sábado, 2 de novembro de 2013

Por onde andei

Oi, todo mundooo!

Há algum tempinho estou devendo a lista de albergues em que fiquei nas minhas viagens, e o que eu achei de cada um deles. Pra minha grande sorte, em muitas cidades que eu visitei, eu fiquei na casa de amigos - que são sempre anfitriões bem melhores do que os albergues possam oferecem! Mas aí vão as minhas reviews desse ano:


Praga, República Tcheca
Pontos fortes: Ótima localização! Em alguns passos eu já estava na Old Town, que é onde tudo acontece em Praga! Além disso, o staff era super amigável e prestativo. Ah, eles oferecem café da manhã. Não é uma maravilha, mas dá pra dar uma economizada.
Pontos fracos: O albergue é meio velhinho, e as portas do banheiro onde tem o chuveiro não têm trancas.
Minha acomodação: Quarto para 4, misto, sem banheiro.
Preço: €19.90

Minha experiência: As indicações de como chegar ao albergue não ficaram muito claras pra mim. Quando cheguei, acabei preferindo pegar um taxi de onde eu estava. Sabia que era muito perto, mas não queria me perder. O motorista fez o favor de ficar dando voltas pro preço ficar maior - e eu nem pude nem tive coragem de reclamar! Chato, muito chato... ainda mais quando, depois de acomodada, saí pra dar uma volta e vi o quanto era ridiculamente perto. Ah, não consegui reservar um quarto só feminino. Foi o primeiro albergue da minha vida, e eu dividi o quarto com três homens - um deles fez o favor de estar só de cueca duas vezes. Oh, well...
Recomendo? Sim. Tem albergues melhores e por preços mais baratos, mas achei que esse valeu a pena, principalmente pela localização.




Viena, Áustria
Pontos fortes: Localização excelente. Excelente! Fica na rua da estação ferroviária principal, onde também passam milhões de linhas de metrôs e ônibus. Você só se perde se estiver muito disposto! Além disso, o albergue é super limpo, bem decorado e com tudo novinho! E o café da manhã... nossa... custa uns 3 euros, mas dá vontade de passar o dia lá comendo.
Pontos fracos: Justamente por ser tudo de bom, o Wombats é muito cheio! Tinha sempre mil pessoas bebendo, jogando sinuca ou fazendo festa no bar.



Minha acomodação: Quarto para 6, feminino, com banheiro.
Preço: €20
Minha experiência: Amei, amei e amei. Me senti totalmente livre pra sair e voltar a hora que eu quisesse, porque sabia que não me perderia por lá. Pessoal super prestativo também. Única fraqueza é que a internet era péssima no quarto, mas pode ter sido só o meu.
Recomendo? Totalmente, com mil estrelas.




Bratislava, Eslováquia
Pontos fortes: Fica relativamente perto da Cidade Antiga, e o staff é bem prestativo!
Pontos fracos: A localização não é das melhores para a chegada, principalmente se você chega lá de trem. Tive que dar uma andadinha boa, por umas ruas nem tão agradáveis. Ah, não tem café da manhã também. Dá pra comprar coisas no balcão, mas não é uma café de verdade e tal.
Minha acomodação: Quarto para 6, feminino, com banheiro.
Preço: € 14,90


Minha experiência: Preferia não ter tido que andar tanto... E o quarto era beeem simples também, mas pelo menos era suíte!
Recomendo? Se, assim como eu, você estiver perambulando pela Europa com uma mochila de 120 litros nas costas e uma menor na frente, não!




Budapeste, Hungria
Pontos fortes: Bem decorado, pessoal gente boa. O hostel é pequeno, então não tem problema de muito barulho ou banheiros lotados. Eles oferecem serviço de lavanderia - que é pago, mas é uma mão na roda!
Pontos fracos: Não tem café da manhã, e a localização ta meio longe de ser boa... além disso, o albergue fica no segundo andar de um prédio que parece abandonado. Macabríssimo!

Imagem ilustrativa :D
Minha acomodação: Quarto para 4, misto, sem banheiro.
Preço: €16
Minha experiência: O único ponto positivíssimo é que minha colega de quarto acabou virando amiga - passamos dois dias juntas lá e corremos de um cara na rua juntas também, hehehe. Realmente, o interior do hotel é uma fofura, mas pela localização e o prédio em si, eu não voltaria pra lá.
Recomendo? Não. Dá pra achar melhores.






Istambul, Turquia
Pontos fortes: Muito bem localizado e limpo. Fica pertíssimo da Blue Mosque e outros pontos importantes. Tem um café da manhã deliciosamente maravilhoso não só pela comida em si, mas porque o restaurante fica no terraço do hotel, com uma vista incrível!
Pontos fracos: Pouco banheiro pra muita gente. Escadas sem fim para chegar até o restaurante (mas vale a pena!).
Minha acomodação: Quarto para 6, misto, sem banheiro. Quarto para 8, feminino, sem banheiro. [Fiquei três noites - uma no misto, e duas no feminino]

Preço: £18
Minha experiência: O recepcionista queria sair comigo a qualquer custo. Fiquei meio assustada, e depois de saco cheio. As filas pra usar o banheiro de manhã e à noite também me incomodaram. Mas ainda assim, gostei. Eles têm serviço de transfer de/para o aeroporto, e a localização realmente era muito maravilhosa pra deixar passar!
Recomendo? Sim, sim. Vai com tudo!






