre prefiro gastar os pés em vez do dinheiro da passagem.

E depois da chegada o hotel (que era uma fofura, aliás) essa opção B foi bem necessária. considerando nosso pouco tempo em Oslo, decidimos conhecer um museu apenas, e que tinha sido bastante recomendado por amigos meus e delas: o Viking Ship museum (museu de embarcação viking). Ele ia fechar em pouquinho tempo, e ficavam beeeeeeem longe do centro. Uma pena que o ferry não funciona no inverno, porque teria sido muito bom mesmo atravessar para o outro lado da cidade pelo mar. Chegamos a ir no porto, mas lá descobrimos que não estava funcionando. Pelo menos aproveitamos pra dar uma olhadinha no salão onde se entrega o prêmio Nobel da paz.

Tivemos que pegar um busu mesmo. E como valeu a pena! Conhecemos bastante da história da Noruega pela perspectiva Viking, e os barcos e peças expostas eram super legais!


Apesar de não passar das 16h quando saímos de lá, já estava escuro como se fosse noite. Como a fome já estava atacando, seguimos para o mercado de Natal! Minha gente... que horror! Que horror ter que escolher uma só comida! Isso não se faz!Acabei me rendendo a um hambúrguer. Mas calma aí, a coisa não é tão simples quanto parece. A carne era de alce! Antes de dar a primeira dentada, me senti meio que culpada por comer um animal tão fofinho.
Não me olhe assiiiiiiimmm, seu delicioso!
Mas a culpa passou logo logo. Que delíciaaaaa! Nossa, a carne mais macia que eu já comi na minha vida. Acho que os animais que fornecem boas carnes deveriam ser feios, porque quando eles são bonitinhos a coisa fica muito difícil. Pela minha cara não parece, né?

Além do hambúrguer, teve doces e também Glühwein -  o vinho quente tradicionalíssimo de mercados natalinos, de origem alemã. É incrível como, além de delicioso, o Glühwein esquenta o corpo imediatamente. Num friozinho de cinco graus negativos, isso foi realmente muito apreciado.

Eu lembro que, assim que comprei as passagens, fiz mentalmente um pedido: que fizesse tempo bom e que nevasse. E não é que nevou? Não foi neve pra todo lado e nem o suficiente pra deixar o chão branquinho, mas tava lindo demais aproveitar aquele clima de Natal com a neve caindo. Ai *___* amo!


Andamos pra lá e pra cá milhões de vezes. O centro de Oslo é realmente pequeno, então com o tempo que tínhamos deu pra entrar em todas as ruazinhas lindas e iluminadas que encontramos pela frente!

Voltamos para o hotel depois de muita andança, e descansamos super bem! No meu estado de exaustão, dormi cinco segundos depois de fechar os olhos. Acordei cedo mas super disposta no outro dia, e tomei um café da manhã monstruosamente gigante. Só de pensar minhas banhas começam a crescer para todos os lados!

...a vergonha é admitir que os dois pratos eram meus,
e que eu repeti depois!
E assim que saímos do hotel, vi que meu segundo desejo tinha sido realizado. Gente, um sol lin-do. Absolutamente lindo! O céu estava impecavelmente azul! Perfeito pra conhecermos o palácio real e o parque Vigeland, que tem umas esculturas super bizarras!
Bem que tentei alertar Janice sobre a presença
do Lanterna Verde atrás de mim...
Essa estátua me representa!
Pouco antes do meio-dia, voltamos no hotel rapidinho pra pegarmos nossas coisas antes de continuarmos o passeio, pois apesar de nosso vôo só sair às 18, nosso aeroporto ficava a duas horas de distância, e a companhia aérea recomenda chegar 2 horas antes. Ou seja: tínhamos que deixar Oslo às 14h! Tristíssimo! Mas enfim... demos mais uma boa caminhada pelo centro, e nossa última parada foi a Ópera. Que prédio incrível, que vista linda! E ainda mais naquele dia de sol e céu azul. Um presentão de Deus!



No ônibus a caminho do aeroporto, meu único incômodo foi não conseguir encostar os pés no chão. 1,54m não é altura de gente na Noruega. Já faz parte da categoria de gnomos. Oh, well... fazer o que? Aproveitei a paisagem lindíssima, com vontade de ficar mais e ao mesmo tempo já com uma saudadezinha de Londres. Saber que está acabando me faz querer "agarrar na saia" desta cidade - uma escapadinha aqui e ali, e olhe lá!

E foi isso, minha gente. Noruega foi meu país número 25, e o lugar mais ao norte que eu já cheguei no mundo (o mais ao sul foi Ushuaia, na Argentina, que é literalmente a cidade mais ao Sul do planeta!). Tive um fim de semana lindo em Oslo, mas como é bom estar em casa novamente.

Ah! Antes de viajar, eu fiz o vídeo número 10! Se você ainda não viu é só seguir este link. Vou tentar voltar aqui ainda esta semana pra finalmente postar sobre Cambridge, que foi uma fofura também!

Beijo e boa semana pra vocês ;)

6 comentários:

  1. Vou sentir saudade do seu blog quando você retornar ao Brasil! :(

    ResponderExcluir
  2. Linda a história, lindo o Natal Europeu (já passei dois da minha vida por lá e achei mágico também) e LINDAS as fotos! Principalmente a sua com a máquina! Digna de propaganda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que bom que você gostou das fotos!!! \o/ Saudade da Noruega...
      Beijão!

      Excluir
  3. Ana, não sabia que a nossa mudança para Vitória/ES iria abalar tanto vc. ;-) Dependendo qdo vc voltar ainda dá pra nos vermos. hehehe. Brincadeiras a parte, Deus abençoe e continue cuidando de vc! Abs triplos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixe, João.. não entendi a primeira frase! hehe
      E deu tempo, né? :) Abraço!

      Excluir