Cardiff, País de Gales
Pontos fortes: Muito bem localizado. Não é extremamente perto do centro, mas nada que 5 minutos andando não resolvam. Ele fica numa área bem quieta. O café da manhã era uma delícia, eles têm uma salinha com milhõooes de filmes (assisti Thor com um broto francês lá) e o staff é uma fofura - como todo mundo que conheci em Cardiff, na verdade! Lá teve até pizza de graça!!!
Pontos fracos: Fiquei no último andar, e tinha uma clarabóia no quarto. No começo achei super fofo, até fazer um sol de lascar e o quarto virar uma fornalha. Nunca esperei ligar um ventilador no Reino Unido (não tinha ar condicionado!), mas precisei mesmo dessa vez.


Minha acomodação: Quarto para 4, feminino, sem banheiro.
Preço: £17
Minha experiência: Na verdade, minha primeira reserva tinha sido pro Nomad Hostel. Cheguei em Cardiff e andei horrores até encontrar o bendito e descobrir que ele não só era no fim do mundo, mas num beco - literalmente! Nem entrei. Dei meia volta, liguei pra uma amiga que já tinha se hospedado em Cardiff, e peguei a sugestão dela de ficar no Riverhouse. Liguei pra lá e graças a Deus eles tinham acomodação disponível! Ah, e na volta pra casa, saí de lá de madrugada. A fofa da recepcionista insistiu pra eu levar uns croissants e umas frutas pra não ficar com fome no meio da noite.
Recomendo? Com certeza!




Belfast, Irlanda do Norte
Pontos fortes: Albergue muito bonitinho e limpo.
Pontos fracos: O albergue às vezes parecia ter um funcionário só - o mesmo carinha que atendia na recepção era o que trocava as roupas de cama dos quartos e o que estava fazendo uns reparos no teto. Isso me incomodou um pouco. Não é tão bem localizado assim... O café da manhã é fraquinho - mas pelo menos tem, né? :D
Minha acomodação: Quarto para 6, misto, sem banheiro.
Preço: £15

Minha experiência: Esse foi mais um que me frustrou quanto à localização. Não era o fim do mundo, mas quando você só tem um dia e meio pra conhecer uma cidade, não quer perder tempo se deslocando muito pra chegar nos lugares.
Recomendo? Não. Vi outros com localização muito melhor.






Cidade de Luxemburgo, Luxemburgo
Pontos fortes: Bem amplo e bonitinho. Café da manhã okay.
Pontos fracos: Pouco banheiro pra muita gente, localização não é das melhores, staff não era tão prestativo quanto nos outros lugares em que fiquei.
Minha acomodação: Quarto para 6, misto, sem banheiro.
Preço: £21.40



Minha experiência: Eu gosto de tomar banho. Muito! Fiquei meio irritada porque, em dois andares de hotel, só havia dois chuveiros femininos funcionando. Que bom que as europeias não são as rainhas da higiene pessoal, acabei nunca tendo que pegar fila. Mas enfim... pelo preço, esperava bem mais! Ah, e tinha um grupo gigante de jovens viajando juntos. Eles eram barulhentos e estavam se conhecendo há pouco tempo, então pareciam pavões - um querendo impressionar o outro. Sou mentalmente velha demais pra essas coisas, então eu queria dar uma voadora em todo mundo inclusive na brasileira periguete que dormiu de vestido e calcinha fio dental no meu quarto, mostrando ao mundo o que ninguém queria ver.
Recomendo? Se eu não me engano, só existem dois albergues em Luxemburgo. Talvez valha a pena tentar a sorte e ver se o outro é melhor um pouquinho.


***

...e é isso! Espero que o post ajude quem pretende fazer umas andanças pela Europa ;)

Se você ainda não viu o vídeo deste mês, ta aqui neste link!

Beijo e até a próxima!

4 comentários:

  1. Oi Ana, tudo bom? Sempre acompanho seus posts e são ótimos!
    Sei que você fala umas 5 línguas pelo que fala nos vídeos e postagens e gostaria de saber qual você usou nesses países orientais da Europa. A comunicação em inglês é suficiente pra um mochilão pela Europa? Infelizmente só falo português, inglês e portunhol, por enquanto...

    Obrigado! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mateus! Tudo bem sim, e com você?
      Obrigada por acompanhas os vídeos e posts!
      Bem, eu usei inglês e francês na minha viagem :) Nos países do Leste Europeu é um pouquinho mais complicado mesmo, mas ainda assim dá pra se virar :)
      Abração!

      Excluir
  2. Oi Ana, vou para o leste europeu nesse fim de ano e queria saber como você fez com o dinheiro, já que vários desses países não usam o euro. Trocava em casa de câmbio antes de ir?
    Outra coisa, e internet/celular durante as viagens? a maioria dos planos de celular do UK tem taxas carissimas para roaming e eu não queria ficar inteiramente incomunicável :s

    Parabéns pelo blog :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana! Nossa, a essa altura do campeonato você já deve ter ido pra lá, né? :P Ai, mil desculpas pela demora! Olha, eu geralmente sacava o dinheiro com o próprio Dilmacard. Sempre deu certo!
      Só usei internet de wifi mesmo, não paguei por um plano. E o celular funcionou em roaming numa boa! A giff gaff não tinha taxas tão altas!
      Abração!

      Excluir